INCREDULIDADE - Lição 3

02/10/2012 09:27

 

 

Downloade deste Estudo. Clique aqui:INCREDULIDADE.docx (21,9 kB)

 

 

 

ESTE ESTUDO FAZ PARTE DA SÉRIE LIÇÕES PARA ESCOLA DOMINICAL

Este estudo pode ser usado livremente para escola dominical desde que cite a fonte do mesmo.

 

 

 

 

LIÇÃO 3/10

 

INCREDULIDADE

Por: Geisiel Santos

 

 

 

 

TEXTO ÁUREO

"Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e inofensivos como as pombas."  (Mateus 10 : 16)

 

 

 

VERDADE PRÁTICA

Uma vez que saímos para levar a palavra de Jesus ao mundo, temos que ter consciência de que nem todos receberão a nossa pregação.

 

 

 

Mateus 13

15  Porque o coração deste povo está endurecido, E ouviram de mau grado com seus ouvidos, E fecharam seus olhos; Para que não vejam com os olhos, E ouçam com os ouvidos, E compreendam com o coração, E se convertam, E eu os cure.

 

 

II Coríntios 4

3  Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto.

4  Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.

 

 

 

 

INTRODUÇÃO

 

 

 

Quando lemos a Bíblia Sagrada percebemos que desde o princípio a incredulidade esteve tão presente quanto a operação de Deus na vida de seu povo (Jo. 9.18;  Rm. 10.16;  IJo.5.10).

 

Poderíamos ainda acrescentar que o número de incrédulos sempre superou a quantidade de pessoas que conseguiam exercer a sua fé em Deus.

 

As pessoas têm grande facilidade de crer em promessas humanas que são falíveis, mas não conseguem acreditar nas promessas divinas, mesmo sabendo que Deus não mente e nem despreza a sua Palavra. (Mt. 24.35;   Jo. 5.24;   Jo. 15.7).

 

 

1. INCREDULIDADE

 

 

Incredulidade é a ausência total de fé. Uma vez que a fé não está presente no coração de uma pessoa, ela é considerada incrédula, pois não acredita no que foi visto ou ouvido da parte de alguém.

 

No mundo espiritual o incrédulo é aquele que não crê no poder de Deus ou na sua Palavra.

 

Nenhuma pessoa pode ser considerada incrédula simplesmente por não ser cristão, satanás não é cristão, no entanto, não é incrédulo, ele sabe e acredita que Deus pode fazer milagres. A pessoa incrédula é aquela que desfaz da Palavra de Deus, questiona a sua autenticidade e não crê na operação de Deus no meio do seu povo. Este sim pode ser considerado incrédulo, pois não crê na existência de Deus.

 

 

 

2. PERSEGUIDORES DA FÉ

 

 

Formando o grupo dos que são incrédulos existem aqueles que não se conformam só em não crer, mas também tentam impedir os outros de aceitarem a Jesus e crer na sua Palavra.

 

Esse grupo é ainda mais perigoso, pois normalmente não importam com as consequências humanas ou espirituais antes de investir contra um servo de Deus.

 

A Bíblia está cheia de exemplos de pessoas que padeceram muito por confirmarem publicamente a sua fé. Vejamos alguns desses exemplos:

 

 

1. Elias  I Rs. 19.1 – 4;

 

 Depois de ser aplaudido no monte Carmelo quando por sua oração Deus fez cair fogo do céu, Elias recebeu a notícia de que se não saísse rapidamente da cidade seria morto pelas mãos de Jezabel.

 

 

2. Micaías  I Rs. 22. 17 – 28;

 

Debaixo da autoridade do Espírito Santo Micaías profetizou que o rei Acabe morreria na guerra. Ao invés de desistir da guerra, Acabe simplesmente desacreditou da profecia e prendeu Micaías por não profetizar coisas boas a seu respeito.

 

 

3. Jeremias Jr. 38. 1 – 6;

 

Ao profetizar sobre a invasão que Nabucodonozor faria a Judá, Jeremias foi visto como traidor do reino e foi lançado dentro de uma cisterna cheia de lama para que se calasse.

 

 

4. Paulo At. 16. 22 -24;

 

Depois de expulsar os demônios de uma moça que era oprimida, Paulo recebeu o ódio da população da cidade e foi duramente açoitado e depois lançado na prisão onde teve suas mãos e pés amarrados e presos a um tronco.

 

Faltaria espaço para falarmos de tantos outros homens e mulheres que sofreram por expressar publicamente a sua fé em Deus. Os perseguidores estão em todo lugar e sempre prontos para enfrentar os servos de Deus, todavia, cabe a nós encarar a tudo e a todos para não deixar de pregar o evangelho puro e genuíno que é o evangelho de Cristo.

 

 

 

3. PORQUE NÃO CRÊEM?

 

 

Os motivos que levam uma pessoa a duvidar de Deus são diversos, mas que dividem o mesmo mal como consequência: A Incredulidade.

 

 

1. Porque não conhecem o poder do evangelho;

 

A primeira razão que leva alguém a duvidar dos milagres de Deus é o não conhecer o poder e a misericórdia de Deus.

 

Uma vez que o homem está no mundo, ele é condicionado a acreditar que qualquer testemunho é forjado e que tudo não passa de propagandas para atraí-lo para a igreja.

 

Para estes o Senhor deixou a sua misericórdia expressa em Atos 17.30.

 

 

2. Porque foram ensinados errado;

 

O segundo grupo é composto por pessoas que desde que aceitaram a fé foram ensinados por seus líderes que não devem acreditar em manifestações de milagres.

 

São pessoas que servem a Deus e o ama, mas por não conferir aquilo que ouvem, foram condicionados a desprezar os milagres de Deus. (Gl. 1.7)

 

 

3. Porque se decepcionaram;

 

Neste terceiro grupo encontramos pessoas que se decepcionaram com falsos profetas, vidas que um dia depositaram toda a sua confiança em uma promessa e só com o tempo perceberam que a tal promessa não era de Deus.

 

Muitas dessas pessoas chegam a desviarem e passam a duvidar totalmente da resposta de Deus, tudo por causa de frustrações por acreditar naquilo que não veio de Deus. (Mt. 18. 6,7)

 

 

 

4. Não conhecem o seu Deus;

 

Este grupo é formado pelos participantes do segundo e terceiro grupo. São pessoas que se decepcionaram e deixaram de crer, ou que simplesmente nunca foi ensinado e respeito da verdade.

 

O resumo final é que nenhum deles conhece verdadeiramente o seu Deus, não sabem qual é a sua vontade e passam a viver baseado no que ouvem ou vêem sem se preocupar em ler as sagradas escrituras. (Mc. 12.24)

 

 

5. Para manter a palavra;

 

Esse grupo é formado por lideranças, pessoas que já descobriram que estão errados, mas não querem se humilhar e ensinar a verdade para o seu rebanho.

 

Esse é o pecado da arrogância e da negligência, vidas passam fome espiritual porque aqueles que podem alimentá-las se negam a cumprir com o seu trabalho. (Mt. 23.13)

 

 

 

CONCLUSÃO

 

 

Como podemos estudar, a incredulidade está presente não só na vida dos que estão lá fora, mas também na vida de crentes que não conhecem verdadeiramente o poder do seu Deus. Crer em Deus e não crer que Ele opera milagres é limitar o poder de Jesus, e para isso, teríamos que anular o que está escrito em Lucas 1.37 que diz: “Porque para Deus nada é impossível.”

 

Se você ainda não crê deixo para você o conselho que Jesus deu a Tomé: “...Não seja incrédulo, mas crente” (Jo. 20.27b)

 

 

 

QUESTIONÁRIO

 

 

1. O que é incredulidade?

 

 

2. Qual o nome da mulher que ameaçou matar o profeta Elias?

 

 

3. O que Paulo fez para ser odiado pelos moradores de Filipos?

 

 

4. Cite três motivos que levam as pessoas a não crer em milagres?

 

 

5. Conte em rápidas palavras um milagre que Deus já operou na sua vida.

 

 

LIÇÃO ANTERIOR

 

PRÓXIMA LIÇÃO

 

 

Geisiel Santos

www.geisielsantos.com

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

—————

Voltar