PROFETAS E PROFECIAS

02/12/2011 17:32

 

 

Download dete estudo. Clique aqui: PROFETAS e PROFECIAS.docx (27,7 kB)

 

 

 

PROFETIZANDO EM O NOME DO SENHOR

 

 

 

Por: Max Miller

        Igreja Pentecostal Reina a Glória

 

 

Texto:
I Reis 22

 

03. E o rei de Israel disse aos seus servos: Não sabeis vós que Ramote-Gileade é nossa, e nós estamos quietos, sem a tomar da mão do rei da Síria?

04. Então perguntou a Jeosafá: Irás tu comigo à peleja, a Ramote-Gileade? Respondeu Jeosafá ao rei de Israel: Como tu és sou eu, o meu povo como o teu povo, e os meus cavalos como os teus cavalos.

05. Disse mais Jeosafá ao rei de Israel: Rogo-te, porém, que primeiro consultes a palavra do Senhor.

06. Então o rei de Israel ajuntou os profetas, cerca de quatrocentos homens, e perguntou-lhes: Irei à peleja contra Ramote-Gileade, ou deixarei de ir? Responderam eles: Sobe, porque o Senhor a entregará nas mãos do rei.

07. Disse, porém, Jeosafá: Não há aqui ainda algum profeta do Senhor, ao qual possamos consultar?

08. Então disse o rei de Israel a Jeosafá: Ainda há um homem por quem podemos consultar ao Senhor. Micaías, filho de Inlá; porém eu o odeio, porque nunca profetiza o bem a meu respeito, mas somente o mal. Ao que disse Jeosafá: Não fale o rei assim.

09. Então o rei de Israel chamou um eunuco, e disse: Traze-me depressa Micaías, filho de Inlá.

13. O mensageiro que fora chamar Micaías falou-lhe, dizendo: Eis que as palavras dos profetas, a uma voz, são favoráveis ao rei; seja, pois, a tua palavra como a de um deles, e fala o que é bom.

14. Micaías, porém, disse: Vive o Senhor, que o que o Senhor me disser, isso falarei.

 

 

 

INTRODUÇAO:

 

 

Tenho falado muito contra os falsos profetas e contra as falsas profecias. Tenho alertado a igreja, sobre o poder destruidor e maligno que se encontra oculto atrás de profecias que são faladas em o nome do Senhor sem que jamais tenha procedido dos lábios nem do coração de Deus. É preocupante o numero de homens e mulheres que vão às reuniões de oração e estão sempre descontentes com tudo, são pessoas desorientadas e sem comunhão com Deus que se tornam receptíveis a qualquer palavra que fale diretamente dos seus desejos, vaidades e caprichos.

 

A Bíblia chama estes desejos de ídolos do coração ( Ez 14.2-4). Tudo que essa gente precisa é encontrar “profetas” que não tenham o temor de Deus e que possam ser comprados e persuadidos por alguma recompensa.

 

Esses falsos profetas sempre falarão a estas pessoas de acordo com seus desejos, mas jamais de acordo com a palavra de Deus.

 

Vejamos o que podemos aprender com a trágica história do final da vida de Acabe, como foi enganado pelos “ídolos” do seu coração ao ouvir e dar crédito a falsas profecias. Veremos ainda que foi Deus quem deu livre curso ao espírito de engano para destruí-lo, pois essa era a vontade de Deus por Acabe tê-lo abandonado.

 

Mesmo tendo ali cerca de 400 profetas, não se achou um que não tivesse sido enganado. Somente Micaías, que não fazia parte desse grupo, pode revelar a perfeita e verdadeira vontade de Deus.

 

Ele não disse uma palavra de Vitória, mas revelou o que aconteceu no Mundo Espiritual que fez com que tanta gente fosse enganada e profetizasse falsamente em nome do Deus de Israel. Ele também anunciou o juízo de Deus sobre Acabe.

 

Este texto não ficou para nós por acaso, mas aprouve o Senhor que ele fosse escrito para que possamos tirar do mesmo, preciosas lições para a igreja da nossa geração. Medite nisso.

 

 

CARACTERÍSTICAS DE UM PROFETA?

 

 

O que poderia parecer mero descuido da Lei para o homem comum, era visto como um grande desastre pelo profeta, tamanha era a sua sensibilidade diante do pecado que não conseguiria jamais conviver com ele. (Jr 2.12,13,19). O profeta não somente ouvia a voz de Deus como sentia seu coração, (Jr 6.11; 20.9.) Tal sentimento era conseqüência de um estreito relacionamento com Deus, (Am 3.7);

 

Era mantendo essa comunhão com Deus que o profeta conseguia compreender melhor do que ninguém os propósitos de Deus em relação ao povo para os quais ele fora chamado.

 

A mensagem dos profetas normalmente continha advertências contra aqueles que colocavam sua confiança em outras coisas e não em Deus, coisas essas como: sabedoria humana, (Jr 8.8 e 9, / 9.23 e 24), riqueza, (Jr 8.10), autoconfiança, (Os 10.12 e 13), no poder opressor; em outros deuses e etc.

 

Constantemente o profeta desafiava a falsa santidade do povo judeu e tentava desesperadamente encorajá-los a uma sincera obediência à Lei.

 

Houve milhares de profetas na história judaica. A maioria deles transmitiu mensagens específicas ao tempo e circunstância em que estavam vivendo.


 

 

CONHECENDO MELHOR OS DOIS REIS

 

 

REI ACABE

 

Acabe ou Acab, filho de Onri, foi o sétimo Rei de Israel, foi um rei politicamente forte e muito poderoso, mas muito fraco na moralidade pessoal, fez alianças com a Fenícia, com a Síria, com Tiro e muitas outras nações pagãs e acabou por levantoar o crédito de Israel como nação. No entanto, ele permitiu que sua esposa e rainha Jezabel, (uma mulher estrangeira e idólatra), levasse o povo de Israel ao pecado da idolatria. Essa atitude provocou a ira de Deus e foi o motivo principal da queda de Acabe. Ele não só permitiu que Israel adorasse as divindades pagãs, como pessoalmente juntou-se à sua mulher na prática da idolatria. Ele morreu em batalha em 853 a.C.

 

 

REI JOSAFÁ

 

Josafá, filho de Asa, reinou por vinte e cinco anos sobre Judá em Jerusalém. Como seu pai, fez o que era reto perante o SENHOR. Contudo, os altares idólatras não se tiraram, porque o povo não tinha ainda disposto o coração para com o Deus de seus pais.

 

Os seus três primeiros anos foram provavelmente um reinado em conjunto com o seu pai Asa, que se achava enfermo dos pés.

 

 

Alguns fatos importantes se destacam no seu reinado, como:

 

  • Josafá se empenhou em se fortalecer militarmente contra Israel, com quem não tinha havido paz nos últimos anos do reinado de Asa.

 

  • Rejeitando os ídolos, ele procurou a Deus e andou nos seus mandamentos.

 

  • O SENHOR confirmou o reino em suas mãos, por causa da sua fidelidade.

 

  • Ele recebeu presentes de todo o povo de Judá, dando-lhe riquezas e glória em abundância.

 

  • Mandou príncipes e levitas (quatorze ao todo) junto com dois sacerdotes, para percorrer todas as cidades de Judá e ensinar ao povo o Livro da Lei do Senhor.

 

  • Josafá se engrandeceu em extremo, edificou fortalezas e armazéns, empreendeu muitas obras e tinha um exército forte em Jerusalém.

 

  • Josafá introduziu um sistema judicial no país, com juízes em cada cidade fortificada, exortando-os a "julgar da parte do Senhor e não do homem, temendo o Senhor porque não há por parte dEle injustiça ou parcialidade e nem aceita Ele suborno".

 

A pergunta que surge é: Porque Josafá teria se aliado com uma pessoa como Acabe? A resposta é simples, ele sabia que se Acabe perdesse a guerra, Judá seria a próxima nação a ser invadida por Ben-Hadade (Rei da Síria). E sendo Israel, uma nação irmã, e sendo a Síria um inimigo em comum, é possível que a idéia da união fosse apenas para uma ação momentânea contra a Síria e que após vencerem o inimigo que tirava a paz de ambas as nações, tudo voltaria para o seu devido lugar.


 

    O REINO DIVIDIDO

 

 

Somente três reis governaram o povo de Israel em um reino unido, Saul, Davi e Salomão, depois deles o reino foi dividido (933-587 AC). O Reino de Israel, se dividiu, formando dois reinos: Israel, ao Norte, tendo como cidade principal Samaria, e formado por 10 das 12 tribos; e forma-se ao sul o Reino de Judá, tendo Jerusalém como centro político e religioso, formado pelas tribos de Judá e Simeão.

 

Após essa divisão ocorreram diversas investidas na região por parte do Egito, Assíria e Babilônia, que ao dominarem as regiões, tributavam-nas. As 10 tribos do Norte foram tomadas pelos Assírios no séc. VIII a. C. e o reino do sul sofreram com os egípcios no séc. VII, e com os babilônicos no séc. VI a. C..

 

A Divisão foi causada pelo pecado de Salomão e pela dureza de Roboão (seu filho e herdeiro) na questão dos impostos. O Reino do Norte (Israel) começa com Jeroboão I (filho de Nebate), rei idólatra, e, baseando-se no exemplo dele, todos os reis que o sucederam seguiram a mesma idolatria.

 

O Reino do Sul (Judá) começa com Roboão, filho de Salomão (Roboão também foi idólatra), mas o Reino do Sul teve alguns bons reis que trouxeram de volta a adoração ao Senhor: Asa, Jeosafá, Joás, Jotão, Ezequias e Josias.

   

 

QUEM ERA O PROFETA MICAÍAS?

 

 

O nome MICAIAH em hebraico, ou MICAÍAS significa “Quem é como o Senhor?”. Foi profeta no reinado de ACABE (que quer dizer “irmão de pai”). Micaías (Filho de INLÁ), foi quem Acabe mandou buscar para saber se deveria ou não marchar contra Ramote de Gileade. Esse fato histórico aconteceu cerca de 890 a.C.. O nome do profeta Micaías, não aparece antes desta data, mas a expressão de Acabe em I Reis 22.8 nos faz entender que já tinha recebido do mesmo profeta, em tempos passados, mensagens de censura e alerta contra as suas ações.

 

 

A MENSAGEM DO PROFETA MICAÍAS

 

 

Ao chamarem o profeta Micaías, Acabe sabia que uma palavra verdadeira estava por vir, e sendo ele um rei totalmente repudiado à vista de Deus, somente ouvira uma palavra que com certeza não gostaria.

 

Então tiram Micaías de um lugar onde já estava, a prisão, e o trazem à presença de Acabe que o indaga na presença do rei de Judá sobre que resultado teria a guerra contra Ben-Hadade, mas, a princípio a resposta do profeta é de forma desprezível e rápida, como a resposta que Acabe queria ouvir, mas novamente é indagado e intimado a dizer a verdade. E então, a verdade é dita. Acabe não só perderia a guerra, como nesta peleja ele morreria.

 

Diante dessa resposta, o rei acabe manda que joguem Micaías novamente na prisão e o tratem com o pão de angustia e água de amargura.

 

Assim somos nós quando estamos na contramão do caminho da vontade de Deus, sempre queremos ouvir uma palavra que nos mostre que mesmo andando distante do Senhor estamos certos. Mas uma palavra profética vinda de Deus sempre irá de encontro ao pecado e ao erro da autoconfiança da mente humana.

 

 

CONCLUSÃO

 

 

Deus permitiu que um espírito imundo correspondesse a expectativa de Acabe;

 

Conforme o engano e a idolatria do seu coração, Acabe recebeu as palavras que queria ouvir, mas recusou a Palavra de Deus que lhe traria proteção e libertação. Saiu para guerrear achando que estava protegido porque tinha se disfarçado para que os sírios não o reconhecessem. Mas o problema não era os sírios, nem a batalha, nem a guerra, o problema estava nele e a sua morte já estava ordenada por Deus.

 

As pessoas podem se esconder dos pastores, da Igreja, mas, de Deus, quem teria a capacidade de se esconder? O rei Acabe foi atingido por uma flecha atirada a esmo e morreu.

 

O apostolo Paulo nos adverte seriamente que o próprio satanás se disfarça de anjo de luz (2Co 11.14). Esses são os principais modos de operação do inimigo, o disfarce e a infiltração. Isso significa que ele e suas legiões de demônios podem imitar as formas proféticas, colocando–as em mentes despreparadas e descompromissadas com Deus levando os próprios profetas a crerem que seria Deus quem estivesse lhes falando (obviamente isso só seria possível em vidas sem nenhum compromisso com a verdade e sem intimidade com Deus, pois um genuíno servo de Deus reconhece a voz do pai).

 

 

 

Ser Profeta: muita gente nos nossos dias quer ser profeta por que isto representa para eles autoridade máxima; são pessoas desequilibradas e despreocupadas em obter uma educação e saúde espiritual, querem a qualquer custo falar algo sobre Deus para serem vistos porque os profetas do antigo testamento eram famosos como uma “celebridade”, mas esquece-se que os verdadeiros profetas da antiga aliança eram instruídos por Deus para preencherem pelo menos três quesitos básicos para o exercício de seu ministério:

 

1º- Cultural – Eles conheciam e questionavam a cultura de sua época;

2º - Espiritual – Possuíam uma intimidade ímpar pra com Deus;

3º - Político – Eram capazes de tratar de qualquer assunto relacionado à sua política local.

 

São muitos os que querem ser um sucesso absoluto, pregar diferentes mensagens, mas seus corações estão voltados para as coisas desta vida e enfrentam o auto desafio de criar uma série de inovações não só extra bíblicas como também anti bíblicas.

 

Que Deus abençoe sua vida, que você nunca encontre falsos profetas

 

 

Observação importante: Apesar da linguagem generalizadora que é apresentada neste estudo, não estamos pregando contra os verdadeiros profetas ou verdadeiras profecias, somos pentecostais e acreditamos nos dons de Deus. Uma prova disto é o profeta Micaías citado neste mesmo estudo que profetizou em o nome do Senhor e profetizava a verdade. Falamos de pessoas que se autodenominam profetas e passam a entregar recados que não receberam e falar coisas que Deus não ordenou, e assim, contaminam toda uma geração distanciando-a totalmente da genuína vontade de Deus, lembre-se sempre: Toda profecia ou revelação, tem que estar condizentes com o que anteriormente o Senhor deixou para nós na Bíblia.

 

Nunca despreze um culto de ensino na sua igreja, eles serão muito importantes para a sua vida com Deus.

 

 

 

Escrito por: Max Miller Vaz

Revisado e corrigido por: Geisiel Santos

www.geisielsantos.com

 

 

 

 

 

 

—————

Voltar