DAVI. UM HOMEM SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS

25/12/2011 07:36

 

Download deste estudo. Clique aqui:  Davi. O homem segundo o coração de Deus.docx (30,8 kB)

 

 

 

 

DAVI. UM HOMEM SEGUNDO O

 

CORAÇÃO DE DEUS

 

 

 

 

Por: Maximiller Vaz

        Igreja Pentecostal Reina a Glória

 

 

 

I Samuel 13,14

Porém agora não subsistirá o teu reino; já tem buscado o SENHOR para si um homem segundo o seu coração, e já lhe tem ordenado o SENHOR, que seja capitão sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o SENHOR te ordenou.

 

 

 

INTRODUÇÃO

 

 

 

Muitos personagens Bíblicos são referências para nossas vidas por nos terem deixado exemplos de fé, coragem, obediência, paciência, humildade etc. mais só um deles foi chamado pelo próprio Deus “o homem segundo o meu coração” 1 Samuel 13.14, esse homem foi Davi.

 

Davi foi um personagem que influenciou a geração de sua época e sua história continua causando impacto até os dias atuais, pastor de ovelhas, salmista e rei, impressionou a humanidade com seus feitos e pela maneira como Deus o amou.

 

Davi, (no hebraico Dawid) significa amado, seu nome está registrado 1031 vezes na Bíblia, era filho menor de Jessé (Em ICro. 2.13-16 está registrado o nome de todos os filhos de Jessé).

 

Davi era muito novo quando o Senhor o escolheu para ser ungido a rei, a Bíblia fala que sua aparência era franzina e desprezível, ainda assim protegia seu rebanho contra investidas de leões e ursos (ISm. 17.36). Deus o escolheu para ser rei sobre Israel (ISm. 16.01), entretanto, somente reinou sobre Israel após a morte de Saul, ou seja, Davi reinou sobre Hebrom cerca de 7 anos após o seu chamado por Deus e sobre todo o Israel, somente 14 anos após a sua primeira chamada, antes de ser levado ao trono experimentou momentos amargos em sua vida. Davi fugia constantemente de Saul que, por entender que ele seria o seu sucessor, queria matá-lo.

 

Mais o que mais mim chama a atenção é a paciência e a confiança que fez com que Davi em momento algum reivindicasse o seu lugar de rei sobre Israel, é uma postura muito bonita, ele soube esperar à hora certa para sentar-se no trono de rei. Esta espera é bastante importante, pois ele acima de tudo respeitou o antigo líder, ele poderia usar a fala que Deus tinha falo para Samuel (“Por que tens dó de Saul havendo eu rejeitado para que não reine sobre Israel”) e não usou isso ao seu favor.

 

 

 

FALANDO FRANCAMENTE

 

 

 

É sabível que em nosso tempo esta cada vez mais difícil de fatos como esse se repetir, é tanta gente querendo derrubar o outro para entrar no lugar dele que estamos precisando ouvir novamente as palavras de Elias quando disse a Elizeu: “Só iras ter alguma coisa si mim ver parti sobre vos”. É lógico que a humildade de Elizeu foi essencial para ele receber o que estava preparado para ele.

 

Quero falar direto para obreiros que almejam cargos para subir de posição, nunca queira derrubar alguém para você se dar bem, respeite acima de tudo seu líder, seu pastor, mesmo que ele não esteja vivendo um bom momento na obra de Deus mais, lembre-se do respeito de Davi em relação a Saul. Ele é ungido de Deus.

 

 

 

SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS

 

 

 

Dificilmente estudiosos e teólogos poderão afirmar na sua totalidade, a razão ou razões para Deus denominar Davi homem segundo o seu coração, certamente todos concordam em um ponto: “A obra da graça de Deus acima dos méritos de Davi”.

 

Todavia, por mais que Davi tenha se identificado com os demais homens em fraquezas e tendência, ele se sobressaiu em alguns aspectos de maior significação  sob a ótica de Deus.

 

Ele foi um homem perfeito, sobrenatural, livre do pecado? Não!

 

Davi adulterou com Bete-seba, planejou o assassinato de Urias, desobedeceu a Deus, não soube lidar com o pecado de seus filhos, sim ele cometeu todos esses erros, mais foi vitorioso porque reconheceu os seus pecados e fraquezas, arrependeu-se e confessou humildemente ao Senhor.

 

Davi era semelhante a qualquer um de nós, porém, aprendeu que a melhor maneira de alcançar o coração de Deus é o caminho da humilhação sincera e do arrependimento. Lembra o que ele disse a Deus no Salmo 51.10-12, Davi da um exemplo de humildade não reivindicando sua posição como rei mais sobre tudo pedindo que Deus não afastasse o seu Espírito da sua vida e pedindo a Deus um coração reto. É incrível como Davi desejava agradar a Deus.

 

É importante lembrar, que mais vale uma pessoa cheia de Deus do que cheio de cargos e doente espiritualmente, a renovação espiritual vale muito mais que uma vida triste sem a presença de Deus, e Davi entendia muito bem disto.

 

 

QUEM ERA DAVI

 

 

DESCRIÇÃO FÍSICA – Não possuía uma aparência exuberante (ISamuel 16.12)

 

SUA OCUPAÇÃO - Pastorear as ovelhas de seu pai (ISamuel 16.11)

 

SUA ORIGEM-   Vivia num povoado pequeno em Belém (ISamuel 16.1)

 

SUAS HABILIDADES - Davi foi excelente músico, guerreiro e sem temor (ISamuel 16.18)

 

Muitos pregam dizendo que pastorear ovelhas era uma função humilhante, isso poderia ser verdade em nossos dias, mais em épocas que as riquezas de um homem eram medida pelo tamanho do seu rebanho, pastorear ovelhas era sinônimo de honra e dignidade. Mesmo que seus irmãos lhes tratavam com menosprezo por serem eles do exército de Israel, mas ele tinha o trabalho que lhe rendeu a confiança de Deus. Deus não precisava de um soldado, mais de um pastor que entendesse as suas ovelhas.

 

Davi é um dos principais personagens da Bíblia. Sua história é registrada em vários capítulos e cerca de 60 referências são feitas a ele no Novo Testamento, além de exercer o papel de patriarca na genealogia do Senhor Jesus. Até hoje é lembrado como o maior rei que já reinou sobre Israel e por duas vezes na Bíblia é chamado de homem segundo o coração de Deus (ISm. 13.14;  At. 13.22).

 

Vejamos alguns aspectos do caráter de Davi:

 

RESPONSABILIDADE - Servo fiel, Davi era muito jovem quando recebera de Jessé, seu pai, a incumbência de cuidar das ovelhas da família. Apesar de esse trabalho ser aparentemente simples, mais foi ali que ele foi encontrado por Deus. Davi era capaz de arriscar a própria vida pelas ovelhas (ISm. 17.34,35), sua dedicação e responsabilidade eram suficiente para que Deus o tornasse  pastor das ovelhas de Israel (Salmos 78.70-72)

 

COMPORTAMENTO - Na corte do rei (ISm. 16. 17,19) mesmo sabendo que Deus o escolhera para ser o sucessor do trono de Saul, Davi nunca se negou a dedilhar sua harpa perante o rei, tocava-a com tanta dedicação que  recebera do perturbado monarca, amor, amizade e benevolência (ISm.16. 21.23), sem nunca reivindicar a posse do  que era seu, o futuro líder de Israel fazia tudo o que lhe vinha às mãos  apenas confiando no Senhor que lhe fez a promessa (Ec. 9.10). Davi sabia se conduzir conhecia a sua atual posição de servo, não arrumava confusão e sempre estava na sua posição, tanto social, como espiritual, familiar ou em qualquer outro aspecto.

 

A MÚSICA – Às vezes mim encontro pensando sobre qual era a música que Davi tocava para Saul? Acredito que não eram as músicas que são tocadas nos dias de hoje, letras que tratam de forma imoral o evangelho de Cristo, colocam a prosperidade como sendo o alvo principal e a vitória sobre seus irmãos como sendo um sonho a ser conquistado, músicas que traz ritmos seculares e os implantam dentro das igrejas corrompendo assim o povo de Deus, mas, creio eu que Davi não era um desses, a música que ele tocava era santa, Satanás fugia ao ouvi-la, era sinal de que a unção de Deus estava sobre a vida daquele moço sendo apresentada através dos acordes da sua harpa. Muito temos a prender com esse homem.

 

CORAJEM E OTIMISMO – (ISm. 16. 18,32(a) ) A coragem de Davi é incontestável: matou um leão e um urso (ISm. 17. 34.35), apresentou-se para enfrentar o gigante Golias (ISm. 17.32), lutou bravamente contra  os filisteus sob o risco da sua própria vida (ISm. 18.27). Guerreou contra Golias com suas próprias armas (ISm. 17. 38-47). Sua evidente coragem firmava-se na autêntica fé em Deus.

 

DAVI ERA UM HOMEM SINCERO - Apesar de ser chamado pelo próprio Deus o homem segundo o seu coração (1Sm 13.14), Davi nunca quis ser uma pessoa diferente do que realmente era. Portava-se perante o altíssimo com um coração sincero (Sl 26.2; l38.9), para o salmista sinceridade e integridade são  indispensáveis para os que desejam desfrutar de íntima comunhão  com Deus (Sl 15). Ele não era infalível, cometeu graves pecados mas, quando repreendido pelo Senhor através do profeta Natan Davi se arrependeu (IISm 12.13; Sl 51), Davi conhecia seus limites (ISm 18.18,22,23).

 

DAVI PROCURAVA AGRADAR A DEUS - Davi quis edificar uma casa para o Senhor, pois dizia ele: “Eu moro em casa de Cedros e a arca de Deus mora dentro de cortinas” (IISm 7.2),  era zeloso pelo nome do Senhor, colocou-se em prontidão quando a congregação de Israel foi ameaçada pelos filisteu que afrontavam o exército do Deus vivo (ISm 17.26,27).

 

DAVI ERA UM HOMEM AGRADECIDO -  Apesar de ser um soldado inigualável e um comandante corajoso, aprendeu a atribuir as suas vitórias a Deus (ISm 17.37;  Sl 4.4-7; 40.5-10). Davi dependia do Senhor em todos os momentos e circunstâncias da vida, seu maior desejo era conhecer os caminhos de Deus e para isso, colocava-se sob a sua direção em tudo que fazia, Jeová era o seu mais precioso tesouro (Sl 142.5;  23.1-6;  63,1).

 

 

DAVI UM EXEMPLO DE ADORADOR

 

 

 

 

Ao estudarmos a biografia deste servo de Deus, observamos que Davi não foi apenas um pastor que se tornou um guerreiro e posteriormente o rei de Israel, ele foi também um grande músico: compôs mais de 70 salmos, tocava muito bem a sua harpa e demonstrou habilidade na organização dos cânticos ao assumir o reino de Israel.

 

 

Quando Saul estava sendo atormentado por um espírito mau, Saul disse aos seus servos: “Buscai-me, pois, um homem que toque bem, e trazei-mo”.  Um dos seus servos lhe respondeu: “...tenho visto um filho de Jessé que sabe tocar” (ISm 16.17,18). Esta expressão revela que o servo do rei conhecia Davi não apenas como pastor de ovelhas, mas também como músico. Ele era um servo obediente, pois quando foi solicitado apresentou se a Saul e lhes trouxe presentes (ISm 16.20), tocou a sua harpa diante dele e enquanto dedilhava a sua harpa o espirito mau se retirava de Saul. Com certeza as músicas que Davi tocava e cantava eram músicas sacras e inspiradas por Deus.

 

 

 

 

DAVI ERA ÍNTIMO DE DEUS

 

 

 

 

Davi sentia se a vontade na presença de Deus, dançava com toda sua força (IISm 6.14) mesmo debaixo da reprovação da sua esposa Mical (ICr 15.29), louvava e era construtor dos próprios instrumentos que utilizava para louvar ao Senhor. Conseguiu construir 4.000 instrumentos para os Levitas, segundo ele próprio relatou em ICrônicas 23.5, Davi confiava tanto no Senhor que não saía para as batalhas sem antes consultar à sua vontade (ISm 5.19; 23.4;  IICr 18.7) foi o rei que conquistou Jerusalémque é a antiga Jebus, grande fortaleza dos Jebuseus (1Cr 11.5) e lá estabeleceu o centro do seu reinado.

 

Sem duvida Davi foi um dos homens mais influentes da Bíblia, são muitas as suas virtudes e qualidades descritas no livro sagrado: humildade, sinceridade e, acima de tudo, um coração voltado para Deus. Até mesmo quando este homem fracassou ensinou-nos lições importantes: arrependimento sinceridade, confissão, e a confiança plena no perdão de Deus. A graça do Senhor o reergueu e sem dúvidas, ele será lembrado para sempre como homem segundo coração de Deus.

 

Ao final do seu reinado, morreu como um homem fiel depois de reinar por 7 anos em Hebrom e 33 anos sobre todo Israel totalizando 40 anos de reinado. Deus deu descanso a Israel, pois Davi vencera a todos os seus adversários (IRs 5.3,4).

 

Que possamos aprender com Davi e colocar Deus como o centro das nossas vidas, que saibamos esperar o tempo de Deus nos levantar e termos humildade para não tocarmos naqueles que Deus colocou acima de nós. Não toque nos ungidos de Deus, se o seu superior não está vivendo como deveria, isso é entre ele e Deus, tenha a certeza que Deus não o deixará impune, mas, não é você quem vai mudar essa situação, coloque a sua vida perante o altar de Deus e seja submisso(a), deixando assim , Deus, a seu tempo, cumprir aquilo que um dia Ele te prometeu. Fique na paz do Senhor, fazendo sempre a sua vontade, para alcançar o melhor dEle para ti.

 

 

 

Por: Maximiller Vaz

Email:  itinerantemiller@hotmail.com

 

Revisado por: Geisiel Santos

www.geisielsantos.com 

 

 

 

 

 

 

—————

Voltar