O PODER DAS PALAVRAS

13/03/2012 10:01

 

Download deste Estudo. Clique aqui: PODER DAS PALAVRAS.docx (24,4 kB)

 

 

O PODER DAS PALAVRAS

 

 

 

 

Por: Maximiller Vaz

 

 

 

Texto Mateus 12,37

Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras condenado.

Efésios 4,29

Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover edificações para que dê graça aos que ouvem

 

 

 

 

INTRODUÇÃO

 

 

 

 

“Palavras, palavras, somente palavras” “Ele é apenas um falador”. Essas afirmativas ilustram uma comum depreciação pela importância da linguagem. Porém, haverá outra coisa neste mundo tão potente para o bem ou para o mal como as palavras?

 

A fala é a faculdade que distingue o homem dos animais irracionais. É um sinal de raciocínio. A ação é precedida pelo pensamento. O pensamento antecede a ação, porém, o pensamento é impulsionado por sugestões que em sua maioria, são verbais.

 

Toda a cooperação entre os seres humanos depende da comunicação (Mt 12. 33,37).

 

As palavras eram consideradas algo de muito valor no Antigo Testamento, os hebreus criam que uma vez que as palavras deixassem os lábios do homem, não estavam mais sob sua influência, ou controle. Não poderia chamá-la de volta, mesmo se quisesse fazê-lo. Uma vez que um deles falasse algo, aquilo deveria ser cumprido, pois era uma questão de honra particular e coletiva, cumprir cada palavra que fosse dita por alguém.

 

A língua é um pequeno membro, mas grande é o seu poder, por isso, toda palavra deve ser medida e pesada antes de ser pronunciada.

 

Quando Isaque foi enganado ao abençoar Jacó ao invés de Esaú, não podia retornar a palavra de bênção e redigi-la a Esaú (Gn 27. 30,38), as palavras eram consideradas como tendo uma existência separada das pessoas. Uma vez ditas, eram vivas para efetuar seu próprio cumprimento.

 

 

 

ATRIBUTOS DA LÍNGUA

 

 

 

As palavras têm o poder de ferir ou de curar (Pv. 17.18) quando usadas de forma áspera, agem como uma espada e podem se transformar em armas letais. Usadas erradamente, podem ferir e matar. Já as palavras boas constituem sempre em um bom remédio.

 

Uma mesma língua pode apresentar características totalmente diferentes entre si, sejam elas boas ou ruins. Vejamos alguns desses atributos da língua:

 

1 - Enganosos (Pv. 8.20)

 

2 - Cheio de conhecimento (Pv. 5.2;  10.32)

 

3 – Falso (Pv. 10.18;  12.22;  17.7)

 

4 – Verdadeiro (Pv. 12.19)

 

5 – Pecaminosos (Pv. 12.13)

 

6 – Justo  (Pv. 16.13)

 

7 – Agradáveis (Pv. 16.21)

 

8 – Danosos (Pv. 24.2)

 

9 - A língua pode ser falsa (Pv. 6.17;  12.19;  26.28)

 

10 – Sedutora (Pv. 6.24)

 

11 - Perversa (10.31)

 

12 - Sábia (Pv. 15.2)

 

13 - Boa (Pv. 15.04)

 

14 – Maligna (Pv. 17.04)

 

A lista acima contém qualidades e defeitos, isto mostra que há um potencial para o bem e para o mal na fala humana.

 

Com nossa língua ferimos ou curamos, construímos ou destruímos, abençoamos ou amaldiçoamos. É importante que aprendamos a usar a língua como instrumento de bênção (Pv. 8.21).

 

 

 

A VERDADE OU A MENTIRA

 

 

 

O homem que fala a verdade no tribunal é louvado. A pessoa que é justo sempre promoverá a justiça por falar a verdade.  A pessoa justa fala a verdade, não porque esta sob juramento, mas por que é sua natureza fazê-la. Qualquer outra atitude seria altamente detestável.

 

O mentiroso, por sua vez, não merece confiança para dizer a verdade, mesmo quando está sob juramento. Suas mentiras cedo ou tarde o levarão ao fracasso. Devemos tomar cuidado com nossa personalidade cristã tanto na igreja, em casa, no trabalho, no colégio ou em qualquer lugar, temos que representar sempre com muito caráter o evangelho e a ética de Cristo.

 

Algumas mentiras tem um período de sustentação bem grande a ponto de a verdade  ser muitas  vezes crucificada  por  homens maus,  mas o projeto de Deus para este mundo é tão especial, que só a verdade tem permanência suprema. Toda falsidade será um dia exposta e aparecerá como realmente é.

 

Se Cristo é a verdade, a nossa vida tem que estar na verdade, precisamos ser verdadeiros em tudo e em toda a nossa maneira de viver.

 

 

 

DEIXANDO A MALEDICÊNCIA

 

 

 

Paulo em Efésios 4.31 diz que malicia deverá ser tirada, e em Tito 2.1,2, diz que não se deve difamar a ninguém.

 

Tiago 3.6 apresenta à língua como um mundo de iniquidade, que pode inflamar o curso da vida até precipitar a pessoa no inferno. Ela é comparada com uma fonte que não pode dar água doce e água amarga. O homem não tem condições de bendizer a Deus e maldizer a seu irmão (Tg 4.11) Pedro, nas suas primeiras cartas diz que o homem deve se despojar de toda maldade e toda malicia (I Pe 2.1;  3.10).

 

Todo crente deve ter uma linguagem sã e agradável. A língua só deve ser usada para o bem. O salmista diz que o verdadeiro cidadão do céu e aquele que não sabe difamar com sua língua e que fala a verdade segundo o seu coração, (Sl. 15.1-3), enquanto o ímpio estiver perto, a boca deverá estar fechada (Sl. 39.1), todo homem deve ser pronto para ouvir e tardio para falar e tardio para se irar porquanto a ira não opera a justiça de Deus.

 

De todos os assuntos tratados por Salomão em Provérbios, nenhum recebe tanta atenção quanto o uso e abuso da língua, o uso correto ou incorreto das palavras. Uma palavra falada é como um míssil teleguiado indo em direção ao seu alvo, dificilmente, ele não cumprirá o seu propósito..

 

 

 

AS PALAVRAS REVELAM O CORAÇÃO

 

 

 

Não há método de comunicação tão poderoso como a palavra falada. Os grandes políticos, filósofos, mestres e pregadores, sempre souberam o valor da palavra falada. As palavras são os indícios mais seguros para o caráter de uma pessoa. Pedro foi traído por suas próprias palavras enquanto estava assentado no pátio do sumo sacerdote (Mt. 26.69-73). Também revelamos quem somos pelas nossas palavras, o silencio poderá esconder a verdadeira natureza, mas, uma vez que abrimos a nossa boca e falamos, todos os que estão à nossa volta saberá exatamente o que está se passando em nosso coração, é através da fala que entregamos a nossa alma.

 

Thiago diz que todo homem esteja pronto para ouvir. Existem horas que e melhor ouvir do que falar. Cada crente deve exercer o ministério do silencio até que saiba que suas palavras irão produzir cura e edificação. Toda a palavra deve ser bem pensada, medida e analisada quanto menos uma pessoa fala menos chance ela terá de errar.

 

 

 

O QUE A BOCA FALA O CORAÇÃO ESTÁ CHEIO

 

 

 

Pensando dessa forma quantos estão falando daquilo que não viu, não ouviu ou nunca experimentou. Muitos pregadores da nossa geração insistem em contar vantagens repletas de mentiras sobre coisas que não aconteceram. É a prova de que apesar de ser um pregador, o coração ainda está cheio de mentiras e sujeiras diante de Deus.

 

A fala revela a alma e, portanto, quando falamos indevidamente, provamos o nosso despreparo espiritual seguido da falta de comunhão e temor a Deus.

 

Outro fator bastante aparente nos nossos dias é a perca de tempo com conversas ociosas (sem sentido). Muitos passam horas falando mal de seu irmão, criticando suas lideranças, reclamando da sua própria vida e, em sua maioria, tentando achar um culpado para os seus problemas.

 

Vejamos o que a Palavra de Deus fala sobre isso:

 

“mas eu vos digo que toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo: porque por tuas palavras será condenado” (Mt 12.36,37)

 

Cada um é culpado pelas suas decepções, se for dada uma pausa nos falatórios e este mesmo tempo for dedicado a reflexões, cada um encontrará o momento exato do acerto ou do erro que deu origem ao seu estado atual.

 

 

 

CONCLUSÃO

 

 

 

 

Quando estudamos sobre estar calado, não estamos ensinando que você deve deixar de posicionar-se quando as circunstâncias o exigem, ou de reclamar quando está no seu direito. Não quero que depois deste estudo se encontre pelas ruas pessoas zumbis que perderam a fala porque escolheram ficar calados para sempre.

 

Estamos falando de consciência, de que há tempo para todas as coisas e entre elas, o tempo de falar. Vejamos como fazer uso deste ensinamento no cotidiano:

 

Falar na hora certa;

 

Falar quando for necessário;

 

Fala apenas o indispensável;

 

Fala com sinceridade;

 

Fala para construir;

 

E medir as consequências do que falar (Tg 5. 25)

 

A todo instante recebemos alguém que precisa de uma palavra. Temos que ter responsabilidade, pois palavras edificam e destroem, marca para sempre as pessoas. Vamos tomar cuidado com palavras, com aquilo que muitas vezes não aguentamos segurar lembre-se sempre do domínio-próprio que a Bíblia nos traz. Que Deus ti abençoe grandemente Amém.

 

 

 

Escrito por: Maximiller Vaz

itinerantemiller@hotmail.com

 

Edição de: Geisiel Santos

www.geisielsantos.com

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

—————

Voltar