O ATALAIA

16/04/2012 10:20

 

Download deste Estudo. Clique aqui: ATALAIA.docx (19,2 kB)

 

 

 

FUNÇÕES DE UM ATALAIA

 

 

 

Por Geisiel santos

 

EZEQUIEL 33

 

1  E VEIO a mim a palavra do SENHOR, dizendo:

 

2  Filho do homem, fala aos filhos do teu povo, e dize-lhes: Quando eu fizer vir a espada sobre a terra, e o povo da terra tomar um homem dos seus termos, e o constituir por seu atalaia;

 

3  E, vendo ele que a espada vem sobre a terra, tocar a trombeta e avisar o povo;

 

4  Se aquele que ouvir o som da trombeta, não se der por avisado, e vier a espada, e o alcançar, o seu sangue será sobre a sua cabeça.

 

5  Ele ouviu o som da trombeta, e não se deu por avisado, o seu sangue será sobre ele; mas o que se dá por avisado salvará a sua vida.

 

6  Mas, se quando o atalaia vir que vem a espada, e não tocar a trombeta, e não for avisado o povo, e a espada vier, e levar uma vida dentre eles, este tal foi levado na sua iniqüidade, porém o seu sangue requererei da mão do atalaia.

 

7  A ti, pois, ó filho do homem, te constituí por atalaia sobre a casa de Israel; tu, pois, ouvirás a palavra da minha boca, e lha anunciarás da minha parte.

 

8  Se eu disser ao ímpio: Ó ímpio, certamente morrerás; e tu não falares, para dissuadir ao ímpio do seu caminho, morrerá esse ímpio na sua iniqüidade, porém o seu sangue eu o requererei da tua mão.

 

9  Mas, se advertires o ímpio do seu caminho, para que dele se converta, e ele não se converter do seu caminho, ele morrerá na sua iniqüidade; mas tu livraste a tua alma.

 

 

 

INTRODUÇÃO

 

 

 

Dentre todas as visões que o profeta Ezequiel recebeu de Deus, essa é uma das que merecem destaque. Nesta visão Deus dá a Ezequiel não só a certeza do seu chamamento, mas da a ele também a consciência da responsabilidade de um profeta.

 

Para isso, Deus faz uma alusão ao trabalho do atalaia no exército de qualquer país.

 

Era uma maneira de Ezequiel entender que a sua função não era só entregar recados e profecias, mas que ele também tinha uma responsabilidade muito grande sobre as consequências das suas palavras, ou do seu silêncio.

 

Deus queria ensinar Ezequiel para que hoje tivéssemos uma fonte de conhecimento do que é o ministério de um profeta.

 

 

O ATALAIA

 

 

 

O atalaia é aquele soldado que fica posicionado em um lugar estratégico com a missão de manter  o exército

informado de tudo o que está acontecendo à sua volta.

 

A palavra atalaia tem por significado: sentinela, guarda e vigia, portanto, é o guarda responsável pela observação do lugar de trabalho.

 

Quando você chega a um grande estacionamento, normalmente você percebe que no meio, ou na entrada do mesmo tem uma guarita elevada de onde um dos seguranças locais observa todo o perímetro e passa informações para os guardas que estão espalhados dentro do ambiente a ser vigiado. O guarda que fica na guarita é o atalaia, é o que observa e alerta para que seus companheiros façam um bom trabalho.

 

No exército de Israel, o atalaia ficava em guaritas elevadas, ou em cima de muros, ou em montanhas da cidade. Ele tinha em sua mão uma trombeta e a tocava toda vez que o inimigo tentava se aproximar. A idéia era deixar os seus companheiros alertas e fazer com que não fossem pegos de surpresa pelo inimigo.

 

 

 

A RESPONSABILIDADE

 

 

 

O atalaia tinha algumas obrigações que não podiam deixar de ser observadas.

 

1º. Ele não podia dar alarme falso;

 

 Uma vez que o atalaia tocasse a trombeta, todo o exército pegava a sua armadura e se preparava para a guerra. Se esse aviso fosse falso, a credibilidade do atalaia ficava comprometida e isso podia fazer com que o exército não se preparasse quando o aviso fosse verdadeiro.

 

Nesses casos o atalaia era automaticamente substituído e na maioria das vezes, morto pelo seu superior.

 

2º. Ele não podia deixar de avisar;

 

Todo o exército dependia da atenção do atalaia, se ele fosse distraído e não percebesse a chegada do inimigo, o exército inteiro poderia ser destruído por ser pego de surpresa pelos seus oponentes.

 

Sendo assim, o atalaia deveria ser o homem mais atento e responsável de toda a guarnição, já que um erro seu poderia custar a sua vida e a de todos os seus companheiros.

 

Ele deveria tocar a trombeta na hora e momento exato da necessidade de contra atacar os seus inimigos.

 

 

 

AS CONSEQUÊNCIAS

 

 

 

O que acontecesse no arraial pela mão do inimigo poderia ser ou não culpa do atalaia, mas ele sempre seria investigado.

 

1º -  Se o atalaia tocasse a trombeta e os seus amigos se preparassem e perdessem a guerra, o atalaia era inocente, pois fez a sua parte e cumpriu com sua obrigação.

 

2º - Se o atalaia tocasse a trombeta e seus amigos não dessem crédito ao seu aviso e perdessem a guerra, o atalaia era inocente, pois mesmo não sendo ouvido ele cumpriu com o seu dever e tentou avisar o seu exército.

 

3º - Mas, se fosse provado que no momento anterior ao ataque inimigo o atalaia não tocou a trombeta e não avisou o seu exército, ele seria culpado por cada morte de entre o seu povo e deveria ser julgado e condenado como assassino do seu próprio exército e como traidor da sua nação,

 

Sendo assim, sendo ouvido ou não, tendo o crédito ou não, o atalaia não poderia deixar de anunciar sobre o perigo. Se os seus compatriotas lhe dessem ouvidos, amem, se não se importassem, amem também, mas ele não poderia jamais deixar de anunciar a respeito do perigo que corriam por estarem despreparados.

 

 

 

PROFETA ATALAIA

 

 

 

Depois de explicar tudo isso a Ezequiel (Ez. 33. 2-6), Deus afirma que está levantando Ezequiel para ser o atalaia do seu povo (Ez. 33. 7-9).

 

Daquele dia em diante, toda a responsabilidade de avisar, exortar, e anunciar a vontade Deus ao povo de Israel estava sobre os ombros de Ezequiel. Como se não bastasse, Deus fala a Ezequiel que se ele temesse anunciar os recados de Deus e alguém que não foi avisado morresse em seu pecado, Ezequiel seria o culpado pelo sangue e pela perdição daquela alma.

 

Ele não poderia negligenciar e nem cochilar durante o serviço, pois todas as vezes que o inimigo quisesse atacar o povo de Deus, Ezequiel tinha a obrigação de alertá-los sobre tal ataque e conduzi-los à presença do Deus altíssimo.

 

Ezequiel cumpriu com rigor ao seu chamado, alertou o povo de Deus e fez conforme Deus lhe havia ordenado, não se desviou e nem negligenciou de fazer o IDE do Senhor para a sua vida.

 

 

 

CRISTÃO ATALAIA

 

 

 

Os anos se passaram e Ezequiel não vive mais, ele cumpriu com todas as suas obrigações e será ricamente galardoado por isso. Agora é a nossa vez, no Novo Testamento não existe mais um profeta dominante sobre uma nação, o Espírito Santo se derrama sobre todos o que o buscam e o Senhor Jesus deu a todos os seus seguidores a mesma obrigação que um dia fora dado a Ezequiel. Ele nos chamou para sermos atalaias dele e levarmos a sua palavra a todos os que dele precisam.

 

Antes de partir, Jesus deixou a seguinte ordem para nós: “Ide por todo o mundo e preguai o evangelho a toda a criatura”. Fomos chamados como atalaias e, assim como Ezequiel, temos a responsabilidade de salvar o mundo do estado de perigo em que eles se encontram nas mãos do inimigo.

 

A responsabilidade é a mesma:

 

se avisarmos e o ímpio for salvo, somos galardoados por isso;

 

Se avisarmos e ímpio não quiser nos ouvir e ele chegar a perecer, não seremos cobrados por isso;

 

Mas, se o ímpio morrer no seu pecado e não tivermos anunciado para ele as boas novas do evangelho, seremos duramente cobrados por isso e o sangue dele cairá sobre as nossas cabeças.

 

Ez. 33.8  “Se eu disser ao ímpio: Ó ímpio, certamente morrerás; e tu não falares, para dissuadir ao ímpio do seu caminho, morrerá esse ímpio na sua iniqüidade, porém o seu sangue eu o requererei da tua mão.”

 

Somos atalaias de Jesus e devo dizer que temos prestado um péssimo trabalho para o nosso exército, não anunciamos ao mundo que eles estão em perigos, temos vergonha de dizer que eles estão nas garras de satanás e evitamos falar que Jesus está voltando.

 

Somos atalaias simplesmente inúteis.

 

 

VISÃO PRIVILEGIADA

 

 

 

Por estarmos em uma guarita espiritual elevada, vemos coisas que o mundo não vê, sabemos de coisas que o mundo não sabe e prevemos coisas que o mundo não acredita.

 

Temos o conhecimento de Deus sobre céu, inferno, diabo e Jesus. Quando o mundo grita “É festa”, o crente grita “É laço”, quando o mundo grita “é vantagem”, o crente grita “é roubo”, e assim sucessivamente. Isso acontece porque conhecemos o nosso inimigo enquanto o mundo se quer acredita que ele existe.

 

O que não podemos é parar de tocar a trombeta por não estarmos sendo ouvidos. Se o atalaia tocar a trombeta e não for ouvido ele será justificado, mas se o atalaia parar de avisar sobre o mal, ele será condenado pelo perecimento dos que estão à sua volta.

 

Deus não deixará impunes os atalaias da nossa geração, homens e mulheres que não levam a palavra de Deus a quem realmente precisa e querem a salvação só para si.

 

Somos tendenciosos ao egoísmo e esquecemo-nos da ordenança do nosso mestre de levarmos o evangelho a toda a criatura. Se não quiserem te ouvir, continue pregando, se o convidado não for ao culto, continue convidando. Não queira ser julgado por negligência no grande dia do Senhor, faça a tua obrigação e deixe que o Espírito Santo testifique de ti naquele grande dia.

 

 

 

CONCLUSÃO

 

 

 

Você é um atalaia, então faça o seu serviço da forma correta, vidas estão morrendo por tua causa, e isso será cobrado das tuas mãos. Pegue hoje a tua trombeta, e saia para anunciar ao mundo que aquele que eles chamam de Senhor, na verdade é o seu maior inimigo, avise a eles sobre o perigo que estão correndo nas garras de satanás e mostre para eles que Jesus tem o esconderijo perfeito para as suas vidas.

 

Para de ser distraído, negligente e obstinado e saia para fazer o IDE do Senhor.

 

 

 

Geisiel Santos

www.geisielsantos.com

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

—————

Voltar