12 VERDADES SOBRE UM CHAMADO (2º PARTE)

04/12/2011 12:24

 

 

Download deste estudo. Clique aqui:VERDADES SOBRE UM CHAMADO PARTE II.docx (20,8 kB)

 

 

 

12 VERDADES SOBRE UM CHAMADO

2ª PARTE

 

 

Por: Geisiel Santos

 

 

Texto:  JOÃO 15.16

“ Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai Ele vo-lo conceda.”

 

INTRODUÇÃO

 

 

Na primeira parte deste estudo, estudamos 6 das doze verdades sobre um chamado. Vamos relembrar os seis primeiros temas para assim prosseguirmos:

 

1º - Deus nos chama para um relacionamento pessoal;

 

2º - Deus nos chama para uma vida de santidade;

 

3º - Deus nos chama para uma vida de temor;

 

4º - Deus nos chama com propósitos definidos;

 

5º - Deus acompanha o nosso ministério;

 

6º - É Deus quem testifica perante os homens.

 

Como vimos na primeira parte, o chamado de Deus na vida de um homem nunca acontece por acaso, ao chamar um escolhido Deus sempre terá um projeto já traçado para aquele a quem Ele está chamando.

 

Nas primeiras seis verdades estudamos os critérios de Deus e o que Ele espera de cada filho que é escolhido para fazer a sua obra. Nessa segunda parte estudaremos a forma como o cristão deve se portar depois de ter recebido uma chamada e o que podemos esperar daquele que nos chamou.

 

Mergulhe neste estudo e deixe Deus moldar o seu ministério.

 

 

7º    O CRENTE PRECISAR TER CERTEZA DA SUA CHAMADA;

 

 

Um fator primordial para o sucesso de quem exerce um ministério é a certeza de que foi chamado por Deus. Por mais tempo que alguém tenha no exercício de algum ministério sempre vai surgir pessoas para dizer que não foi Deus quem o levantou ou que aquela pessoa não tem a capacidade necessária para exercer tal chamada.

 

É nessa hora que o chamado precisa ter a convicção de que foi chamado por Deus. Se em meio a tantas pessoas que não acreditam em seu ministério, você também não acreditar, então você estará caminhando a passos largos para o fracasso.

 

Veja o que Paulo respondeu aos seus opositores ao ter a autenticidade do seu ministério contestada pelos judeus: “Paulo, apóstolo (não da parte dos homens, nem por homem algum, mas por Jesus Cristo, e por Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos),” (Gálatas 1.1)

 

Portanto, uma vez que você tenha a certeza da sua chamada, esteja pronto(a) para responder assim como Paulo, “Meu ministério veio de Deus e não de homens, nem por homens, mas Deus foi quem me levantou”

 

 

8º    NEM SEMPRE O QUE NÓS QUEREMOS  FAZER É O QUE

DEUS QUER PARA NÓS;

 

 

Essa é uma verdade que poucos querem ouvir, afinal como Deus pode não me deixar fazer o que eu tanto sonho.

 

Na primeira verdade deste estudo, estudamos que Deus só nos dá aquilo que a igreja está precisando para o seu crescimento, Deus não nos dá dons e ministérios só para o nosso prazer humano. Ele nos entrega ministérios para o crescimento da sua obra.

 

Quando começamos a desejar algum ministério, normalmente é porque vimos alguém ser usado por Deus naquela forma, e ai entra o segundo fator, Deus não nos usa inspirado em ninguém. No começo o candidato se inspira, imita, aprende os trejeitos, mas, com o passar dos dias Deus começa a mostrar os próprios caminhos. Deus vai traçando a estrada a ser percorrida e a gente vai percebendo que os caminhos de Deus não são os nossos. Aquele que queria pregar calmo Deus usa para pregar alto, o que queria ser um “avivalista” Deus usa para o ensino, o que queria cantar Deus usa para fazer missões e assim por diante.

 

Uma vez que você esteja ao dispor da obra de Deus, perceberá rapidamente que Deus traçará o seu caminho e que nem sempre será aquilo que você imaginava que era, mas, uma coisa é certa, Deus sempre dará o melhor para ti.

 

 

9º    CHAMADA NÃO É CARGO;

 

 

Existe uma crença popular que diz que a confirmação de uma chamada é a separação para algum cargo no meio da igreja. Baseado nisso, todas as vezes que alguém começa a ser usado por Deus, essa pessoa passa a se revoltar contra o seu pastor por ele não lhe entregar nenhum cargo de confiança imediatamente. Muitos saem da congregação alegando que o pastor não tem visão e tantas outras coisas que costumam ser faladas pelos novos chamados.

 

No entanto, CHAMADA NÃO É CARGO, Deus pode dar uma chamado para alguém, pode começar usá-lo, levantar tal pessoa de forma grandiosa para uma obra específica e nem por isso deverá dar um cargo para essa pessoa.

 

O cargo ajuda a abrir portas para o exercício da chamada (isso é inegável), no entanto, o cargo não é a confirmação da chamada. A chamada quem dá é unicamente Deus e Ele não depende dos homens para isso. Já o cargo Deus dá por intermédio dos homens, portanto, é algo à parte e independe do tempo do recebimento da chamada.

 

Muitas pessoas com chamadas lindas de Deus morrerão sem exercerem um só cargo na igreja, mas nem por isso deixam de ser chamados ou de trabalharem naquilo que Deus lhes chamou para fazer, pois Deus chama, levanta e usa aquele que Ele bem quer, e isso Ele faz para o crescimento da sua obra.

 

Você não depende do cargo para exercer a sua chamada, Deus nos chama para o trabalho e não para exibirmos credenciais. Apenas trabalhe.

 

 

10º  EXISTE UM TEMPO ENTRE A PROMESSA E O CUMPRIMENTO;

 

 

Imagine alguém chegando para você e dizendo que a Cassiane vai cantar em frente ao Palácio do Planalto em Brasília e que o evento terá entrada gratuita. Você faz a sua mala e prontamente viaja para Brasília a fim de não perder esse mega evento, mas, ao chegar lá é surpreendido pelo fato de que ninguém do local está sabendo do evento e todos te afirmam que tal evento não irá acontecer. Você voltaria para casa decepcionado com quem te fez a promessa, frustrado com sigo mesmo e nunca mais acreditaria em um anúncio de show da Cassiane.

 

O que você não esperava, é que um mês depois deste incidente, os carros de som começariam a anunciar o evento nas ruas e por fim, todos saberiam do evento e iriam para ele, menos você, primeiro por não acreditar mais em tais promessas e segundo porque já gastou o dinheiro da passagem no mês anterior. Que decepção!

 

Formulei esta parábola para que você entenda o que acontece quando recebemos uma promessa de Deus. Quando Deus nos faz uma promessa, não quer dizer que Ele vai nos usar naquele momento naquilo que Ele nos prometeu. Deus criará os meios necessários para o cumprimento dessa promessa.

 

Quantas vezes O Senhor promete usar alguém no ministério pastoral e esse alguém sai e abre uma igreja por achar que seu ministério não está investindo o suficiente nele, ou Deus fala que vai usar no louvor e o crente sai correndo e grava um cd, e ai vem as decepções, as frustrações, a descrença de que Deus possa fazer promessas e cumpri-las, e tudo porque não soube aguardar o tempo de Deus, não quis esperar a cumprimento da promessa.

 

Se Deus falou que vai te levantar, acredite, Ele vai te levantar, mas permita-me te dar um único conselho: Não tente antecipar os planos de Deus”, Deus não precisa da tua ajuda para trabalhar, apenas creia e verás o que Ele é capaz de fazer por você.

 

 

11º  NINGUÉM IMPEDE DEUS DE COMEÇAR A TE USAR;

 

 

Esta é a grande desculpa para as grandes rebeliões no meio da igreja: “O PASTOR E A IGREJA ESTÃO IMPEDINDO O MEU CHAMADO!”.

 

Filho de Jeová, Servo do Deus altíssimo, Quem é o “homem” para impedir o crescimento de alguém que Deus levantou? Qual é o ser humano capaz de calar a boca daquele que Deus mandou que falasse?

Se você ainda não está exercendo o seu chamado não é porque alguém está te impedindo de crescer, Ninguém impede o trabalhar de Deus, é apenas uma questão de tempo, sim o mesmo item que estudamos na 10ª Verdade, uma vez que Deus te fez uma promessa, espere o tempo de Deus na sua vida, na hora dEle, no momento dEle, do jeito dEle é que Ele vai começar a te usar.

 

Deus permite um tempo entre a promessa e o cumprimento dela para que nós possamos ser estruturados, preparados e conscientizados do tamanho da chamada que Deus está nos entregando. Passe pelo tempo de preparação, e tenha a certeza de que quando chegar a tua hora, ninguém poderá te segurar.

 

 

12º  SE DEUS TE MANDOU ELE GARANTE A SUA VITÓRIA.

 

 

Essa é a última e mais importante verdade a ser lembrado por alguém que foi chamado por Deus, Ele não te abandonará no meio da tua caminhada. Uma vez que Deus te escolheu, por mais que você ache que está demorando até que Ele cumpra a sua promessa, por mais que você tente culpar alguém por você ainda não está exercendo o seu chamado, mas a verdade é que Deus não te abandonou, não esqueceu a promessa e nem deixou de te usar porque alguém estaria “impedindo” Deus de fazer isso.

 

É apenas o tempo dEle, se Ele te mandou Ele estará contigo sempre. Não temas em cumprir com a ordem de Deus, apenas trabalhe, faça o que Ele te mandou e verás os milagres de Deus sendo operado diretamente na tua vida.

 

Para aqueles que já estão no exercício da sua chamada, sei o quanto é difícil você fazer o querer de Deus em meio a situações adversas, fazer o IDE do Pai quando parece que Ele não está por perto, mas lembre-se, SE Deus te mandou para essa missão é porque Ele confia em você, Ele sabe da sua capacidade e do que você será capaz quando Ele completar todo o projeto dEle na tua vida. Apenas prossiga, siga avante, creia na sua chamada, no seu ministério, mesmo que todos a sua volta diga que não foi Deus quem te levantou, mas acredite nas promessas que um dia você recebeu e saiba que o Deus que te entregou essa responsabilidade jamais te deixará só, Ele jamais abandona um soldado no campo de batalha.

 

O Rei conta contigo, Ele confia em você!

 

 

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE

 

 

Não poderíamos concluir este estudo sem falar de algo muito perigoso: O uso da chamada como arma.

Deus não te chamou para gerar problemas dentro da tua congregação, Deus te levantou para o crescimento da sua obra e não para a destruição da mesma, então use o teu chamado para os fins que Deus espera de você, saiba que a quem mais é dado, deste também será mais cobrado.

 

O Deus que te chamou, que te encheu de dons é o mesmo que poderá te punir se não usares os dons para a glória dEle, toda honra e glória e vingança só pertencem a Jesus, portanto, não use os dons de Deus para elevar o teu nome e se julgar acima da igreja, do pastor, ou de Deus, pois Deus cobrará duramente de ti. Da mesma forma, não use a tua chamada para metralhar àqueles com quem você não tem tanta afinidade, ou para enfrentar as tuas lideranças, pois Deus agirá duramente contra aqueles que ousam ferir, ou matar uma de suas ovelhinhas.

 

Você não morreu por nenhum dos teus desafetos, você não os comprou, portanto, não toque neles, mesmo que eles cheguem a tocar em você, não toque neles, deixe que o dono das ovelhas resolva todos os problemas da malhada. Amém?!!!

 

 

CONCLUSÃO

 

 

Terminamos aqui o estudo com o tema “12 Verdades sobre um Chamado”, espero, que depois deste estudo a sua vida nunca mais seja a mesma, que seu ministério cresça e que dê muitos frutos na obra de Deus.

 

Lembre-se sempre, ninguém será capaz de impedir Deus de te usar, não existe um ser humano capaz de frustrar os planos de Deus. Quando Jesus escolheu a Saulo, Ananias tentou dizer a Deus que Saulo era um assassino de cristãos, mas a resposta de Deus a Ananias foi: “Vai, porque este é para mim um vaso escolhido”. Portanto entenda o tempo de Deus na tua vida e saiba que tudo está no controle dEle.

 

Fiquem com Deus, e que Ele nos ajude a trabalharmos sempre para o crescimento da sua obra.

 

 

Geisiel Santos

www.geisielsantos.com

 

 

 

 

 

 

 

—————

Voltar