LEITURA DA PALAVRA

17/06/2012 08:44

 

Download deste Estudo. Clique aqui: LEITURA DA PALAVRA.docx (228,5 kB)

 

 

LEITURA DA PALAVRA

 

 

Por: Geisiel Santos

 

Oséias 4

6 "O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos." 

 

João 5

39 "Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;"

 

Atos 17

11  Ora, os irmãos de Beréia foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.

 

Apocalipse 1

3 "Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo."

 

 

INTRODUÇÃO

 

 

Uma das formas de identificar um fã declarado de um artista é quando o vemos vestir camisas sobre o seu ídolo, colecionar reportagens e acima de tudo, conhecer toda a história e trajetória da pessoa idolatrada.

 

Deus não é um ídolo, muito menos um artista de televisão, no entanto, a forma de conhecermos os seus seguidores não é muito diferente dos artistas aqui da terra.

 

Se verdadeiramente o amamos e desejamos estar com Ele, então faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para conhecê-lo, andar com Ele e saber a sua história.

 

 

PORQUE CONHECER DEUS?

 

 

Desejar conhecer Deus é provar que o amamos. Não podemos dizer que o amamos se não desejamos conhecê-lo.

 

O profeta Oséias disse que o povo de Deus peca porque lhe falta conhecimento, e isso é fato verídico.

 

Quando não sabemos o que entristece Deus, não podemos evitar de entristecê-lo, isso acontece porque não sabemos o que lhe deixa feliz e o que o entristece já que não conhecemos a sua vontade.

 

Conhecer Deus é desejar agradá-lo, é lutar para andar sempre dentro da vontade de dEle.

 

 

COMO CONHECER DEUS?

 

 

A única maneira de conhecermos a Deus é através da leitura da sua Palavra, não existe outro meio pelo qual conheçamos a vontade de Deus.

 

A Bíblia é a cartilha do cristão, ela nos ensina onde ir, quando ir e porque ir, da mesma forma que nos ensina onde não ir, quando não ir e porque não ir.

 

Conhecer a Bíblia exige mais do que uma simples leitura, é preciso estudá-la, ler o mesmo texto várias vezes se for preciso e não desistir de compreender o que aquele versículo ou capítulo quer nos dizer.

 

Muitos afirmam ter lido a Bíblia várias vezes, e isso é muito bom, mas não podemos fazer da leitura da Palavra uma disputa de tempo e quantidade. É melhor ler a Bíblia uma vez e compreendê-la do que ler várias vezes e não entender o que lê.

 

Portanto, pare em um texto quanto tempo for preciso, mas não passe por cima sem compreender o conteúdo daquele versículo e como aplicá-lo na sua vida.

 

 

O ESPÍRITO SANTO

 

 

De acordo com a própria palavra de Deus, somente com o auxílio do Espírito Santo conseguiremos ter a exata compreensão dos versículos Bíblicos.

 

Nenhum homem por si só é capaz de interpretar a Bíblia, é por isso que tantas pessoas a lêem, mais poucas têm suas vidas mudadas. O problema não está na Bíblia, ou não é porque lhe falta poder de mudança, mas o problema está em quem lê usando os métodos errados.

 

Muitos pegam a Bíblia como um mero passa tempo, deixam-na aberta em suas estantes e lêem um capítulo habitual todos os dias, no entanto, nunca pedem ajuda ao Espírito Santo para compreender o que está escrito.

 

Lembre-se, as palavras estão em nossas mãos, mas a interpretação das mesmas, isso vem de Deus e deve ser buscado diretamente dEle.

 

 

A ORAÇÃO

 

 

Entendendo o assunto do tópico anterior podemos concluir que é indispensável o uso da oração antes da leitura da Palavra.

 

Se você quer mesmo entender o que você está lendo, devo alertá-lo que precisará falar com o dono da Palavra antes de estudar a mesma.

 

Essa oração não precisa ser longa, de joelhos, em pé, ou em voz alta. Ali mesmo no seu cantinho de leitura você pode pegar a sua Bíblia, fechar os seus olhos e com um pedido sincero dizer a Deus o quanto você deseja entender aquilo que você irá ler a partir daquela hora.

 

Posso te garantir que a sua rápida e silenciosa oração será respondida, Deus (por intermédio do Espírito Santo) te ajudará e você conseguirá compreender aquilo que vai ser lido por ti naquele momento.

 

É uma questão de fé e dependência, você ora, crê e Deus faz o milagre.

 

Não deixe de orar antes da leitura, pois você precisará da ajuda do Espírito Santo para compreender e aplicar aquilo que você lerá depois da sua oração.

 

 

LER É CANSATIVO

 

 

Quando estamos doentes, a última coisa que o nosso corpo deseja é alimento. Isso acontece porque os anticorpos da doença passa a rejeitar tudo o que fará bem para o nosso corpo. É uma forma de garantir que eles estarão ali por mais um pouco de tempo.

 

No mundo espiritual não é diferente, a pessoa chega à igreja doente espiritualmente, debilitado moralmente e carregado de problemas psicossociais, alem disso, ainda tem o inimigo que o persegue, o oprime e não quer deixar aquela vida ser feliz.

 

Nesse momento o antídoto é apresentado, o nome dele é Jesus e tem a cura para todo o tipo de problemas físicos ou espirituais. A receita do remédio é a Bíblia e o doente precisa ler ela para ter noção da dimensão do seu problema e de como resolvê-lo, mas Satanás não quer permitir que essa libertação aconteça, então, ele lança cansaço, fadiga, dor nos olhos e tudo o que for preciso para não permitir a operação de Deus.

 

 

A OBEDIÊNCIA

 

 

Outro fator que não pode ser esquecido é que alem de ler a Bíblia temos a obrigação de obedecê-la.

 

Conhecer a Bíblia é conhecer a vontade de Deus, e conhecer a vontade de Deus é a base para obedecê-lo a ponto de sermos um exemplo entre os nossos irmãos.

 

Muitos têm brincado com Deus, (ou tentado brincar), vem à igreja, conhecem a vontade de Deus, mas não pratica a sua Palavra. Não podemos ser ouvintes, ou leitores esquecidos, Deus nos chamou para vivermos em harmonia com Ele e é isso que devemos fazer.

 

Aplique em sua vida cada coisa nova que você for aprendendo e em pouco tempo você será uma nova pessoa.

 

 

CONCLUSÃO

 

 

A leitura da Bíblia é indispensável para vida de quem deseja um compromisso sério com Deus, não dá para agradá-lo sem saber como ele deseja ser agradado, não dá para amá-lo sem saber como ele deseja ser amado.

 

Sendo assim, tome posse da tua Bíblia, faça dela a tua companheira de todas as horas e o seu manual de instrução para a vida.

 

Consulte a vontade de Deus através da oração, jejum e leitura da Palavra e antes que você perceba, você e Deus terão se tornado amigos íntimos e inseparáveis.

 

Lembre-se da oração do Pai Nosso, faça para alguém aquilo que você gosta que façam contigo, então, faça a vontade de Deus e Ele realizará todas as tuas vontades.

 

Precisamos estar atentos, não podemos abandonar a Bíblia toda vez que os olhos ameaçarem doer, ou que o sono bater à nossa porta. Lembre-se, o corpo doente sempre rejeitará o remédio, mas se o dono desse corpo insistir, com certeza este corpo será sarado.

 

 

 

Geisiel Santos

www.geisielsantos.com

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

—————

Voltar