SALMOS 23. EU SOU O QUE SOU (SEIS NOMES DE DEUS)

22/01/2012 08:05

 

Download deste Estudo. Clique aqui:  SALMOS 23 OS 6 NOMES DE DEUS.docx (23,3 kB)

 

 

 

SALMOS 23

 

EU SOU O QUE SOU

 

 

Por: Geisiel Santos

 

 

 SALMO  23

 

1  O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.

 

2  Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas.

 

3  Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.

 

4  Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.

 

5  Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.

 

6  Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias.

 

 

INTRODUÇÃO

 

 

 

Depois de estudarmos acerca dos personagens do Salmo 23, agora é a vez de conhecermos a maneira como Deus se apresenta neste Salmo.

 

Dentre todos os Salmos da Bíblia, o Salmo 23 é o que mais chama a atenção dos leitores pela grandiosidade e riqueza de seus versículos. É um Salmo relativamente pequeno, no entanto, com a riqueza de um livro.

 

Neste estudo, conheceremos seis dos muitos nomes que revelam a grandeza de Deus. Quero apresentar através deste Salmo um Deus que é exatamente aquele que você precisa, o Deus que pode atender todas as nossas necessidades e que não existe nada que Ele não possa resolver.

 

Em Êxodo 3.14, ao ser indagado por Moisés a respeito do seu nome, Deus respondeu que o seu nome é:       EU SOU O QUE SOU”, mandou que Moisés apresentasse este nome aos seus compatriotas e dissesse que o EU SOU o havia enviado. Se pararmos para analisar esta auto apresentação de Deus, conseguiremos entender exatamente o que Ele quis dizer a Moisés e ainda hoje está dizendo à sua igreja.

 

Vivemos dias de pregações limitadas, pregações que apresentam Deus de uma única forma e deixam de falar dos demais atributos de Deus. Para uns Jesus é o Deus da cura e só isso, para outros Ele é o Deus da prosperidade e só isso, porém, ao estudarmos o Salmo 23 e colocarmos este texto em paralelo com Êxodo 3.14, percebemos que Deus é muito mais do que o que cura ou o que faz prosperar, Ele é o que É, é o Deus que tudo pode, tudo vê, tudo sabe e que não perde batalha, portanto, Ele é o que É.

 

Conheça a partir de agora seis nomes que apresentam a grandeza do seu Deus, nomes que provam que Deus é mais do que cura e prosperidade, Ele é o Todo Poderoso.

 

 

JEOVÁ ROPHI

 

 

Salmo 23

1  O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.

 

O nome Jeová Rophi, ou Roph Iavé, tem por significado O Senhor é meu pastor.

 

Diante das dificuldades que enfrentamos nos tempos atuais, é indispensável a ajuda de um bom pastor na nossa vida.

 

O mundo evoluiu, junto com ele evoluiu também o pecado, a mentira e tudo o que não provém de Deus, surgiram novos atalhos espirituais, e apesar de cada vez mais pessoas entrarem por eles, jamais é revelado onde tais atalhos irão terminar. Todos querem falar em “nome de Deus” e a impressão que se passa é de que há vários deuses agindo sobre a terra, cada “profeta” afirma ter recebido uma mensagem diferente de deus formando assim uma grande confusão nas mentes leigas que recebem essas mensagens.

 

Exceto com a ajuda direta de Deus, jamais conseguiremos tomar as decisões corretas que representem verdadeiramente a vontade do nosso Mestre, precisamos de sua ajuda para não sermos confundidos. É nessa hora que o Bom Pastor se apresenta, Ele nos toma em seus braços, garante a proteção que nos afastará de caminhos mentirosos e supre as nossas necessidades.

 

Jesus é este bom pastor o Jeová Rophi da sua igreja e que jamais abandonará o seu servo no momento de aflição, e se ele é o nosso Pastor, uma coisa é certa, nada nos faltará, Ele supre todas as nossas necessidades sem exceção, e atende aos nossos clamores. (João 10.11 ao 15)

 

 

JEOVÁ SHALOM

 

 

Salmo 23

2  Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas.

3  Refrigera a minha alma;...

 

No versículo 2, conhecemos Deus como o Jeová Shalom ou Shalom Iavé que tem o sentido de: O Senhor é a minha Paz.

 

Observe que neste versículo o Salmista apresenta Deus como àquele que garante a sua tranquilidade. Se colocando na condição de uma ovelha ele diz que o Senhor o faz deitar em pastos verdes e o guia a águas tranqüilas, a sua alma está refrigerada e ele afirma desfrutar de plena paz.

 

Um clima de paz, sossego e bonança é apresentado neste versículo, a presença do Jeová Shalom é quem garante toda esta bonança, é quem manda embora a depressão, o desespero, o medo, o pânico e toda a série de fobias que o inimigo tem jogado sobre a nossa geração.

 

Nos tempos em que estamos vivendo, o inimigo introduziu na sociedade uma síndrome de pânico subdividida em uma série de medos sem sentidos que a ciência chama de fobias, no entanto, aqueles que conhecem a palavra de Deus sabem muito bem que tudo isso não passa de opressões malignas, pessoas que precisam ser libertas por Deus e que nenhum tipo de terapia resolverá o seu problema já que na maioria dos casos, os medos não fazem o menor sentido.

 

Não se trata de uma “frescura” ou de um fingimento, de fato as pessoas sentem medos, mas isso não é fobia, é opressão, satanás é quem está por traz de tudo isso, a nossa geração precisa ser liberta, precisam de paz, de tranquilidade, de sossego e de confiança. E é para isso que o Jeová Shalom está entre nós, para nos dar paz e provar que Ele é o Deus que vence o maligno e garante a paz do seu povo. (Jo. 14.27; Jo. 16.33;    I Jo. 2.14;    I Jo. 4.4;    II Tes. 3.16;    Judas 1.2)

 

 

JEOVÁ TSIDKENU

 

 

 Salmo 23

3   ...guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.

 

Chegamos ao versículo 3 e aqui o salmista apresenta o seu Deus como sendo o Jeová Tsidkenu ou o Tsidkenu Iavé, apesar do nome parecer complicado o seu significado vem justamente para descomplicar o que esteja confuso já que quer dizer: O Senhor é a minha Justiça.

 

Neste trecho do Salmo 23, o salmista afirma que está sendo guiado por caminhos de justiça, ele mostra-nos que Deus para honrar o seu próprio nome faz justiça ao seu servo.

 

Duas linhas de interpretações podem ser apresentadas para este versículo, a primeira mostra o prazer de Deus em julgar com justiça as causas dos seus servos e não permitir que sejamos injustiçados pelo mundo ou pelo maligno;

 

A segunda mostra o deseja e a exigência de Deus para que seus servos sejam justos para com o seu próximo, é querer de Deus que perdoemos os nossos ofensores assim como O Pai nos perdoa, é ordem dEle que não tomemos posse do que não nos pertence e não façamos juízos sobre nossos irmãos.

 

Veredas de justiça. É por elas que o Senhor quer nos guiar, e o Jeová Tsidkenu já está entre nós e julgará com justiça todas as nossas causas dando a cada um de nós aquilo que desde o princípio estava reservado para nós. ( Rom. 3.22;    Rom. 14.17;   Heb. 1. 8,9;   I Jo. 3.10)

 

 

JEOVÁ SHAMMAH

 

 

 Salmo 23

4  Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.

 

O Deus que nos é apresentado agora é o Jeová Shammah ou Shammah Iavé que quer dizer O Senhor é o meu companheiro.

 

Observe que a confiança que Davi apresenta em seu Deus supera os perigos da terra, Ele afirma que ainda que chegasse bem próximo da morte não temeria ela porque ele anda acompanhado do Senhor.

 

Quando falamos da companhia do Senhor para as nossas vidas, é importante frisarmos que não é o Senhor quem tem a obrigação de seguir os nossos passos e sim nós que devemos seguir os passos dEle, uma vez que andamos, vivemos e agimos na plenitude da vontade de Deus, podemos sim ter a certeza de grandes livramentos, de proteção completa contra o mal e de que de nenhuma forma o inimigo poderá nos tocar.

 

Que falemos como Davi: Jeová Shammah, O Senhor é o meu companheiro, Ele está comigo e mau algum poderá chegar a minha tenda. (Gen. 28.15;   Sal. 73.23;   Is. 43.5;   Jer. 1.8;   Mat. 28.20)

 

Outro detalhe do versículo 4 é que Davi afirma que se sente consolado tanto pela vara de correção do Senhor, quanto pelo seu cajado com que Ele traz as suas ovelhas de volta para o rebanho. Essa é uma lição a ser aprendida pela nossa geração, devemos amar os cuidados de Deus mais não podemos desprezar a sua exortação, pois o Senhor só corrige aquele a quem Ele muito ama. (Prov. 6.23;   Heb. 12.6;   Aopc. 3.19)

 

 

JEOVÁ NISSI

 

 

Salmo 23

5  Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.

 

Conheçamos agora o Jeová Nissi ou Nissi Iavé, que tem a tradução de: O Senhor é a minha vitória.

 

No versículo 5, Davi reverencia a Deus pela vitória que lhe foi dada na presença dos seus ofensores, na condição de um homem perseguido Davi é amparado na casa de Deus e tratado com honras como sendo um convidado importante e aguardado. O Senhor sacia a sua fome com um grande banquete e unge a sua cabeça com óleos aromáticos até que o óleo se derrame. Enquanto isso os opositores de Davi observam do lado de fora e não podem mais lhe tocar porque ele agora é protegido do Senhor.

 

Sabemos que o nosso maior inimigo é Satanás, ele cria as suas armadilhas para nos derrubar, nos persegue, nos afronta e faz uma série de ameaças contra as nossas vidas, no entanto, quando chegamos à presença do Senhor somos recebidos por Deus com grande festa e Ele nos garante plena proteção, o inimigo pode até continuar ameaçando, porém, dessa vez ele não pode mais nos tocar, a presença do Senhor na nossa vida é o que nos garante a vitória, afinal, Ele é o Jeová Nissi, O Senhor é a nossa vitória. (Sal. 56.4,11;   Is. 12.2;   At. 18.9;   Heb.13 6;)  

 

 

JEOVÁ JIREH

 

 

Salmo 23

6  Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias.

 

Chegamos ao versículo 6, o último versículo deste Salmo e aqui encontramos a última apresentação que Davi fez sobre Deus nesta poesia. Davi nos apresenta o Jeová Jireh ou Jireh Iavé que quer dizer: O Senhor é a minha provisão.

 

Diante do cuidado que Davi obteve da parte de Jeová Nissi no versículo 5, Davi escolhe ficar para sempre na casa do seu Senhor já que ele entende que além de garantir a sua vitória o Senhor também é o seu provedor.

 

Davi entende que é totalmente dependente de Deus e, por isso, ele precisa estar perto daquele que pode prover tudo o que ele precisa para viver nesta terra, é uma garantia de que nada vai lhe faltar durante os dias da sua vida.

 

Que possamos tomar para nós o exemplo de Davi, clamarmos pela provisão de Deus e entendermos o quanto somos dependentes dEle, se o Jeová Nissi está conosco não temos motivos para temer as dificuldades dessa vida, Ele é a nossa provisão, é o nosso socorro e aquele que não nos deixará só nos momentos de dificuldades que surgem à nossa volta, Ele nos trará socorro, pois é a nossa provisão. (Sal. 46.1 ao 11;   Salm. 121.2;)     

 

 

CONCLUSÃO

 

 

Observe que ao chegar ao último versículo, Davi volta ao versículo 1º fazendo desta poesia um círculo sem começo e nem fim. Ao chamar um Deus provedor para a sua vida, Davi pode repetir o versículo 1º que diz: “O Senhor é meu pastor e nada me faltará”.

 

Essa forma circular, sem começo e nem fim forma uma grande aliança entre Davi e seu Deus, ele tinha um Deus que não lhe deixaria faltar nada porque além de ser Deus, O Senhor também é seu pastor, sua paz, sua justiça, é o seu companheiro, é sua vitória e sua provisão.

 

A pergunta que surge é: “Com um Deus que representa tudo isso, de que teremos falta?” Posso concluir dizendo que “Nada nos faltará”.

 

Quando Deus, em Êxodo 3.14, se apresentou a Moisés dizendo que o seu nome era “EU SOU O QUE SOU”, ou simplesmente “EU SOU”, Deus estava revelando exatamente o que nós acabamos de estudar, Ele é o tudo, é o Deus que pode solucionar qualquer causa, o Deus que não conhece o impossível, não conhece um Deus acima dEle e muito menos um ser que possa o vencer. Independente de qual seja a sua necessidade, de qual seja o problema que tem feito sumir o seu sono, lembre-se: O seu Deus É.

 

Não escreverei que Ele é um bom médico porque talvez você não esteja doente, nem que Ele é um bom advogado porque talvez você não tenha causas na justiça, digo-lhe apenas que ELE É, Ele é exatamente o Deus que você está precisando e tem a solução exata para o teu problema.

 

Eu encerro este estudo com dois versículos bastante conhecidos, mas que talvez hoje façam um sentido especial para a sua vida:

Salmo 37

 

4  DELEITA-TE também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração.

 

5  ENTREGA o teu caminho ao Senhor; CONFIA nele, e Ele o fará.

 

 

 

Bibliografia: Bíblia de Estudo Explicada S. E. McNair


 

 

Geisiel Santos

www.geisielsantos.com

 

 

 

 

 

 

 

—————

Voltar