ANJOS

10/12/2011 13:47

 

Download deste estudo. Clique aqui:  ANJOS.docx (23,1 kB)

 

 

ANJOS

 

 

POR: GEISIEL SANTOS

 

ANJOS

 

É muito normal  em nossos dias, ouvirmos falar com muita freqüência sobre a presença dos mais diversos tipos de anjos operando milagres no meio da igreja. Anjos que curam que movimentam o crente e até que batizam com Espírito Santo. Algumas vezes, esses anjos ocupam lugares tão importantes no meio da igreja que o nome de Jesus acaba sendo até esquecido em algumas delas.

Mas afinal: o que a Bíblia fala a respeito disso?

                           até onde esses anjos operam em nosso meio?

                           eles podem mesmo ser adorados?

Vamos ver o que a Bíblia fala a respeito disso.

 

 

 ANTIGO TESTAMENTO

 

 

No Antigo Testamento, as pessoas não tinham o direito de falar e ouvir Deus como nós hoje temos. Todas as vezes que alguém quisesse falar com Deus deveria procurar o sacerdote, apresentar a sua causa, e então aguardar até que chegasse o dia em que o sacerdote se apresentaria a Deus levando os pedidos do povo.

Da mesma forma, quando alguém queria saber a vontade de Deus para a sua vida, deveria procurar um profeta, apresentar a sua causa, e então aguardar que Deus desse ao profeta uma resposta para a sua causa.

E foi nesse contexto que o ministério angelical ganhou ênfase, sendo através deles a forma mais próxima que alguém podia chegar perto de Deus. Uma vez que as pessoas comuns não poderiam falar com Deus nem ouvir a sua voz, Deus manifestava a sua glória ao povo através dos anjos, para que os homens tivessem assim, a certeza de não estar servindo a uma fé cega e sem prova da existência.

Baseando-se na forma em que são apresentados na Bíblia, podemos afirmar que existem pelo menos três classes angelicais que parece exercer uma posição hierárquica mais elevada em relação aos outros anjos, ou que têm responsabilidades específicas que exercem para a consumação da vontade de Deus.

            

 

  1° - QUERUBINS:

 

 

Esses anjos aparecem sempre na Bíblia manifestando a glória de Deus

            

             Êxodo 25 do versículo 20 ao 22, dois querubins são colocados em cima da arca olhando para dentro da mesma (a nenhum homem foi dado esse direito); 

 

             Ezequiel capítulo 9 versículo 1 ao 5, os querubins aparecem guardando a glória de Deus e protegendo os santos;

 

             Ezequiel 10 versículos 4 e 5, eles contem em si a glória de Deus;

 

             Ezequiel 28 do 14 ao 17, fala-nos que Satanás era um desse querubins e revela que a razão da sua rebelião foi por causa da sua beleza e brilho.

 

 

                  2° - SERAFINS:

 

 

    A única aparição dessa classe angelical é descrita em Isaías 6 do 1 ao 7, nessa ocasião o Senhor aparece sentado em seu trono enquanto os serafins de seis asas voam adorando e dizendo: “Santo, Santo, Santo é o Senhor dos exércitos”. Depois, no mesmo texto, um deles pega uma brasa tirada do altar e toca os lábios de Isaías arrancando dele a sua iniqüidade. Esse ato marcou o início da chamada de Isaías.

                

 

 

3° - ARCANJO:

 

 

 

 

Essa palavra é colocada no singular, pelo fato de que o único arcanjo mencionado na Bíblia é o arcanjo Miguel, baseado nos textos que estudaremos a seguir, fica claro sobre o poder de guerra desse anjo, o que faz dessa classe angelical uma classe de guerra preparada para vencer e destruir Satanás.

 

 DENTRE AS APARIÇÕES ANGELICAIS, DESTACAM-SE TRÊS NOMES QUE FORAM MAIS VISTOS EXERCENDO UM MINISTÉRIO TERRENO ENTRE OS HOMENS.

 

 

1° - MIGUEL:

 

 

                         Em Daniel 10 do versículo 20 ao 22, o arcanjo Miguel aparece pelejando contra potestades territoriais da Pérsia e da Grécia para defender um anjo mensageiro que trazia uma resposta para Daniel;

 

                          em Daniel 12 versículo 1, Miguel é apresentado como aquele que vai defender o povo de Israel nos dias de tribulação que a de vim sobre a terra.

 

                        em Apocalipse 12 do 7 ao 9 Miguel peleja contra Satanás e seus anjos e os vence precipitando-os na terra

 

Fica claro, portanto, que esse anjo é um anjo reservado para guerras contra Satanás, e que, ele está apto para vencê-lo.

 

 

2° - GABRIEL:

 

 

            Em Daniel 8 versículo 16, depois de ter uma visão, Daniel ouve a voz de um homem que manda que Gabriel explique o conteúdo da visão a Daniel.

 

            Em Daniel 9 dos versículos 21 ao 23, Gabriel aparece a Daniel para explicá-lo os mistérios de Deus e deixa claro que veio a ele por ordem de Deus e não pela sua própria vontade;

 

            Em Lucas 1° versículo 19, o anjo Gabriel se apresenta como aquele que assiste diante de Deus e determina que Zacarias fique mudo por nove meses depois de ter anunciado o nascimento de João o batista;

 

           Em Lucas 1° versículos 26 e 27, Gabriel anuncia o nascimento de Jesus e o seu ministério.

Baseado nas referências acima, podemos afirmar então que estamos falando de um anjo mensageiro que assiste diante de Deus com o propósito de conhecer a sua vontade para expressá-las aos homens.

 

 

3° - O ANJO DO SENHOR:

 

 

Em todo o Antigo Testamento, acontece o aparecimento de um ser espiritual que se apresenta apenas como o Anjo do Senhor. A sua real identidade não é identificada, mas, muitos indícios nos mostram que o próprio Cristo seria esse personagem que, apesar de ser chamado de anjo, ele aceita adoração, jura por si mesmo e até abençoa pelo seu próprio nome. Não precisa ser um grande estudioso da Bíblia para saber que tais atributos e direitos jamais foram dados a anjos, e é por isso que particularmente acredito que estamos falando de Jesus, o único digno de ser adorado e glorificado junto ao pai. Vamos aos textos:

 

            Gênesis 16 v. 10 – ao aparecer para Agar, o anjo do senhor diz a ela a frase: “multiplicarei a tua semente”. O verbo está na primeira pessoa, o que deixa claro que quem a abençoaria seria o mesmo que falava com ela (um anjo diria que Deus multiplicaria a semente dela e não ele).

 

           Gêneses 22 vs. 11 e 12 – ao falar com Abraão no alto do Moriá, o anjo que fala com Abraão usa a expressão: “Não me negaste o teu único filho”. Desde quando Abraão estava oferecendo sacrifício a anjo? Temos mais uma vez a prova de que o Deus Filho falava com ele naquele momento e isso se comprova na referência a seguir;

 

           Do versículo 15 em diante do mesmo texto, ouvimos o “anjo” dizer: “... Jurei por mim mesmo, diz o Senhor...”, “... Não me negaste o teu filho...”, “... Deveras te abençoarei...” “... Multiplicarei tua semente”, entre outras frases que nos mostra que Abraão falava com Deus, apesar do contexto usar a expressão: “O anjo do Senhor bradou a Abraão”.

 

            Josué 5 versículos 14 e 15 – enquanto Josué estava ao pé de Jericó, apareceu a ele um anjo do Senhor que se apresenta como sendo o príncipe do exército do Senhor, na sequência do texto nós vemos Josué se prostrar e adorá-lo e em nenhum momento esse anjo pede que Josué que não faça tal coisa. Seria uma exceção de Deus? Não! Anjos não aceitam jamais adoração. Portanto mais uma vez fica claro que aquele que falava com Josué não era anjo, mas o Único que é digno de toda adoração.

 

             Juízes 2 versículo 1° - o anjo do Senhor em questão se apresenta como sendo “Aquele que tirou o povo de Israel do Egito”. Acho que esse é um texto que dispensa comentários.

 

            Juízes 6 do versículo 11 ao 21 – na conversa com Gideão, vemos a mesma pessoa ser chamado, vezes de “o anjo”, vezes de “O Senhor”, pode parecer um erro de escrita, mais não é. Se prestarmos atenção aos detalhes do texto, veremos que esse anjo também faz promessas usando o verbo na primeira pessoa e garante que ele É o que seria com Gideão.

 

Se olharmos em toda a bíblia, perceberemos que Deus jamais permitiu que anjos fossem adorados, e nem mesmo os anjos aceitaram adoração, repreendendo sempre que alguém tentava fazer tal coisa. Fica por tanto a interrogação estaria essas referências falando de Cristo? Creio que sim. E negar isso seria acreditar na idéia de que Ele não é eterno e que teria surgido apenas no ventre de Maria (o que representaria uma grande blasfêmia), portanto, assim como os anjos do Senhor estiveram ativos em todo o velho testamento, meu Jesus também esteve e, é a ele que foi prestada toda a adoração e honras dadas desde a fundação do mundo.

 

 

NOVO TESTAMENTO

 

 

No Novo Testamento, com a descida do Espírito Santo, o ministério (visível) dos anjos fica bastante restrito. O mistério do Antigo Testamento (Colossenses 1 v. 26 e 27) oculto em todos os séculos foi revelado, e ele era “Cristo em nós, esperança da glória”. Deus por muitas vezes manifestou a sua glória por meio de anjos no Antigo Testamento já que essa era a única maneira mais próxima dos homens verem a Deus, no entanto, estamos na dispensação da graça, e podemos falar e ouvir  a Cristo quantas vezes o nosso coração arder por ele, temos livre acesso a Deus pela nossa fé (Efésios 3 v. 11 e 12). Portanto desfrutemos, pois dessa liberdade em Cristo e, através da fé, veja a Cristo e fale com Ele sem dúvidas de que Ele esteja te ouvindo, pois esse direito não foi dado aos da antiga aliança, mas a nós através do sangue vertido na cruz do calvário. Louvado seja Deus!

 

 

 

Geisiel Santos

www.geisielsantos.com

 

 

 

—————

Voltar