A MULHER E O DRAGÃO (APOCALIPSE 12)

10/12/2011 11:02

 

Download deste estudo. Clique aqui: A MULHER E O DRAGÃO.docx (25,8 kB)

 

 

 

A MULHER E O DRAGÃO

 

 

Por: Geisiel Santos

 

APOCALIPSE 12

 

Antes de iniciarmos esse estudo é importante mencionar que nem tudo em Apocalipse é escatológico, muitos trechos dentro desse livro são preciosas revelações sobre coisas que aconteceram na dimensão espiritual por toda a história.

 

Apocalipse doze é um desses textos, onde em seus primeiros cinco versículos é revelação da primeira parte das setenta semanas de Daniel, parte essa já acontecida e somente a partir do versículo seis tem uma revelação escatológica.

 

Estudaremos a partir de agora todos os versículos dessa poderosa profecia:

 

 

APOCALIPSE 12

E VIU-SE um grande sinal no céu: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos seus pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça.

E estava grávida, e com dores de parto, e gritava com ânsias de dar à luz.

 

Nesses dois primeiro versículos, temos a descrição de Israel no auge do seu pacto com Deus, depois de voltar da Babilônia trabalhando na reconstrução do segundo templo.

 

A ânsia para dar a luz é sinônimo da esperança que todo israelita guardava (e ainda guarda) de que veriam o nascimento do Messias, eles esperavam como a mulher que tem dores de parto, até por imaginar que o Messias já viria cumprir as profecias que hoje nós sabemos que só serão cumpridas na sua descida em glória no Monte das Oliveiras.

 

Leiamos Isaias 66 v:

 6  uma voz de grande rumor virá da cidade, uma voz do templo, a voz do Senhor, que dá o pago aos seus inimigos.

7  antes que estivesse de parto, deu à luz; antes que lhe viessem as dores, deu à luz um menino.

quem jamais ouviu tal coisa? Quem viu coisas semelhantes? Poder-se-ia fazer nascer uma terra num só dia? Nasceria uma nação de uma só vez? Mas Sião esteve de parto e já deu à luz seus filhos.

 

 APOCALIPSE 12 

e viu-se outro sinal no céu; e eis que era um grande dragão vermelho, que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre as suas cabeças sete diademas.

 

Aqui temos uma descrição de Satanás e ele se apresenta como sendo:

 

1° GRANDE – ele quer mostrar que tem poder, mas, tem que admitir que o seu poder é limitado pois nunca poderá superar o nosso poderoso Deus;

 

2° VERMELHO – ele tem  a cor de sangue porque é homicida (João 8.44)

 

3° TEM 7 CABEÇAS – é muito inteligente, a primeira vez que é mencionado na Bíblia ele é citado como sendo o mais sagaz (Gênesis 3.1)

 

4° TEM 10 CHIFRES – 10 poderes políticos ou religiosos sobre seu domínio (diversas aplicações poderiam ser dadas a essas cabeças de Satanás, mas, não é o assunto de nosso estudo especificamente)

 

5° TEM 7 DIADEMAS – aqui ele tenta se apresentar como sendo o próprio Cristo (coitado rs) (Leia Apocalipse 19.12 e veja a descrição De Jesus)

 

APOCALIPSE 12

 4  e a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra; e o dragão parou diante da mulher que havia de dar à luz, para que, dando ela à luz, lhe tragasse o filho.

 

O inimigo na sua queda lançou junto consigo a terça parte dos anjos, no entanto, é impressionante como ele pessoalmente se encarrega de perseguir Israel no intuito  de impedir ao vinda de Jesus a terra (Mateus 2. 1 ao 18)

 

Jesus passaria pelo único momento de sua eterna existência onde haveria uma remota possibilidade dele ser vencido por Satanás e, o adversário não estava disposto a desperdiçar essa oportunidade (Filipenses 2.7 e8)

 

 

APOCALIPSE 12

e deu à luz um filho homem que há de reger todas as nações com vara de ferro; e o seu filho foi arrebatado para Deus e para o seu trono.

 

Jesus nasce e prova que Ele era o cumprimento de Salmos 2 do 7 ao 12. O inimigo        quer de qualquer forma tomar o seu reinado e o persegue, o tenta, o fere na cruz, tenta usar Pedro para impedir que Cristo cumprisse o seu propósito, mas, ao contrário disso, Jesus cumpre sua missão e volta vitorioso para Deus.

 

Observe que o texto não faz se quer alusão às tentativas de Satanás de vencer Cristo aqui na terra. Diz apenas que o Filho entrou nos céus, ou seja, foi vitorioso!

 

PRECISAMOS DAR UMA PAUSA AQUI PARA ENTENDERMOS OS PRÓXIMOS VERSÍCULOS.

 

 

Baseado nas 70 semanas da visão de Daniel 9 do 24 ao 27, entendemos que 69 semanas já se cumpriram pois elas se dividiam em:

 

7 SEMANAS PARA A REEDIFICAÇÃO DE ISRAEL(OU 49 ANOS) – isso aconteceu nos temos de Esdras, Ageu e Neemias;

 

62 SEMANAS ATÉ A CHEGADA DO MESSIAS ( OU 434 ANOS) – tempo entre a reconstrução e o início do ministério terreno de Jesus;

 

1 SEMANA (SETE ANOS) – que estará sobre o domínio do assolador e sem a presença de Cristo.

 

TOTAL: 70 SEMANAS OU 490 ANOS

 

Como se vê, a septuagésima semana será marcada por dois fatores ainda não vividos na terra:

 

1º - o anticrito será o líder mundial nessa semana.

 

2º - será uma semana em que Cristo não estará presente na terra (estará acontecendo as bodas do Cordeiro nos céus).

 

Portanto existe uma pausa não mencionada entre a 69ª semana e a 70ª, e essa pausa compreende justamente o tempo em que estamos vivendo que Jesus chamou de : “ tempos dos gentios “ (Lucas 21:24), e o apostolo Paulo chama de “ plenitude dos gentios “ (Romanos 11:25), e “ dispensação da graça “ (Efésios 3:2 e 9).

 

OS VERSÍCULOS A SEGUIR, DESCREVEM JUSTAMENTE A 70ª SEMANA OU, PERÍODO DA GRANDE TRIBULAÇÃO.

 

APOCALIPSE 12

6  e a mulher fugiu para o deserto, onde já tinha lugar preparado por Deus, para que ali fosse alimentada durante mil duzentos e sessenta dias.

 

Logo depois do arrebatamento, os judeus farão um pacto com o anticristo e ele lhe oferecerá uma falsa paz, mas na verdade Deus é que estará cuidando de Israel para não deixar que ele (Israel) pereça ao se entregar por completo às propostas do anticristo.

 

Esse pacto durará três anos e meio e, nessa fase Israel é considerada por Deus como estando em deserto espiritual.

 

 

APOCALIPSE 21

 7  e houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos;

mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus.

e foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.

 

A Bíblia afirma em Daniel 12.1 a seguinte profecia:  "e naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro."

 

Deus não se agradará que o seu povo seja escravizado pelo engano do anticristo, como resposta a isso, Deus enviará Miguel para que expulse Satanás do espaço definitivamente tirando lhe assim a visão privilegiada que tinha da terra já que ele não é onipresente. Obviamente, isso não será bem aceito de forma nenhuma por Satanás que, devido ao seu limitado poder, não poderá vingar-se do Senhor, e então perseguirá a Israel.

 

 

 

APOCALIPSE 12:

 10  e ouvi uma grande voz no céu, que dizia: agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite.

11  e eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte.

12  por isso alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Ai dos que habitam na terra e no mar; porque o Diabo desceu a vós, e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo.

 

Três fatores são apresentados nessa sequência de versículos,

 

1º O cântico dos salvos -  A igreja de cristo que está nos céus (“aqueles que venceram pelo sangue do Cordeiro”). Mesmo já estando livre das armadilhas e acusações de Satanás, a igreja ficará feliz em saber que o seu antigo acusador perdeu os seus últimos direitos e isso será motivo de louvor lá na glória.

 

2º O anúncio da aproximação do reino milenar de Cristo -  (“e ouvi uma grande voz no céu, que dizia: agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo;”)

 

3º O início de uma tribulação ainda maior sobre os que habitam sobre a terra -  (“ai dos que habitam na terra e no mar; porque o diabo desceu a vós, e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo.”)

 

 

 

APOCALIPSE 12

13  E, quando o dragão viu que fora lançado na terra, perseguiu a mulher que dera à luz o filho homem.

14  E foram dadas à mulher duas asas de grande águia, para que voasse para o deserto, ao seu lugar, onde é sustentada por um tempo, e tempos, e metade de um tempo, fora da vista da serpente.

 

Chegamos agora na segunda metade da grande tribulação (ou segunda metade da última semana de Daniel).

Depois de ser lançado na terra, Satanás assume definitivamente o corpo do anticristo e proíbe que Israel faça os seus sacrifícios e ofereçam a oferta de manjares, é nesse momento que Israel percebe que ele não é o Messias e quebra o pacto que antes tinha feito com o mesmo.

 

Daniel cap. 9 vers. 27: “ e ele firmará aliança com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação; e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isso até à consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador.”

 

A perseguição começa, e Deus, como um bom protetor, esconde Israel no deserto fora da vista do anticristo por três anos e meio até que chegue o tempo de Jesus descer em glória para aprisionar a Satanás e destruir o anticristo.

 

 

APOCALIPSE 12

cap.12 vers. 15  e a serpente lançou da sua boca, atrás da mulher, água como um rio, para que pela corrente a fizesse arrebatar.

 

Para entender o que esse versículo está dizendo, basta juntá-lo a Apocalipse 16  versículos 13, 14 e 16. Leiamos:

 

13  e da boca do dragão, e da boca da besta, e da boca do falso profeta vi sair três espíritos imundos, semelhantes a rãs.

14  porque são espíritos de demônios, que fazem prodígios; os quais vão ao encontro dos reis da terra e de todo o mundo, para os congregar para a batalha, naquele grande dia do Deus todo-poderoso.     

16  e os congregaram no lugar que em hebreu se chama Armagedom.

 

O anticristo ajuntará todas as nações para pelejar contra israel.

 

 

APOCALIPSE 12

Cap. 12 vers. 16  e a terra ajudou a mulher; e a terra abriu a sua boca, e tragou o rio que o dragão lançara da sua boca.

É nesse momento que a sétima taça de Deus é derramada. Leiamos Apocalipse 16 versículos do 17 ao 21:

17  e o sétimo anjo derramou a sua taça no ar, e saiu grande voz do templo do céu, do trono, dizendo: está feito.

18  E houve vozes, e trovões, e relâmpagos, e um grande terremoto, como nunca tinha havido desde que há homens sobre a terra; tal foi este tão grande terremoto.

19  E a grande cidade fendeu-se em três partes, e as cidades das nações caíram; e da grande Babilônia se lembrou Deus, para lhe dar o cálice do vinho da indignação da sua ira.

20  E toda a ilha fugiu; e os montes não se acharam.

21  E sobre os homens caiu do céu uma grande saraiva, pedras do peso de um talento; e os homens blasfemaram de Deus por causa da praga da saraiva; porque a sua praga era mui grande.

 

 

APOCALIPSE 12

17  E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo.

 

Ao perceber que o seu exército humano foi parcialmente destruído, Satanás levantará um exército de demônios (exército espiritual) para ajuntar-se aos que sobreviveram ao terremoto para tentar pelejar contra a igreja que nesse momento desce com Cristo da glória montada em cavalos brancos e pousa sobre o monte das oliveiras.

 

Vejamos essa profecia de uma forma mais detalhada em Apocalipse 19. Vers. 11, 14, 15, 16, 19 e 20:

 

11  e vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça

.14  e seguiam-no os exércitos no céu em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro.

15  e da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e Ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus todo-poderoso.

16  e no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores.

19  e vi a besta, e os reis da terra, e os seus exércitos reunidos, para fazerem guerra àquele que estava assentado sobre o cavalo, e ao seu exército.

20  e a besta foi presa, e com ela o falso profeta, que diante dela fizera os sinais, com que enganou os que receberam o sinal da besta, e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre.

 

Algumas traduções completam o texto com o versículo 18 “ e o dragão se colocou em pé na praia”, em outras traduções essa frase faz parte do versículo 17, não sei porque, mas na maioria das traduções não achamos essa frase final.

 

 Esse versículo extra, pode representar muito bem o posicionamento de Satanás perante as nações, como sendo seu líder, pouco antes da sua derrota para Jesus e a igreja conforme lemos em Apocalipse 19.

 

 

Geisiel Santos

www.geisielsantos.com   

—————

Voltar