O MILAGRE E A FÉ - Lição 2

19/09/2012 14:49

 

Downloade deste Estudo. Clique aqui: O MILAGRE E A FÉ.

 

ESTE ESTUDO FAZ PARTE DA SÉRIE LIÇÕES PARA ESCOLA DOMINICAL

Este estudo pode ser usado livremente para escola dominical desde que cite a fonte do mesmo.

 

LIÇÃO 2/10

 

O MILAGRE E A FÉ

Por: Geisiel Santos

 

 

TEXTO ÁUREO

"Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam."  (Hebreus 11 : 6)

 

 

VERDADE PRÁTICA

A fé é o combustível do Milagre. É o meio pelo qual Deus age nas mais diversas áreas da nossa vida.

 

 

Hebreus 11

1  ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.

 

2  Porque por ela os antigos alcançaram testemunho.

 

3  Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.

 

4  Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala.

 

5  Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara; visto como antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus.

 

6  Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.

 

 

INTRODUÇÃO

 

 

Uma característica típica dos milagres de Deus, é que em sua maioria eles são humanamente inexplicáveis.

 

Quando Deus promete algo para alguém, dificilmente Ele fala sobre hora, ocasião ou lugar que a bênção irá chegar, normalmente recebemos apenas a promessa e cabe a nós decidir se iremos esperar ou não por aquilo que nos foi prometido.

 

É aí que entra a fé, sem ela jamais conseguiremos crer em milagres que pareçam impossíveis.

 

Portanto, para falar, presenciar ou viver milagres é indispensável a presença da fé dentro do nosso coração.

 

 

1. O QUE É FÉ?

 

 

"Fé (do Latim fides, fidelidade) é a firme opinião de que algo é verdade".

 

"A fé não exige qualquer tipo de prova ou critério de verificação, pois emprega absoluta confiança em uma idéia ou fonte de transmissão."

 

“A fé não se sustenta em evidências, provas ou entendimento racional”, pois é a certeza de coisas invisíveis e que só o indivíduo consegue crer.

 

“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.” (Hebreus 11.1)

 

Sendo assim, não se pode esperar que duas pessoas consigam ter fé nas mesmas dimensões, pois é algo totalmente individual e que varia de acordo com a experiência que cada um tem com Deus.

 

 

 

2. O MILAGRE E A FÉ

 

 

Como vimos na introdução, na maioria dos casos é necessário fé para que o milagre aconteça. Da mesma forma, o tópico 1 nos mostrou que a dimensão da fé varia de acordo com cada pessoa.

 

Entendendo a fé em dimensões diferentes e o milagre como resultado da junção ente a fé e o poder de Deus, podemos afirmar que o milagre acontece na forma e tamanho que você acreditar que vai acontecer.

 

 É importante frisar que não estamos falando de confissão positiva na qual Deus seria “obrigado” a fazer exatamente o que você falar.

 

O que está sendo ensinado nesta lição é que Deus tem prazer em honrar a fé do seu povo fazendo o milagre nas dimensões em que você acredita que Ele é capaz de fazer.

 

Vejamos alguns desses exemplos:

 

 

1. JAIRO;

 

 

“E eis que chegou um dos principais da sinagoga, por nome Jairo, e, vendo-o, prostrou-se aos seus pés; E rogava-lhe muito, dizendo: Minha filha está moribunda; rogo-te que venhas e lhe imponhas as mãos, para que sare, e viva.”  (Mc. 5. 22, 23)

 

Nesta passagem encontramos um homem que sua filha estava muito doente e necessitava de um milagre urgente de Jesus.

 

Observe que ele não hesitou em ir procurar o mestre, pois ele sabia que Jesus tinha poder para curá-la.

 

De acordo com a fé de Jairo, se Jesus fosse até a sua casa e colocasse as mãos sobre sua filha, ela seria rapidamente curada, pois ele cria que Jesus tinha poder para fazer esse milagre.

 

Assim aconteceu, Jesus foi até a casa dele, encontrou a menina já morta devido o tempo de espera, mas, assim com Jairo havia crido, Jesus colocou as mãos sobre a menina e ela ficou instantaneamente curada.

 

 

 

2. MULHER DO FLUXO DE SANGUE;

 

 

“E eis que uma mulher que havia já doze anos padecia de um fluxo de sangue, chegando por detrás dele, tocou a orla de sua roupa; Porque dizia consigo: Se eu tão-somente tocar a sua roupa, ficarei sã.” (Mt. 9. 20 e 21)

 

Nesta ocasião encontramos uma mulher que a doze anos sofria de uma profunda hemorragia. De acordo com a fé dela se apenas tocasse nas vestes de Jesus ela ficaria curada.

 

Assim aconteceu, ela foi até Ele, tocou na orla de seu vestido e imediatamente ficou sã. Da forma como creu, assim aconteceu e Jesus a elogiou por sua fé.

 

 

3. CENTURIÃO DE CAFARNAUM;

 

 

“E, entrando Jesus em Cafarnaum, chegou junto dele um centurião, rogando-lhe, e dizendo: Senhor, o meu criado jaz em casa, paralítico, e violentamente atormentado. E Jesus lhe disse: Eu irei, e lhe darei saúde. E o centurião, respondendo, disse: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado há de sarar.” Mt. 8. 5 – 8)

 

Esse foi considerado por Jesus como o maior exemplo de fé que Ele encontrou durante o seu ministério terreno. Esse homem acreditou que se Jesus falasse uma única palavra o seu servo seria curado lá em sua casa.

 

Como era de se esperar, assim aconteceu, Jesus disse-lhe uma palavra de cura e imediatamente o seu criado ficou são mesmo não estando perto de Senhor.

 

Diante dessas referências, podemos concluir que o Senhor opera na vida das pessoas conforme a fé que cada um deposita nEle.

 

Lembre-se, o seu milagre será do tamanho da tua fé.

 

 

3. BUSCANDO POR OUTRO

 

 

Os milagres operados a pedido do centurião e de Jairo ensina-nos ainda outra lição, estes milagres mostram que podemos usar a nossa fé para pedir bênção por aqueles que já não conseguem crer. Se o seu próximo não consegue ou não está em condições de acreditar inteiramente em Jesus, você deve usar a sua fé a favor dele(a) e Deus fará o milagre. Mt. 9. 32,33;  Mc. 9.20-27;   Jo. 11.  1-4.

 

 

 

4. PARA QUE O CONHEÇAM

 

 

Apesar dos exemplos de fé citados anteriormente, não podemos esquecer os milagres que Jesus opera por sua espontânea vontade.

 

Quanto a esses milagres, normalmente Jesus opera na vida de pessoas incrédulas para que os mesmos reconheçam o poder de Deus.

 

Exemplo disso é a ressurreição do filho da viúva de Naim (Lucas 7. 11–17) e a libertação do endemoniado gadareno (Mc. 5. 1-13).

 

Em ambas as cidades Jesus ainda não era conhecido e ganhou muitas almas depois de operar estes milagres.

 

 

CONCLUSÃO

 

 

Depois de estudar sobre dimensão de fé e operações de milagres você pode está se preocupando por julgar ter uma fé pequena demais para receber o milagre. No entanto, observe o que Jesus disse em Mateus 17.20: “...porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível.”

 

O importante não é saber o tamanho da sua fé, mas o tamanho do poder do seu Deus. Creia que Ele faz o impossível e o milagre acontecerá na sua vida.

 

 

QUESTIONÁRIO

 

 

1. Traduza a palavra Fé?

 

 

2. Qual o tamanho do milagre?

 

 

3. Cite três pessoas que usaram a fé para receber o milagre:

 

 

4. O que fazer quando o nosso próximo não está em condição de exercer a sua fé?

 

 

5. Cite duas pessoas que receberam o milagre sem exercer a fé:

 

 

 

      LIÇÃO ANTERIOR                  PRÓXIMA LIÇÃO

 

Geisiel Santos

www.geisielsantos.com

 

Bibliografia desta lição: Enciclopédia Wikipedia (Definição da palavra Fé)   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

 

 

 

—————

Voltar