MISSÕES SOB A ÓTICA DE CRISTO

12/01/2012 09:31

 

Download deste Estudo. Clique aqui: MISSÕES.docx (24 kB)

 

 

 

MISSÕES SOB A ÓTICA DE CRISTO

A SEARA E OS CEIFEIROS

 

Por: Geisiel Santos

 

Lucas 10

1  E DEPOIS disto designou o Senhor ainda outros setenta, e mandou-os adiante da sua face, de dois em dois, a todas as cidades e lugares aonde ele havia de ir.

2  E dizia-lhes: Grande é, em verdade, a seara, mas os obreiros são poucos; rogai, pois, ao Senhor da seara que envie obreiros para a sua seara.

3  Ide; eis que vos mando como cordeiros ao meio de lobos.

4  Não leveis bolsa, nem alforje, nem alparcas; e a ninguém saudeis pelo caminho.

5  E, em qualquer casa onde entrardes, dizei primeiro: Paz seja nesta casa.

6  E, se ali houver algum filho de paz, repousará sobre ele a vossa paz; e, se não, voltará para vós.

7  E ficai na mesma casa, comendo e bebendo do que eles tiverem, pois digno é o obreiro de seu salário. Não andeis de casa em casa.

8  E, em qualquer cidade em que entrardes, e vos receberem, comei do que vos for oferecido.

9  E curai os enfermos que nela houver, e dizei-lhes: É chegado a vós o reino de Deus.

10  Mas em qualquer cidade, em que entrardes e vos não receberem, saindo por suas ruas, dizei:

11  Até o pó, que da vossa cidade se nos pegou, sacudimos sobre vós. Sabei, contudo, isto, que já o reino de Deus é chegado a vós.

 

 

INTRODUÇÃO

 

 

Os dias em que estamos vivendo têm sido marcados pelo grande crescimento da igreja de Cristo na terra, a mídia, a liberdade religiosa e as atrações da igreja têm atraído as grandes massas para os caminhos cristãos. Recentemente uma pesquisa do IBGE revelou que os evangélicos estão crescendo de forma muito rápida no Brasil enquanto as outras religiões estão perdendo adeptos. Baseando-se nesses dados poderíamos afirmar que a seara de Deus nunca esteve tão cheia de ceifeiros como está agora, que a obra de Deus está progredindo e que Cristo está super satisfeito com a nossa geração. No entanto, estudando algumas palavras de Jesus pude perceber que no mundo espiritual não há essa mesma satisfação que estamos tendo aqui na terra, é que apesar do grande número de evangélicos no Brasil e no mundo, têm faltado candidatos para o exercício da chamada de forma que agrade ao Senhor, obreiros que se disponham não só a fazer, mas a fazer do jeito certo e agradável a Deus.

 

 

FALTA CEIFEIROS

 

 

Estudando a Bíblia, encontrei o texto de Lucas 10 que revela algo importante sobre o que Deus espera da nossa geração.

 

Em Mateus 9.36 (Texto paralelo a este), Jesus olhou para as multidões e teve grande compaixão delas por que andavam desgarradas como ovelhas que não têm pastor. É a partir daí que Jesus toma a decisão de enviar os seus discípulos para que levassem a palavra do evangelho àquelas vidas.

 

Observe que algumas verdades são reveladas aqui. Jesus estava no melhor momento numérico de seu ministério. Ao contrário dos dias que se seguiria, nessa ocasião Jesus tinha setenta discípulos, apesar disso, Ele afirmou que faltava ceifeiros.

 

O que Jesus queria dizer com isso? Como faltava ceifeiros em uma equipe de setenta discípulos, e porque Jesus não repetiu essa frase quando passou a ter apenas doze discípulos? O que será que Ele estava querendo dizer para os seus seguidores?

 

A resposta é simples, apesar do número extraordinário de discípulos, todos estavam concentrados em um mesmo lugar, não se espalhavam. As reuniões eram cheias, mas aqueles que não podiam estar nelas acabavam por não conhecer a Jesus, e isso incomodou e muito o nosso Mestre. De que adiantava tantos discípulos se nenhum estava trabalhando? Para que serve uma multidão de discípulos concentrados em um único lugar?

 

Jesus queria mudar aquela situação, Ele não queria discípulos parados na sua obra, Jesus nunca expressou desejo por quantidade, Ele sempre quis qualidade, obreiros dispostos, de prontidão para o trabalho e com o mesmo sonho do Mestre: “resgatar almas das mãos de Satanás”.

 

É ai que Ele decide enviá-los, colocar seus discípulos para o trabalho e espalhar o seu ministério entre as ovelhas perdidas da casa de Israel, era uma forma de acabar com a concentração do evangelho e espalhar por todos aqueles que precisam de Deus.

 

 

DUAS LIÇÕES DENTRO DE UM ÚNICO TEXTO

 

 

A 1ª é que multidões concentradas não impressionam Deus, Ele espera que seus servos vão ao encontro das almas e não que sentem em uma tribuna dourada para esperar que as almas venham até eles. Jesus atendeu à grandes multidões durante os seus discursos, no entanto, nunca rejeitou a oportunidade de ir até e o povo, curar suas enfermidades e entrar em suas casas, lição que os “profetas” da nossa geração precisam urgentemente aprender.

 

A 2ª é a forma como Deus espera que façamos missões, através do texto de Lucas 10, Deus nos ensina o que é fazer missões de verdade, nos ensina o tipo de missão que agrada a Deus e nos dá um modelo de humildade e retidão para a nossa caminhada.

 

Mergulhe neste estudo e tenha acesso a mais plena vontade de Deus para a sua vida.

 

 

DIÁRIO DE UM MISSIONÁRIO

 

NÃO ANDEIS SOZINHO

 

Lucas 10

1 E DEPOIS disto designou o Senhor ainda outros setenta, e mandou-os adiante da sua face, de dois em dois, a todas as cidades e lugares aonde ele havia de ir.

 

A primeira regra de Cristo para os seus discípulos foi que ninguém faz a obra sozinho.

 

Por mais capacidade, inteligência e conhecimento de campo que alguém tenha, se for desacompanhado a tendência é fracassar, todos os profetas do Antigo Testamento, assim como os apóstolos do Novo Testamento tiveram as suas equipes, ou quando não, um auxiliar que trabalhava diretamente para Eles.

 

Sabendo disso, Jesus manda que seus discípulos andem de dois em dois para a missão, deixando para Eles mais uma ordem divina: Se querem fazer missões, tenha comunhão com o seu próximo, ande junto com seus irmãos e não façam intrigas no meio do meu povo.

 

 Portanto, a primeira regra de Jesus para os seus discípulos foi: “Não ande desacompanhado” (Ec. 4. 9,10;  IIReis 8.4;  Jer 36.4; Fil. 1.1)

 

 

NÃO ESPERE PÚBLICO FÁCIL

 

Lucas 10

3  Ide; eis que vos mando como cordeiros ao meio de lobos.

 

O segundo alerta de Jesus para os seus discípulos é que eles não encontrariam públicos receptivos, que não esperassem ser recebidos com festas, aplausos ou coisas parecidas porque não encontrariam.

 

Essa é a segunda regra para quem quer fazer missões, Deus ta procurando ovelhas que tenham coragem de pregar para lobos, que desafiem a morte e o inferno a fim de ganhar uma alma para Deus.

 

Vivemos em uma geração cheia de missionários que não abrem mão da sua cadeira no púlpito nem que paguem a ele, lobos disfarçados de ovelhas para poder tragar não só a sua lã, como também toda a sua gordura.

 

Deus não nos chamou para isso, Ele não tem compromisso com quem tem a obra como um meio de vida, a Bíblia não tira do obreiro o seu direito a um salário, mas também não lhe dá o direito de enriquecer-se nas custas de suas ovelhas. Necessitamos de obreiros de verdade, obreiros que parem de dar pauladas em ovelhas que já foram amansadas e passem a pregar a verdade para aqueles lobos enfurecidos que estão no mundo precisando conhecer a palavra de Deus. (Mat. 7.15;  At. 20.29;  Marc. 16.15)

 

                                        

TEM QUE ABRIR MÃO DO COTIDIANO E CONFIAR SOMENTE EM DEUS

 

 

Lucas 10

4  Não leveis bolsa, nem alforje, nem alparcas; e a ninguém saudeis pelo caminho.

 

Essa terceira exigência de Jesus é uma das mais difíceis de cumprir, abrir mão do luxo e muitas vezes até do básico por amor ao evangelho exige dedicação total ao serviço da obra de Deus

 

Ao enviar os discípulos, Jesus ordena que eles não levem nada para o caminho, nenhuma reserva além daquilo que eles estavam usando. Atender a este pedido é confiar plenamente na vontade de Deus, acreditar que Ele vai junto e vai prover tudo o que o missionário precisará para o exercício do que foi enviado para fazer.

 

A ordem de não saudar ninguém pelo caminho, é baseado na cultura da época, quando uma saudação envolvia entrar na casa, sentar-se, comer alguma coisa e conversar um pouco (Obviamente isso acontecia entre amigos).

 

Baseando-se na cultura do tempo em que estavam vivendo, Jesus ordena que seus discípulos não perdessem tempo pelo caminho, que não parassem nem desviassem o seu foco do propósito principal que era ganhar almas para Deus. A ordem era a ninguém saudeis pelo caminho, ou seja, esqueça as suas amizades e vá ao encontro de quem realmente precisa de você.

 

 

SEJAM ABENÇOADORES

 

 

Lucas 10

5  E, em qualquer casa onde entrardes, dizei primeiro: Paz seja nesta casa.

6  E, se ali houver algum filho de paz, repousará sobre ele a vossa paz; e, se não, voltará para vós.

 

Apesar da nossa geração ter aprendido que  o mais importante é ser abençoado, Jesus ensinou aos seus discípulos que eles deveriam ser abençoadores. O principal alvo de cada discípulo ao sair para as missões não poderia ser o desejo de ser abençoado, eles deveriam sair com uma missão de paz, espalhar a paz do Senhor por todas as casas e abençoar as vidas que prontamente os recebessem em suas casas.

 

É impressionante como esses valores foram distorcidos ao longo da história da igreja, nos dias atuais um “profeta” não sai de casa antes de acertar o cachê, o hotel, a primeira classe do avião e outras série de absurdos. Se Deus usar o tal profeta para passar uma profecia de bênção financeira, ele exige uma comissão sobre a bênção quando ela chega e baseado na tal comissão, muitos passam recados por conta própria para ganhar dinheiro com a obra de Deus.

 

As vezes mim pergunto o que faz Deus não destruir essa geração de hipócritas e lobos que têm sugado a gordura das ovelhas de Deus.

 

 

NÃO DESPREZE A SIMPLICIDADE

 

 

Lucas 10

7  E ficai na mesma casa, comendo e bebendo do que eles tiverem, pois digno é o obreiro de seu salário. Não andeis de casa em casa.

 

Essa é a quinta ordem de Jesus para os discípulos missionários, “Não despreze a simplicidade”.

 

Obviamente o fato de alguém ser um obreiro e trabalhar para Deus não faz dele um super-homem.  Esse  obreiro  precisará  comer,  vestir  e  se abrigar para dormir quando estiver cansado. Se este obreiro está em missão, caberá a igreja que o enviou, ou a igreja que o recebeu providenciar tais coisas. Porém, diante de textos como este de Lucas que diz que “Digno é o obreiro do seu salário”, os tais obreiros aproveitam para se esbaldar em exigências absurdas, aumentando os tais salários como se fosse o presidente do mundo e estivessem dispostos a destruir financeiramente a igreja que o convidou (Fil. 4. 11,12,13).

 

Outra exortação de Jesus dentro deste versículo é a respeito da comida, mas quanto a isso falaremos no tópico a seguir.

 

 A terceira exortação de Jesus dentro desse versículo, é que uma vez que o discípulo esteja hospedado em algum lugar, por mais simples que ele seja, o discípulo não pode trocar aquele lugar por outro por ter encontrado um pouco mais de luxo no novo lugar. Aceite a simplicidade, “não andeis de casa em casa”, se te receberam com amor aqui, seja grato por isso e fique onde está para não se tornar motivo de humilhação para o teu irmão.

 

 

COMA O QUE TIVEREM PARA COMER

 

 

Lucas 10

8  E, em qualquer cidade em que entrardes, e vos receberem, comei do que vos for oferecido.

 

Jesus não admitiu discípulos exigentes no meio da sua obra: “coma do que eles tiverem para comer”, se tem um belo frango assado, amém, coma-o e alegre-se por ele, mas se os hospedeiros estiverem na prova e só tiver o ovo, coma e alegre-se por ele também.

 

Obreiro dengoso não tem lugar no campo de missões, obreiros que só come isso ou aquilo, que acostumou com a mamãe fazendo uma comida extra só para ele e outra para o restante da família, tais obreiros passarão por apuros no campo e ainda servirá de tormento para aqueles que o receberem em sua casa.

 

 

NÃO É UM PASSEIO

 

 

Lucas 10

9  E curai os enfermos que nela houver, e dizei-lhes: É chegado a vós o reino de Deus.

 

Quando chegarmos em algum lugar, devemos lembrar que temos o compromisso de espalhar a palavra de Deus entre os moradores do lugar em que estamos. Jesus ordenou aos seus discípulos para que curassem os enfermos e pregassem o evangelho por onde eles passassem.

 

Observe que a viagem dos discípulos não era para tirar férias ou para conhecer lugares novos, eles tinham a missão de levar o evangelho, pregar a palavra de Deus e ganhar almas para Cristo.

 

É impressionante como os obreiros da nossa geração parece não ter aprendido nada com o mestre, chegam em uma cidade e procuram logo igrejas para pregar, querem dinheiro é claro, pregam somente para crentes e saem levando toda a renda da igreja e deixando uma série de problemas para os líderes resolver. Jamais serão encontrados em praças, favelas e becos pregando a palavra de Deus, saíram para a missão, mais não estão se importando com ela, só querem ganhar dinheiro e é só o que interessa para os tais**.

 

 

SE FOR EXPULSO, AINDA ASSIM PREGUE

A PALAVRA DE DEUS

 

 

Lucas 10

10  Mas em qualquer cidade, em que entrardes e vos não receberem, saindo por suas ruas, dizei:

11  Até o pó, que da vossa cidade se nos pegou, sacudimos sobre vós. Sabei, contudo, isto, que já o reino de Deus é chegado a vós.

 

Observe que tem algo muito interessante aqui, muitos usam esse versículo para tentar amaldiçoar aqueles que não o querem receber, no entanto, duas ordenanças são apresentadas por Jesus para a sua igreja neste texto:

 

1ª – Não tente obrigar as pessoas a aceitarem Jesus, Deus respeita o livre arbítrio e não obrigará ninguém a servi-lo, se não quer, amem, volte outra hora, deixe que Deus trabalhará na mente e no coração e fará frutificar a semente.

 

2ª – Antes de sair, não deixe de plantar a semente do evangelho naquele coração, não é um discurso, apenas uma palavra: “Jesus te ama”, “Jesus está voltando”, ou alguma outra que vier à sua mente na hora, não saia amaldiçoando, abençoe, pregue a palavra e deixe que Deus cuidará daquele coração.

 

 

CONCLUSÃO

 

 

Diante das exigências que acabamos de ler, não é difícil entender porque Jesus disse que faltava ceifeiros. Não ha muita gente por ai dispostos a passar por tudo isso por amor a palavra de Deus, e baseado nisso podemos afirmar sem sombra de dúvidas: Apesar do evangelho está crescendo no Brasil e no mundo, apesar da liberdade religiosa que alcançamos ao longo dos anos, apesar de tudo isso, “A SEARA É GRANDE, MAIS FALTA CEIFEIROS”.

 

Então responda a si mesmo e a Deus agora: Você é um ceifeiro na obra de Deus ou é só mais um tentando se dar bem no meio evangélico?

 

Se você estiver achando que é muito difícil fazer a vontade do Senhor sob essas condições, então medite em Salmos 126.6 e mudará de opinião com certeza.

 

Seja um ceifeiro e acumule galardões nas mansões celestiais.

 

 

**OBSERVAÇÃO AOS PASTORES

 

 

Querido pastor, você que foi levantado por Deus para zelar do seu povo, tenha mais cuidado com quem é colocado no púlpito da sua igreja, obreiros sem histórico, sem referência de passado, muitos sem cartas de recomendação, ou mesmo um famoso reconhecido por ter uma bela oratória.

 

Quantas vezes um membro precisa de uma ajuda e a igreja não pode dar, uma cesta básica, um calçado, ou mesmo quando a igreja precisa de uma reforma e passa meses para poder fazer. Muitos na igreja são assalariados, pagam aluguel, água e luz e ainda sustentam uma família com dois, três ou cinco filhos, irmãos que passam fome dentro de casa, mas não deixam de ofertar e dizimar na obra de Deus.

 

Agora imagine se é justo pegar a oferta e o dízimo desse irmão e dá todo na mão de comerciante religioso que se disfarça de missionário ou de conferencista e sai pregando por ai. Dom de revelação e profecia não é sinônimo de vida com Deus pastor (Mat. 7. 21,22,23), não dê comida estragada para o seu rebanho, cuide das suas ovelhas e ensine elas a comerem do alimento que você tem para oferecê-las, pare de trazer gente de fora e dar toda a renda da sua igreja nas mãos de quem não deve.

 

Vigie, pois o pastor dará conta de suas ovelhas no grande dia do Senhor e isso inclui cuidados básicos, pessoais e financeiros também.

 

 

Geisiel Santos

www.geisielsantos.com

 

 

 

 

 

—————

Voltar