PARECE QUE NÃO VEM - Lição 7

24/10/2012 23:21

 

 

Download deste Estudo, CLIQUE AQUI

 

 

ESTE ESTUDO FAZ PARTE DA SÉRIE LIÇÕES PARA ESCOLA DOMINICAL

Este estudo pode ser usado livremente para escola dominical desde que cite a fonte do mesmo.

 

 

 

LIÇÃO 7/10

 

 

 

PARECE QUE NÃO VEM

 

Por: Geisiel Santos

 

 

 

TEXTO ÁUREO

 

"A esperança adiada desfalece o coração, mas o desejo atendido é árvore de vida."          

       (Provérbios 13 : 12)

 

 

 

VERDADE PRÁTICA

 

Por sermos mortais, até um minuto nos parece demorado, enquanto isso, a eternidade de Deus lhe garante toda a paciência.

 

 

 

 

II PEDRO 3

 

8  Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia.

 

9  O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.

 

Hebreus 10

 

36  Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa.

 

37  Porque ainda um pouquinho de tempo, E o que há de vir virá, e não tardará.

 


 

 

INTRODUÇÃO

 

 

 

A falta de paciência tem sido a razão de muita gente se desviar dos caminhos do Senhor.

 

As sensações de ser esquecido por Deus e da sua causa não ser mais resolvida gera um sentimento de abandono e inferioridade fazendo com que a pessoa se isole das demais e deixe de acreditar que Deus se importa em atender às suas petições.

 

A questão é: É Deus quem demora em nos abençoar, ou somos nós que não conseguimos esperar a hora certa?

 

 

 

* 1. PACIÊNCIA

 

 

 

A paciência é a virtude de manter um controle emocional equilibrado sem perder a calma ao longo do tempo.

 

É a capacidade de suportar dificuldades, de persistir em uma atividade difícil se mantendo tranquilo e acreditando que você irá conseguir o que quer.

 

Ser paciente é ser perseverante, é esperar o momento certo para certas atitudes. É aguardar em paz e ter a capacidade de ouvir alguém, com calma, atenção e sem pressa.

 

Em uma interpretação mais resumida, ser paciente é se libertar da ansiedade.

 

 

 

* 2. ANSIEDADE

 

 

 

Ansiedade, ânsia ou nervosismo é uma característica biológica do ser humano, que antecede momentos importantes ou indesejados.

 

Os seus sintomas são sensações corporais desagradáveis, tais como uma sensação de vazio no estômago, coração batendo rápido, medo intenso, aperto no tórax, transpiração e nervosismo.

 

Ter ansiedade faz com que a pessoa perca uma boa parte da sua auto-estima, ela deixa de fazer certas coisas porque se julga incapaz de realizá-las. Dessa forma, o termo ansiedade está inteiramente ligado à palavra medo, pois é o medo de errar que não deixa a pessoa nem mesmo tentar realizar aquilo que lhe foi proposto.

 

A Ansiedade em níveis muito alto, impede que a pessoa desenvolva sua capacidade intelectual. O aprendizado é bloqueado e mesmo que receba uma explicação lógica, a pessoa discorda, pois acredita ter a resposta certa para cada coisa.

 

 

 

3. AÇÃO MALIGNA

 

 

 

A falta de paciência combinada com o excesso de ansiedade é uma arma letal contra a vida espiritual do crente.

Quando você passa a achar que Deus te abandonou e que Ele não vai mais te responder, sem que se perceba, uma enorme porta é aberta para que satanás comece a interferir na tua vida. (I Pe. 5. 6 - 8)

 

É a partir desses pensamentos que vem o afastamento de Deus, o afastamento da igreja e a aproximação da depressão.

 

Tudo o que o inimigo mais quer é que acreditemos na idéia de Deus está demorando e de não mais nos responder. É a sensação de frustração que mais agrada o maligno e ele tira bastante proveito disso.

 

É por isso que devemos estar atentos e não permitir que tais pensamentos invadam a nossa mente nos afastando das promessas e das bênçãos de Deus.

 

 

 

 

4. O QUE ACONTECE?

 

 

 

De acordo com II Pedro 3.9, o Senhor não atrasa em cumprir as suas promessas, mas somos nós que nos apressamos e temos o Senhor por tardio.

 

Queremos a bênção na nossa hora, mas nem sempre estamos prontos para recebê-la. Observe o que diz em Hebreus 10.36:

 

“Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa.”

 

De acordo com esta passagem, precisamos estar fazendo a vontade de Deus para alcançarmos as suas bênçãos, por outro lado, precisamos de paciência para primeiro fazer o que nos foi mandado e só depois, alcançarmos a promessa.

 

É aí que entra a falta de paciência junto ao excesso de ansiedade, é essa combinação perigosa que nos faz se apressarmos e perdermos a fé e a esperança no poder de Deus.

 

 

 

 

5. CONSEQUÊNCIAS DA ANSIEDADE

 

 

 

A Bíblia é repleta de exemplos de homens e mulheres que foram ansiosos e tentaram apressar a bênção de Deus na sua vida.

 

Infelizmente, nenhum deles se deram bem. Tentar antecipar o tempo de Deus é como sair com um carro antes de saber dirigir, você pode até tirá-lo do lugar, mas com certeza sofrerá um acidente antes de voltar para casa.

 

 

 

1. Absalão (II Sm. 15. 10)

 

 

Julgando-se pronto para reinar Absalão tomou o reino de seu pai e ordenou uma guerra contra ele.

 

O resultado não podia ser outro, um jovem inexperiente lutando contra o exército do melhor guerreiro que já existiu só poderia terminar em carnificina.

 

Absalão foi morto e o seu plano não prevaleceu, pois não era a hora, nem a vontade de Deus que Davi saísse do trono.

 

 

 

2. Filho Pródigo (Lc. 15. 11.32)

 

 

Sentindo-se maduro suficiente, aquele rapaz antecede o dia do recebimento da sua herança e toma posse da metade dos bens de seu pai.

 

Apesar da aparente maturidade, o jovem herdeiro não soube administrar o seu dinheiro e acabou sem nada cuidando de porcos até o dia em que reconheceu o erro e se humilhou.

 

 

 

5. CONSEQUÊNCIAS DA ESPERA

 

 

 

Se por um lado temos pessoas se dando mal por serem ansiosos, por outro temos pessoas sendo abençoadas por esperarem o tempo de Deus.

 

Diversos nomes podem ser citados como exemplos para este tópico.

 

 

 

1. Abraão (Gn. 24. 34,35) 

 

 

 

Durante muitos anos ele aguardou por uma promessa, esperou mesmo sabendo que era humanamente impossível, e foi essa esperança que, além de render-lhe a bênção esperada o tornou o pai da fé.

 

 

 

. José (Gn. 41. 41,42,43)   

 

 

 

Depois de expor um sonho teve a sua vida desmoronada, mas ele não perdeu a esperança  e permaneceu fiel até que Deus fez dele o governador do Egito.

 

 

 

3. Davi (I Sm. 24.5,6;            II Rs. 2. 10,11)  

 

 

 

Davi teve muitas chances de tomar o reino de Saul, mas preferiu esperar o tempo de Deus e o Senhor deu a ele um reino forte e vitorioso. Por conta da sua fé, Davi nunca perdeu uma guerra.

 

 

 

 

CONCLUSÃO

 

 

 

A ansiedade de tomar posse da bênção só nos afasta ainda mais dela. De nada adianta você se desesperar e tentar fazer Deus te abençoar a força, Ele tem o tempo e momento dEle e não vai agir enquanto não chegar este momento.

 

As únicas coisas que precisamos é paciência e confiança, se juntarmos essas duas palavras e colocarmos elas em nosso coração estaremos abreviando todas as bênçãos que Deus tem para as nossas vidas.

 

"Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará."  (Salmos 37 : 5)

 

 

 

QUESTIONÁRIO

 

 

1. Em uma interpretação resumida, o que é ser paciente?

 

 

 

2. A que outra Palavra podemos ligar o termo ansiedade?

 

 

 

3. Qual combinação é uma arma letal contra a vida espiritual do crente?

 

 

 

4. O que é preciso para alcançarmos as bênçãos de Deus?

 

 

 

5. Quem foi o homem que tentou tomar o reino de seu próprio pai?      

 

 

 

 

LIÇÃO ANTERIOR

 

PRÓXIMA LIÇÃO

 

Geisiel Santos

www.geisielsantos.com

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

—————

Voltar