OS SINAIS TE SEGUIRÃO - Lição 4

08/10/2012 11:36

 

 

Download deste Estudo. Clique aqui: OS SINAIS TE SEGUIRÃO.docx (21,9 kB)

 

 

ESTE ESTUDO FAZ PARTE DA SÉRIE LIÇÕES PARA ESCOLA DOMINICAL

Este estudo pode ser usado livremente para escola dominical desde que cite a fonte do mesmo.

 

 

 

 

LIÇÃO 4/10

 

 

OS SINAIS TE SEGUIRÃO

 

Por: Geisiel Santos

 

 

 

 

TEXTO ÁUREO

 

  " Porque o nosso evangelho não foi a vós somente em palavras, mas também em poder, e no Espírito Santo, e em muita certeza..."  

 (I Tessalonicenses 1: 5)

 

 

 

 

VERDADE PRÁTICA

A Palavra muda a vida das pessoas, mas são os sinais que as atrai para ouvir a Palavra.

 

 

 

 

MARCOS 16

 

17  E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;

 

18  Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão.

 

19  Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus.

 

20  E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém.

 

 

 

 

INTRODUÇÃO

 

 

 

Nos dias em que estamos vivendo, está cada vez mais difícil contemplarmos operações de milagres no meio da igreja.

 

Os enfermos que entram em nossos templos já nem vêm com esperança de serem curados, até porque essa mensagem já não lhes é pregada mais.

 

A maioria dos cristãos da atualidade não tem coragem de estender as mãos em favor de um enfermo, pois reconhecem não ter vida com Deus para que aconteça o milagre.

 

É sobre essa enfermidade espiritual que falaremos nessa lição.

 

 

1. MILAGRES E MARAVILHAS

 

 

As palavras “milagre” e “maravilha” têm basicamente o mesmo significado;

 

Milagre é um feito extraordinário e inexplicável.

 

Maravilha é um feito extraordinário, surpreendente, prodigioso e admirável.

 

Baseado no significado dessas palavras, podemos afirmar que milagres e maravilhas é simplesmente aquilo que não temos visto e que não conhecemos.

 

O milagre é a cura do rim, do pulmão, da dor de cabeça  e de tantas outras dores e infecções que aparecem em nosso corpo e que a medicina teria poder de resolver.

 

Já a maravilha se caracteriza por curas ainda mais extraordinárias, é a cura do coxo de nascença, do cego, do mudo, do canceroso e de tantas outras situações que a medicina já havia desenganado.

 

Ambas são curas, mas que se diferenciam entre milagres e maravilhas. (ICr. 12. 9,10;      Hb. 2.4;)

 

O texto de I Coríntios 12 versículos nove e dez, separam os dons de curar do dom de maravilhas.

 

 

2. É PROMESSA

 

 

A operação de milagres através dos cristãos é uma promessa destinada a toda a igreja de Cristo na terra. Essa promessa não ficou restrita aos apóstolos ou aos crentes daquela época, mas foi destinada a nós que servimos a Cristo em nossos dias.

 

Em Marcos 1.17, a promessa de ser usado em milagres é para todos os que crêem no nome de Jesus, não é uma promessa restrita a pastores, obreiros ou “elite” da igreja, é para todos os cristãos, o Senhor promete que se clamarmos com fé Ele nos responde (Mt. 21.22;  Lc.11.10;  Jo 14. 12 – 14).

 

A ausência de milagres, pode ser simplesmente por falta de pedido sincero. Não deixamos de pedir, mas deixamos de acreditar que iremos receber, e se não cremos que Deus irá fazer milagres, não há porque Deus fazer, Ele age de acordo com a nossa fé (Ver lição 2) e não ultrapassa os limites impostos pela nossa incredulidade. (Jo. 11.40)

 

 

3. A SUBSTITUIÇÃO

 

 

Infelizmente, para suprir o lugar vazio que os milagres deixaram em nossos cultos, a igreja criou uma série de atrativos.

 

Durante algum tempo as pessoas iam para a igreja pelos milagres e, ao chegar lá, ouviam a Palavra. Hoje não temos mais milagres para  atraí-los  até  nós, então, criamos os mine shows, as premiações, a proposta de riqueza e tantas outras coisas para conseguirmos trazer um descrente na igreja.

 

Não precisaríamos de nada disso, se usássemos as ferramentas espirituais que Cristo nos oferece. Se fizéssemos uso dos atrativos espirituais, não só teríamos a igreja cheia, como os nossos cultos resultariam em mudança de vidas.

 

Os dons de Deus são para a sua igreja e não podem ser deixados de lado e esquecidos na dispensa espiritual, devemos fazer uso dos mesmos e os usarmos para ganhar almas para o reino de Deus.

 

 

 

4. MUITO MOVIMENTO, POUCO RESULTADO

 

 

Outro fator que tem acontecido no meio do povo de Deus é a promessa vazia de que vai acontecer alguma coisa extraordinária nos cultos que normalmente terminam sem que nada aconteça.

 

Pregadores passam meia hora prometendo que “hoje” é o dia que vai acontecer, não vai passar daquela noite e outras promessas vazias, no entanto, promovem apenas um movimento emocional que faz com que pessoas pulem, gritem e se alegrem na certeza de que a bênção chegou, mas, apesar de todo este movimento, nenhuma oração em prol dos motivos reais  é realizada e a verdade é que ao final do culto, as pessoas saem da mesma maneira que chegaram e nada de extraordinário acontece.

 

Os pregadores da nossa geração precisam parar de enganar o povo, precisamos de milagres e não de fingimentos, precisamos se alegrar pelo milagre recebido e depois confirmarmos que recebemos o milagre, chega de se alegrarmos por um milagre que não aconteceu porque alguém, ao invés de clamar por este milagre, ludibriou a igreja gerando um movimento incerto e infrutífero que só serve para causar frustrações na vida das pessoas.

 

Chega de enganos, precisamos de milagres.

 

 

5. MILAGRES DE VERDADE

 

 

Apesar de toda esta farsa que tem acontecido no meio do povo cristão, o Senhor não deixou de operar milagres, as promessas de que os sinais seguiriam os que cressem ainda está de pé e permanece a disposição de todos os que quiserem ser usados nessa área.

 

Deus não volta a sua Palavra atrás e o que Ele prometeu há de se cumprir na vida da igreja.

 

São muitas as referências Bíblicas sobre operações de milagres e essas promessas são para nós que compomos o corpo de Cristo.

 

Deus tem procurado pessoas que tenham esse desejo em seu coração, pessoas que sonhem com este ministério e que não se conformem em apenas fazer barulhos e fingir que está acontecendo alguma coisa da Parte de Deus.

 

Precisamos ser essa pessoa, aquele que vai se apresentar e dizer que quer ser usado em milagres no meio da igreja.

 

Chega de ouvirmos milagres de cem anos atrás, Deus tem milagres para fazer nos dias de hoje e qualquer um de nós pode ser o vaso a ser usado para tal obra.

 

Lembre-se, os sinais seguem os que crêem, então creia em milagres e Deus te usará.

 

 

 CONCLUSÃO

 

 

Apesar de não presenciarmos milagres com tanta frequência quanto os nossos irmão de outrora presenciaram, Deus não deixou de operar milagres, essa promessa ainda está de pé e permanece a disposição de cada crente que se dispões a servir a Deus.

 

Se você crer em Jesus, então você crerá em milagres, e se você crê em milagres o que está escrito em Marcos 16 versículos 17 e 18 é especialmente para você. Tome posse destes dois versículos e saia para levar cura às almas que precisam de você.

 

Geisiel Santos

www.geisielsantos.com

 

 

QUESTIONÁRIO

 

 

1. Qual o significado da Palavra Maravilha?

 

 

2. Qual o texto da Bíblia que separa os dons de curar do dom de maravilhas?

 

 

3. Para quem é destinada a promessa de operações de milagres?

 

 

4. Qual o resultado que as promessas vazias de alguns pregadores podem promover?

 

 

5. Você acredita em todos os testemunhos que você ouve?

 

 

LIÇÃO ANTERIOR 

 

PRÓXIMA LIÇÃO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

—————

Voltar