ENDEMONIADO GADARENO

05/07/2012 15:01

 

Download deste Estudo. Clique aqui:  ENDEMONIADO GADARENO.docx (18,2 kB)

 

 

ENDEMONIADO GADARENO

 

 

Por Geisiel Santos

 

 

Marcos 5

 

1  E CHEGARAM ao outro lado do mar, à província dos gadarenos.

 

2  E, saindo ele do barco, lhe saiu logo ao seu encontro, dos sepulcros, um homem com espírito imundo;

 

6  E, quando viu Jesus ao longe, correu e adorou-o.

 

7  E, clamando com grande voz, disse: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? conjuro-te por Deus que não me atormentes.

 

10  E rogava-lhe muito que os não enviasse para fora daquela província.

 

12  E todos aqueles demônios lhe rogaram, dizendo: Manda-nos para aqueles porcos, para que entremos neles.

 

13  E Jesus logo lho permitiu. E, saindo aqueles espíritos imundos, entraram nos porcos; e a manada se precipitou por um despenhadeiro no mar (eram quase dois mil), e afogaram-se no mar.

 

18  E, entrando Jesus no barco, rogava-lhe o que fora endemoninhado que o deixasse estar com ele.

 

19  Jesus, porém, não lho permitiu, mas disse-lhe: Vai para tua casa, para os teus, e anuncia-lhes quão grandes coisas o SENHOR te fez, e como teve misericórdia de ti.

 

20  E ele foi, e começou a anunciar em Decápolis quão grandes coisas Jesus lhe fizera; e todos se maravilharam.

 

 

INTRODUÇÃO

 

 

É impressionante o que Jesus é capaz de fazer por um filho seu. Jesus deixa uma multidão que amava estar com Ele para ir ao encontro de um homem cheio de demônios que atormentava os moradores da sua cidade. (Mt. 18.12,13 e 14)

 

Como se não bastasse, Gadara era uma cidade de Decápolis, termos que não pertenciam aos israelitas, ou seja, Jesus está deixando de estar com uma multidão de Judeus, para libertar um homem gentio. (Lc. 5.31)

 

Se compararmos isso com o contexto cultural da época, entenderemos que Jesus fez mais do que o inesperado. Ele provou mais uma vez, que para Ele não há diferença entre pessoas. (Rom. 2.11)

 

 

A VIAGEM

 

 

Normalmente esta viagem duraria cerca de três horas, no entanto, alguns detalhes devem ser levados em conta neste caso.

 

Já era tarde e a noite chegava (Mc. 4.35), Jesus estava cansado, pois tinha pregado durante todo o dia (Mc. 3.13 até 4.35), Jesus não havia almoçado naquele dia (Mc. 3.20) e o mar estava bravio (Mc. 4.37).

 

Observe que todos os fatores exigiam um descanso de Jesus, assim como a suspensão ou o adiamento daquela viagem. Além disso, Jesus é Deus e, portanto, sabia que não iria salvar mais do que um homem inicialmente naquela cidade, mesmo assim Ele insiste em viajar, encara a tempestade e deita-se na proa do barco para descansar do longo dia de trabalho.

 

Foi uma viagem difícil, mas Jesus estava determinado a salvar alguém que Ele considerava muito importante entre os gentios.

 

 

A RECEPÇÃO

 

 

Ao chegar a Gadara, Jesus é recebido pelo seu alvo, o homem para qual Ele foi ali, não era um santo, mas um oprimido, cheio de demônios, violento e anti-social.

 

Os demônios prostram aquele corpo diante de Jesus e fazem dois pedidos:

 

-Clamam para que Jesus se retire  do local, isso obviamente não acontece já que satanás não tem poder de decidir os passos e o trabalhar de Deus..

 

2º - Clamam para que Jesus não os mande embora daquela região, mas os deixe entrar temporariamente nos porcos. E Jesus atende a este pedido.

 

Entenda o porquê de Jesus ter atendido este pedido;

 

 

A REJEIÇÃO

 

 

O texto diz que os moradores pedem que Jesus se retire da sua cidade (Lucas 8. 35,36,37), porque ficaram com muito temor ao ver o homem liberto.

 

Dentre as formas de demonstrar temor a Deus, expulsá-lo de suas terras foi a maneira mais inusitada que aqueles moradores encontraram, não dá para entender tal atitude diante de alguém que acabou de deixar liberto o homem mais perigoso de toda a região.

 

Jesus sai, pois Ele não é invasor, vai embora e deixa que aquela cidade permaneça com a presença de pelo menos seis mil demônios (Mc. 5.13), ordena que seus discípulos naveguem de volta para a Galiléia e completem aquela cansativa noite depois de um dia de tanto trabalho.

 

Foi por esta razão que Jesus permitiu que os demônios permanecessem na cidade. Todo lugar onde Jesus não é bem vindo está automaticamente de portas abertas para o inimigo. Jesus não expulsou os demônios da cidade, pois a cidade não queria Jesus, mas expulsou do endemoniado porque naquele momento ele não tinha condições de decidir por si só, e ele ficou extremamente grato pela libertação.

 

Os discípulos provavelmente acharam que a missão havia sido frustrada, que perderam seu tempo e que o alvo de Jesus não fora alcançado. Mas Jesus tinha feito exatamente o que Ele foi fazer ali:

 

Salvar o homem que ganharia seus conterrâneos para Jesus.

 

 

UM NOVO MISSIONÁRIO

 

 

Ao entrar no barco para fazer a viagem de volta, Jesus é surpreendido pelo homem que fora liberto que pede pelo direito de ir com eles para a Galiléia. Jesus nega seu pedido e ordena que Ele vá até seus familiares e conte o que aconteceu.

 

Porém, a Bíblia diz que o homem saiu e começou a pregar em Decápolis (Mc. 5.20).

 

Decápolis era um conjunto de dez cidades habitadas por gentios que ficavam do outro lado do mar da Galiléia, gentios estes, que com certeza não ouviriam inicialmente a um judeu, todavia, não podiam negar atenção a um conterrâneo que comprovadamente tinha desfrutado de uma mudança de vida.

 

Todos procuravam o homem que fora oprimido para comprovar a tal história, e era assim que ele pregava a Palavra de Deus.

 

A missão de Jesus pareceu frustrada naquele dia, mas a prova de que Deus não faz nada errado e que Ele foi ali exatamente para salvar aquele homem, é que tempos depois, quando Jesus retorna àquela região, Jesus encontra um povo que o aguarda e espera pelos seus milagres.

 

Na segunda visita, Jesus curou um surdo e multiplicou pães, ganhando assim, muito mais almas para o seu reino (Mc. 7. 31,32,35;   8. 1 ao 10).

 

 

O MILAGRE EM NÓS

 

 

Obviamente não estamos na situação daquele homem gadareno, longe disso, e sei que se alguém estivesse nessa situação não estaria lendo este estudo agora, todavia, isso nos favorece e nos faz pensar sobre o que Deus é capaz de fazer pelas nossas vidas.

 

Se Jesus viajou por tantas horas para visitar e dar livramento a um super oprimido, o que o Senhor não faria para ajudar um servo, será que Jesus seria capaz de não responder às nossas orações, ou de desprezar a nossa causa?

 

Em Lucas 11 versículo 13 Jesus disse as seguintes palavras: “Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial, o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?”

 

Cada ser humano tem um tipo de problema, problemas esses que podem ser físicos, psicológicos, espirituais, sociais ou familiares, no entanto, não podemos esquecer de que o nosso Deus é capaz de solucioná-los, Ele é Deus e não rejeita o clamor do seu povo (Salmos 51.17).

 

Não existe problema difícil para Deus, Ele é soberano, está acima de tudo e não pode ser derrotado, Ele está sempre pronto para nos abençoar (I Pe. 5. 6,7).

 

 

CONCLUSÃO

 

 

Apesar de a nossa geração ter aprendido que o diabo é super perigoso e que devemos temê-lo, respeitá-lo e jamais o encarar, o texto que estudamos hoje mostra o poder do nosso Deus de expulsar não só um demônio, mas também de expulsar legiões.

 

Os demônios não só foram expulsos, antes também se prostraram e adoraram a Jesus (Mc. 5.6), isso prova que por maior que seja o levante de Satanás contra alguém, ele não poderá resistir à presença de Jesus na sua vida. Lembre-se, seu Deus é maior.

 

 

 

Geisiel Santos

www.geisielsantos.com

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

—————

Voltar