ELOGIOS - Lição 9

17/11/2012 14:56

 

 

Download deste Estudo. Clique aqui

 

 

ESTE ESTUDO FAZ PARTE DA SÉRIE LIÇÕES PARA ESCOLA DOMINICAL

Este estudo pode ser usado livremente para escola dominical desde que cite a fonte do mesmo.



 

 

LIÇÃO 9/10

 

 

 

ELOGIOS

POR GEISIEL SANTOS

 

 

TEXTO ÁUREO

 

"E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado."  (Mateus 23 : 12)

 

 

 

VERDADE PRÁTICA

 

A exaltação é uma arma letal que derruba mais ministros do que qualquer outro tipo de pecado.

 

 

 

Atos 16

 

16  E aconteceu que, indo nós à oração, nos saiu ao encontro uma jovem, que tinha espírito de adivinhação, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores.

 

17  Esta, seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens, que nos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo.

 

18  E isto fez ela por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela. E na mesma hora saiu.

 

 

 

 

INTRODUÇÃO

 

 

O elogio envolve dois personagens. De um lado tem o que elogia e que, na maioria das vezes está cheio de boas intenções e só quer externar a sua admiração por algo ou alguém, do outro lado, porém, está o elogiado que acabou de ter feito ou falado algo que pareceu magnífico, ou que foi muito importante.

 

Entre o momento que o elogio sai da boca de um e chega ao ouvido de outro acontece uma grande distorção, e o que era para ser uma Palavra de incentivo, muitas vezes se torna uma Palavra prejudicial.

 

Isso não é culpa de quem elogia, mas do elogiado que normalmente não tem estrutura para permanecer o mesmo depois de ser honrado por um de seus feitos.

 

 

 

1. EXALTAÇÃO

 

 

 

Exaltação é a ação de elevar alguém, ou a si próprio a um grau de mérito mais alto.

 

A exaltação pode ser pessoal ou secundária e seus efeitos variam entre si.

 

1. Exaltação pessoal:

 

No caso da exaltação pessoal, o indivíduo passa a expor demasiadamente suas virtudes e qualidades e se considerar bom ou excelente naquilo que faz.

 

Esse tipo de exaltação se torna um grande problema social, principalmente quando este indivíduo não se conforma mais em só elogiar a si próprio e passa a desfazer daqueles que estão à sua volta (Pv.  21.24).

 

Normalmente a pessoa afetada por este mal passa a perder amigos e companheiros por desrespeitar profissionalmente aqueles que trabalham à sua volta.

 

A pessoa que tem este defeito deve buscar rapidamente libertação de Deus, pois esse é um problema espiritual que afasta o Espírito de Deus e traz a aproximação do maligno, além de poder afetar diretamente a salvação dessa alma (Sl. 119.21;   Ez. 21.26;   Ml. 4.1;   Tg. 4.6).

 

 

 

2. Exaltação a Terceiros:

 

 

A exaltação a terceiros ou exaltação secundária, é a ação de elogiar e expor as virtudes de outro alguém diante das demais pessoas.

 

Não existe nenhum mal na exaltação secundária, porém, deve-se ter cuidado para que a pessoa elogiada não seja colocada em uma posição que só pertence a Jesus.

 

Tem pessoas que ao fazer um elogio tentam ser tão humildes que acabam por agradecer e dar méritos ao homem que só o Senhor poderia receber. Vigiemos nisso.

 

 

 

2. CORAÇÃO ELOGIADO

 

 

 

Outro problema ligado ao elogio é o coração elogiado, muitos homens e mulheres de Deus têm perdido a comunhão por deixarem subir ao coração palavras faladas por alguém que só queria ajudar.

 

Muitas vezes aquele que elogia tem a melhor das intenções, mas o que recebe o elogio é fraco emocionalmente e espiritualmente e deixa subir ao coração se afastando do Espírito de Deus.

 

O elogio feito a uma pessoa desequilibrada emocionalmente, pode transformar essa pessoa ao ponto de torná-la insuportável para a convivência social.

 

Humanamente isso acontece por falta de equilíbrio psicológico e emocional, além da imaturidade da mente do tal indivíduo.

 

Espiritualmente, isso é causado por falta de comunhão com Deus e conversão verdadeira dentro do coração. Um crente verdadeiramente convertido não deixará subir ao seu coração a idéia de ter méritos próprios, pois ele transferirá toda a honra e glória para Jesus.

 

 

 

3. AÇÃO MALIGNA

 

 

 

Conhecendo a fraqueza de alguns corações, o inimigo passa a trabalhar até fazer com que o crente seja levado pela soberba e assim, se afaste de Deus.

 

Nem todos os elogios são malignos, mas não podemos excluir essa ação do adversário para não cairmos em sua armadilha.

 

Muitas vezes o inimigo usa pessoas, ou fala pessoalmente ao coração para dizer que você é bom, que é competente, que é melhor que o seu próximo e, sem que você perceba, ele te afunda em um mar de lama chamado soberba.

 

Infelizmente, não é pequeno o número de cristãos que estão caindo neste laço, pessoas que já não dão mais atenção às mensagens, que não gostam de estudos bíblicos, que não aceitam ser exortados e que se acham prontos a ponto de não precisar da opinião de ninguém.

 

Se você tem caído neste laço vigie, não deixe este mal prevalecer na tua vida, pois a soberba é pecado e pode lançar a tua alma no inferno.

 

 

 

4. APÓSTOLO PAULO

 

 

 

 Em Atos 16 encontramos o apóstolo Paulo no contexto de um episódio envolvendo uma armadilha de satanás.

Depois de o inimigo tentar pará-lo com açoites, apedrejamentos e perseguições, satanás tentou armar uma guerra fria contra Paulo.

 

Ele estava andando pelas ruas de Filipos indo ao lugar de oração quando uma mulher possessa de demônios começou a elogiar ele e seus companheiros dizendo a todos que eles eram homens de Deus.

 

Se este fato acontecesse em nossos dias, o pregador publicaria esta cena com a seguinte legenda:

 

“Sou tão santo, que até os demônios reconhecem o meu ministério”

 

Ainda bem que Paulo era um imitador de Jesus, expulsou aquele demônio e libertou aquela mulher.

 

 

 

5. A ARMADILHA

 

 

 

Você pode se perguntar o porque de Paulo ter tomado aquela decisão. A resposta é espiritual, Paulo conseguiu ver o que havia por detrás daqueles elogios e não se deixou levar por eles.

 

Satanás sabia que se Paulo deixasse a exaltação subir ao seu coração Deus deixaria de usá-lo e o Espírito Santo iria se afastar da sua vida. Uma vez que Paulo estivesse espiritualmente sozinho, ele seria facilmente vencido e o evangelho da época prejudicado pela queda de um dos seus grandes líderes.

 

A armadilha foi bem preparada, mas Paulo estava vigilante, repreendeu o mal e continuou glorificando somente o nome do Senhor sem tocar em nenhuma parte da glória de Deus.

 

 

 

CONCLUSÃO

 

 

 

Sendo cristãos, é o nosso dever estar sempre vigilantes quanto as astutas ciladas do maligno. Não podemos ser neuróticos e passar a repreender todos os que vierem nos fazer um elogio, isso seria fanatismo alem de uma grande falta de educação, no entanto não podemos deixar que esses elogios achem morada em nossas mentes.

 

Somos servos de Deus, e como tais, devemos transferir toda honra e toda glória para o nome de Jesus. Seja o vaso que trabalha para glorificar o nome do seu Senhor.

 

 

 

QUESTIONÁRIO

 

1. O que é exaltação?

 

 

2. O que deve fazer a pessoa que tem exaltação pessoal?

 

 

3. Qual o cuidado que devemos tomar ao elogiar alguém?

 

 

4. Em que cidade aconteceu o episódio da mulher que tinha espírito de adivinhação?

 

 

5. o que aconteceria se Paulo deixasse a exaltação entrar em seu coração?

 

LIÇÃO ANTERIOR

 

 

Geisiel Santos

www.geisielsantos.com

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

—————

Voltar