DETALHES DA HISTÓRIA DE JÓ

10/12/2011 14:21

 

Download deste estudo. Clique aqui:  OS DETALHES DA HISTÓRIA DE JÓ.docx (26,9 kB)

 

 

OS DETALHES DA HISTÓRIA DE JÓ

 

 

Por: Geisiel Santos

TEXTO BASE

 

Jó capítulo 19 , versículos:

25 Porque eu sei que o meu redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra.

26 E depois de consumida a minha pele, contudo ainda em minha carne verei a Deus,

27 (a) Vê-lo-ei, por mim mesmo, e os meus olhos, e não outros o contemplarão;

 

 

 

INTRODUÇÃO

 

 

 

Ao lermos esse trecho na Bíblia, temos a impressão de estarmos lendo palavras ditas por alguém que acabara de receber uma imensa promessa ou, quem sabe, a bênção tão esperada da parte de Deus. É ai que nos surpreendemos, porque esse texto não está no início do livro de Jó, quando ele era o homem mais rico do oriente, ou no final, quando se torna duas vezes mais rico do que no início. O texto em questão está justamente no meio, no ponto alto da sua prova, quando ele não tinha nada e nem ninguém que olhasse com compaixão para ele a não ser um Deus que, dos altos céus lhe contemplava mas que também não lhe respondia até então.

 

 Jó viveu uma das histórias de fé mais intrigantes da Bíblia Sagrada,  ao contrário de diversos outros exemplos de fé (não todos é claro), Jó não tinha nenhuma esperança humana na qual ele pudesse se apoiar, não havia nenhum meio natural por onde a sua vida pudesse ser restaurada, a medicina não era tão avançada como em nosso dias e por mais que fosse, não lhe restara nenhum recurso financeiro para investir na sua saúde. Os seus amigos na estavam dispostos a investir nele, uma vez que os mesmos acreditavam que tudo aquilo era fruto de pecados e desobediências de Jó.

 

É impressionante quando em meio a todo este contexto, ouvimos Jó dizer que ainda confiava em Deus e que cria na restauração da sua vida e do seu cotidiano.

 

No início do livro de Jó, lemos as seguintes informações:    “  Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e era este homem íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal.  E nasceram-lhe sete filhos e três filhas.  E o seu gado era de sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois e quinhentas jumentas; eram também muitíssimos os servos a seu serviço, de maneira que este homem era maior do que todos os do oriente.”. Notemos que não se trata de alguém acostumado com a pobreza, ou que levava uma vida de classe média, não, nada disso, estamos falando do homem mais rico de todo o oriente. Imagine em um mundo sem carros motorizados onde todos dependem de animais para se locomoverem, em uma região desértica onde o animal de maior valor era o camelo, por sua capacidade de enfrentar longas distâncias sem a necessidade de água. Agora imagine dentro desse contexto um único homem que tinha em suas terras três mil desses animais, fora quinhentas jumentas que também servia para transporte de carga, tente imaginar o tamanho da fazenda de alguém que precisa de quinhentas juntas de bois para arar suas terras, ou que tal o lucro mensal obtido com a lã de sete mil ovelhas, observe que o autor do livro não ousa falar sobre o número de servos se limitando apenas a dizer que eram “muitíssimos”. Jó não conhecia a necessidades, num entanto, isso nunca o impediu de ser fiel a Deus, é por essa razão que vemos Deus testemunhar dele com tanto orgulho para Satanás: “E disse o SENHOR a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal.” .

 

É aqui que entra o trabalho do inimigo, ele sabia de tudo quanto Jó tinha e ele usa isso para tentar destruir a Jó dando início a uma série de ataques permitidos por Deus. É importante salientar  que os propósitos de Deus nessa batalha eram bem diferentes dos propósitos do inimigo. Enquanto o inimigo queria destruir a fé de Jó com os seus ataques, Deus demonstrava o quanto Ele conhecia o seu servo e o quanto Ele tinha certeza a respeito da fé deste tão fiel servo que não abandonaria o seu Senhor por nada neste mundo.

 

          Vejamos a seguir a sequência de ataques do maligno ha que foi submetido o nosso irmão Jó:

 

 

1° - DESTRUIÇÃO DAS FINANÇAS

 

 

Jó 1

13  E sucedeu um dia, em que seus filhos e suas filhas comiam, e bebiam vinho, na casa de seu irmão primogênito,

14  Que veio um mensageiro a Jó, e lhe disse: Os bois lavravam, e as jumentas pastavam junto a eles;

15  E deram sobre eles os sabeus, e os tomaram, e aos servos feriram ao fio da espada; e só eu escapei para trazer-te a nova.

16  Estando este ainda falando, veio outro e disse: Fogo de Deus caiu do céu, e queimou as ovelhas e os servos, e os consumiu, e só eu escapei para trazer-te a nova.”

17  Estando ainda este falando, veio outro, e disse: Ordenando os caldeus três tropas, deram sobre os camelos, e os tomaram, e aos servos feriram ao fio da espada; e só eu escapei para trazer-te a nova.

 

Observemos alguns detalhes dessa narrativa:

 

       1° - o versículo treze nos dá a entender que era um dia de festa, de alegria, de confraternização. (o inimigo queria tornar aquele dia inesquecível)

 

      2° - os versículos que se seguem, mostram a rapidez com que as noticias iam chegando, “estando este ainda falando veio outro”, Jó não teve tempo de chorar suas percas, antes mesmo que um mensageiro saísse outro chegava (pressão psicológica)

 

     3° - O inimigo não se conteve em trazer ataques terrestres para Jó, porque assim ele clamaria ao seu Deus pedindo socorro e Deus lhe atenderia. O versículo dezesseis mostra fogo caindo do céu e consumindo ovelhas e servos. Era uma estratégia do Diabo para tentar confundir Jó, fazê-lo acreditar que Deus estava fazendo aquilo com ele e que não adiantaria clamar porque ele não seria ouvido.

 

O homem que a alguns instantes era o mais rico do oriente, agora não tem exatamente nada, em seu interior acreditava que Deus tinha feito aquilo com ele e, portanto, tinha motivos de sobra para abalar a sua fé e desacreditar em um Deus que tinha permitido tantas coisas em sua vida.

 

2° - DESTRUIÇÃO DA FAMÍLIA

 

 

 

Leiamos o que diz a partir do versículo dezoito do capítulo primeiro de Jó:

 

“ 18  Estando ainda este falando, veio outro, e disse: Estando teus filhos e tuas filhas comendo e bebendo vinho, em casa de seu irmão primogênito,

19  Eis que um grande vento sobreveio dalém do deserto, e deu nos quatro cantos da casa, que caiu sobre os jovens, e morreram; e só eu escapei para trazer-te a nova.”

 

Mais  uma vez o Diabo colocava em dúvida o cuidado de Deus por Jó, a morte de seus filhos por um meio oriundo da natureza seria o ponto alto da paciência daquele homem. Perder todos os bens já não seria o suficiente? Enquanto sabeus e caudeus roubavam seus animais, fogo dos céus os ajudava matando ovelhas que eles não puderam levar, Já que eles atacaram apenas servos, porque o vento era quem tinha de matar seus filhos?

 

Observe o quanto é astuto o nosso adversário, o quanto o seu ataque foi previamente calculado, ele executou todo o seu plano de forma que Deus levasse a culpa por suas ações, o inimigo usou todos os seus poderes contra Jó como quem luta contra um exército,  se fôssemos colocar adjetivos em satanás por esse seu trabalho, diríamos que ele é: mentiroso, assassino, ladrão e destruidor. Portanto se ele é o pai da mentira e veio para matar, roubar e destruir, posso afirmar que ele usou todas as suas forças contra Jó na tentativa de provar para Deus que os homens não lhe eram fiéis.

 

Eu diria que Satanás é o maior perdedor de batalhas  que já ouvir falar, ele sabe que não pode com o povo de Deus mas insiste em tentar nos vencer. Merecia ir para o livro dos recordes por isso.

 

 O que será que Jó decidiu depois de todos esses acontecimentos?

 

20  Então Jó se levantou, e rasgou o seu manto, e rapou a sua cabeça, e se lançou em terra, e adorou.

21  E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu, e o SENHOR o tomou: bendito seja o nome do SENHOR.

22  Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma.

 

É impressionante lermos essa afirmativa de Jó depois de tudo o que tinha acabado de acontecer, é como se nada daquilo que ele perdeu tivesse o menor valor para ele. Ao invés de se irar e blasfemar contra Deus como satanás queria, ele adora a Deus pelos últimos acontecimentos e se dispõe a servir a Deus mesmo sem nada. Sinceramente fico a mim perguntar se ainda existe alguém no mundo com a fé de Jó. Será que algum de nós teria coragem para enfrentar uma prova tamanha sem sair dos pés do Senhor? Será que diríamos “Bendito seja o nome do Senhor” depois de tais acontecimentos? Prefiro que o Senhor não nos teste de tal forma para que, uma vez provado, não nos afastemos da fé genuína que temos em Deus. Que vergonha para a nossa geração!

 

3° DESTRUIÇÃO DA SAÚDE

 

 

JÓ 2

Então saiu Satanás da presença do SENHOR, e feriu a Jó de úlceras malignas, desde a planta do pé até ao alto da cabeça.

E Jó tomou um caco para se raspar com ele; e estava assentado no meio da cinza.

 

Depois de ser envergonhado por Jó, já que o mesmo não se desviou pelas provas financeiras e familiares que estava ainda passando, o inimigo faz mais uma tentativa. Dessa vez, ele vai até Deus e pede permissão para tocar a saúde de Jó. A alegação do inimigo era que o bem mais precioso de Jó não era a sua fé, e sim a sua saúde, portanto, na tese do inimigo, se Deus o deixasse tocar a saúde de Jó, dessa vez Jó se desviaria.

 

Como o adversário é ousado, ele tenta não se dar por vencido nunca, age como um irracional que só pensa em roubar, ferir, matar e tudo mais que não presta. Mas meu Deus que conhece os seus servos mostra mais uma vez a sua confiança na fé de Jó e deixa que satanás o toque.

 

Leia a seguir algumas das áreas da saúde de Jó que foram tocadas pelo inimigo, feridas essas que fez o autor do livro resumir como sendo “ Desde a planta dos pés até o alto da cabeça” (JÓ 2.7)

 

 cap. 2 vers.8 – Jô apresenta uma enorme coceira, o que revela que ele também perdeu as unhas já que ele aparece se cocando com um caco de telha:

 

 Cap.3 vers.24 – Diz que ele sentia fortes dores quando se alimentava e isso o fazia chorar muito. Ele compara a dor ao suspiro da morte;

 

Cap.7 vers.5 - diz que a sua pele estava gretadas (ou cheia de buracos, ou feridas), e vermes saíam do seu corpo o tornando abominável;

 

Cap.9.vers.17 e 18 – diz que as sua chagas aumentavam e ele tinha dificuldades de respirar;

 

Cap.16 vers.16 – o seu rosto estava vermelho de chorar e sobre as suas pálpebras estava a sombra da morte;

 

Cap.19 vers.17 – a sua mulher já não suportava o seu mau-hálito;

 

Cap19 vers.20 – ele estava tão magro que a sua pele estava grudada em seus ossos;

 

Cap.30 vers.30 – Jô sofria de constantes febres altas.

 

Diante dessa situação, a mulher de Jó que até alguns dias atrás era “milionária” e agora não passava da esposa de um mendigo se desespera, ela não agüentava mais ver o seu marido naquele sofrimento e, especialmente, demonstrando toda a sua fé e devoção ao seu Deus. A bíblia narra no capítulo dois e versículo nome de Jó, que ela aconselha seu marido a amaldiçoar o seu Deus e morrer, não existia mais prova humana de que Deus se importasse com Jó, e ela diz: “Ainda reténs a tua sinceridade? Amaldiçoa a Deus, e morre.”

 

Agora leia o que esse servo de Deus responde: “Como fala qualquer doida, falas tu; receberemos o bem de Deus, e não receberíamos o mal? ”

 

 O texto completa dizendo que em tudo isso não pecou Jó.

 

É gostoso ler texto como este, agente vê o inimigo lutar se esforçar, gastar seu tempo na tentativa frustrante de impressionar Deus e, quando chega no meio da história, não é nem no final, é no meio da história, satanás perde a batalha. Isso acontece porque ninguém surpreende Deus, Ele tem o controle de tudo e sabe até aonde agente suporta a provação, Deus conhecia Jó, e era à hora de Jó também conhecê-lo pessoalmente logo, logo Deus se apresentaria a ele, era só uma questão de tempo para Jó receber a sua vitória.

 

 

 

4° DESTRUIÇÃO DAS AMIZADES

 

 

JÓ 2

: 11  Ouvindo, pois, três amigos de Jó todo este mal que tinha vindo sobre ele, vieram cada um do seu lugar: Elifaz o temanita, e Bildade o suíta, e Zofar o naamatita; e combinaram condoer-se dele, para o consolarem.

12  E, levantando de longe os seus olhos, não o conheceram; e levantaram a sua voz e choraram, e rasgaram cada um o seu manto, e sobre as suas cabeças lançaram pó ao ar.

13  E assentaram-se com ele na terra, sete dias e sete noites; e nenhum lhe dizia palavra alguma, porque viam que a dor era muito grande.

 

Ao lermos esses versículos, vemos o quanto esses três homens eram apegados a Jo e o quanto eles ficaram abalados ao encontrarem seu amigo naquela situação, eles se calaram e apenas chorava, o versículo 12 diz que eles rasgaram os seus mantos, rasparam as suas cabeças e lançavam o pó ao ar, isso era sinal de humilhação para mundo antigo. No entanto, depois de algum tempo ao lado de Jó, aqueles mesmos amigos vão mudando a suas opiniões, é como se o adversário se fizesse presente naquela visita e tentasse acertar seu último dardo para destruir a fé de Jó

 

A conversa que se inicia a partir daqui é dramática. Os amigos de Jó iniciam uma série de acusações a seu respeito enquanto Jó tenta se defender falando muitas vezes como (e não o que) não devia. Algumas falas de Jó da ao leitor a idéia de que ele se considerava justo demais para ser punido por Deus e os seus amigos usam isso para atacá-lo de todos os lados e não pensam duas vezes antes de começarem a lhe acusar de estar em pecado, de ser um ímpio, e que não se confessava diante de Deus (com certeza não sabia da forma em que Deus tinha orgulho do testemunho de seu servo Jó),

 

Vamos fazer uma seleção de apenas algumas da s muitas falas desses então amigos que, agora estão afiados para o ataque:

 

No capítulo 3, Jó aparece amaldiçoando o dia do seu nascimento, o sofrimento era tanto que ele deseja não ter nascido do que viver daquela forma, e é a partir daqui que seus amigos se encorajam para lhe apedrejar;

 

No cap. 4 vers. 8 – Elifaz diz a Jó, que somente os que lavram iniqüidade, ou seja, aqueles que andam em pecados, podem colher aquilo que Jó estava colhendo. Em outras palavras, Elifaz acabava de acusar Jó de viver dissolutamente e entregue aos pecados;

 

No cap.6 vers.14 – Jó se defende dizendo que a alguém que está em uma situação como a dele, os amigos deveriam ter compaixão;

 

No cap. 8 vers.13 – Bildade resolve entrar na conversa e depois de falar algumas coisas ele chega a conclusão de que a situação de Jó era u sinal de que ele tinha se esquecido de Deus;

 

No cap.9 vers.1 e 2 – Jó deseja falar diretamente com Deus, e diz que Deus o entenderia;

 

No cap.11 vers.2 – Zofar diz que Jó seria justificado como um falador.

 

Mas a partir do cap. 32,  aparece um rapaz novo porem muito sábio chamado Eliú, ele faz diversas exortações aos três amigos e ao próprio Jó. Deixa claro que nem os amigos podiam julgar Jó, nem Jó tentar se defender de Deus, é impressionante a sabedoria desse jovem rapaz que nenhum dos quatros que antes falavam sem parar ousam questioná-lo,e é depois dele que Deus entende que Jó está pronto para sair da prova, e então, depois de todos irem embora, o próprio Deus resolve entrar pessoalmente em ação.

 

No Capítulo 38, Deus aparece a Jó no meio de uma tempestade (isso é revelado no capítulo 40, versículo 6) e começa a lhe mostrar a sua grandeza, Deus faz questão de fazer uma série de perguntas que Ele sabe que homem algum é capaz de responder e com isso, faz Jó entender quão grande é o poder do Deus que ele servia sintetizando as palavras de Deus, poderíamos concluir da seguinte forma: Deus é o autor, criador, formador e controlador de todo o universo.

 

Jó entende o propósito de Deus e conclui dizendo que: 2  Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido.” E Deus surpreendentemente encerra a conversa com Jó sem dar-lhe a cura e sai para ir ao encontro de Elifaz deixando Jó tão doente quanto já estava.

 

O SENHOR VISITA A ELIFAZ

 

 

No capítulo 42, versículos 7  e 8, Deus aparece a Elifaz (um dos amigos de Jó) e lhe repreende duramente por todas as acusações que ele e seus amigos fizeram contra Jó. O Senhor ordena que ele chame a seus dois amigos (Zofar e Bildade) e que vão até onde Jó estava e ofereça sacrifícios ao Senhor, e não para por ai, o Senhor afirma estar disposto a puni-los, exceto, se Jó aceitar orar por eles, ou seja, o Senhor queria que os três fossem e pedissem perdão a Jó.

 

 

ORANDO PELOS SEUS CALUNIADORES

 

 

 

Deus acabava de dar a Jó uma última tarefa antes de por fim a sua prova. Ele teria que perdoar e, não só isso, mas orar por aqueles que lhe proferiram diversas acusações falsas contra a sua fidelidade para com Deus. Em meio a todo o sofrimento que Jó estava passando, cabia a ele orar para que Deus não punisse os seus ofensores – tarefa difícil – particularmente não conheço muita gente que seria capaz de cumprir com sinceridade tal tarefa, mas, Jó não hesitou em fazer, estendeu a sua cancerosa mão e começou a orar pelos seus antigos amigos...

 

 

O MILAGRE DO PERDÃO

 

 

 

O Cap. 42 vers.10, revela um dos maiores milagres já operados pelo perdão na Bíblia. A única maneira de os amigos de Jó não serem punidos por Deus, seria alcançando o perdão de Jó, e eles conseguem isso, Jó prontamente ora por eles pedindo pelo perdão de seus pecados e é ai que o milagre acontece. Enquanto Jó orava pelos seus amigos, Deus mudou o cativeiro e Jó. Sabe o que isso siguinifica? Quando aquela oração terminou, Jó já estava curado (Aleluia), e como se não bastassem, todos os antigos amigos e parentes que antes tinham abandonado a Jó começam a retornar trazendo consigo presentes de ouro e de prata ordenados por Deus, (“ Então vieram a ele todos os seus irmãos, e todas as suas irmãs, e todos quantos dantes o conheceram, e comeram com ele pão em sua casa, e se condoeram dele, e o consolaram acerca de todo o mal que o SENHOR lhe havia enviado; e cada um deles lhe deu uma peça de dinheiro, e um pendente de ouro.”) e é aqui que fica mais gostoso de ler, os presentes foram tantos que:

 

 

 

JÓ GANHOU O DOBRO DA RIQUEZA QUE ANTES TINHA

 

 

 

 

Bem, o final dessa história eu vou deixar que você leia os próprios versículos do capítulo  42,:

 

“12  E assim abençoou o SENHOR o último estado de Jó, mais do que o primeiro; pois teve catorze mil ovelhas, e seis mil camelos, e mil juntas de bois, e mil jumentas.

13  Também teve sete filhos e três filhas.

14  E chamou o nome da primeira Jemima, e o nome da segunda Quezia, e o nome da terceira Quéren-Hapuque.

15  E em toda a terra não se acharam mulheres tão formosas como as filhas de Jó; e seu pai lhes deu herança entre seus irmãos.

16  E depois disto viveu Jó cento e quarenta anos; e viu a seus filhos, e aos filhos de seus filhos, até à quarta geração.

17  Então morreu Jó, velho e farto de dias.

 

Sem dúvidas, vale apena servir esse Deus, vale apena sofrer por amor a Ele, vale apena perdoar  os nosso ofensores, vale apena não trocar o Senhor por nada desta vida;

 

1° - Ele não nos abandona na prova;

 

2° - Ele não nos mata na prova;

 

3° - Ainda que satanás ache que está ganhando de nós...

 

MAS A ÚLTIMA PALAVRA SÓ QUEM DÁ É JESUS

 

Termino esse estudo deixando para vossa meditação ICoríntios capítulo 15, versículo 58:

 

“  Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.”   

 

 

 

 Geisiel Santos

www.geisielsantos.com

 

 

 

 

 

—————

Voltar