SALMOS 23. O PASTOR, O GUIA E O HOSPEDEIRO

20/01/2012 10:38

 

Download deste Estudo: Clique aqui: SALMOS 23 O PASTOR, O GUIA E O HOSPEDEIRO.docx (21 kB)

 

 

 

SALMOS 23

 

O PASTOR, O GUIA E O HOSPEDEIRO

 

 

 

Por: Geisiel Santos

 

 

 

SALMOS 23

1   O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.

 

2 Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas.

 

Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.

 

Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.

 

Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.

 

Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias.

 

 

 

PREFÁCIO

 

 

 

Durante a história da Igreja alguns textos Bíblicos se tonaram mais conhecidos que outros, textos que se tornaram tão queridos e populares por sua mensagem de livramentos e bênçãos garantidas nos versículos dos tais, entre estes textos estão a oração do “Pai Nosso”, Salmos 91, Salmos 23 e muitos outros que nos falta espaço para citar aqui.

 

O problema de tamanha popularidade destes textos é que por as pessoas julgarem que já os conhecem por completo e até sabem recitar todo o seu conteúdo sem a ajuda do papel, muitos deixam de meditar no que eles têm a nos dizer, perdemos o melhor do texto por não estudarmos os seus detalhes e damos preferência a versículos menos conhecidos por julgar que eles têm mais a nos ensinar.

 

Neste estudo, veremos quanta riqueza está incluso em um dos textos mais conhecidos da Bíblia, o SALMO 23. Talvez todas as crianças que você conheça saibam dizer essa poesia sem o uso da Bíblia, talvez você até o lê antes de dormir ou deixa a Bíblia aberta neste Salmo na sua estante, no entanto, talvez nunca parou para analisar o que este Salmo tem de tão importante para te ensinar.

 

Mergulhe agora neste lindo Salmo e descubra o inédito de Deus para a sua vida dentro dele.

 

 

 

INTRODUÇÃO

 

 

 

O fato do primeiro versículo deste Salmo apresentar o Senhor na figura de um pastor tem levado muita gente a acreditar que todo este Salmo fala do relacionamento entre o pastor e sua ovelha. Se analisarmos, porém, as figuras de linguagem que são apresentadas nos cinco versículos que se seguem, perceberemos a existência de pelo menos seis personagens dentro desses seis versículos:

 

O Pastor e a Ovelha;

O Guia e o Viajante

O Hospedeiro e o Hóspede

 

O salmista Davi ao escrever este Salmo, apresenta três relacionamentos que representam o cuidado de Deus pelo seu povo.

 

Este Salmo fala-nos ainda de elementos como: PROVISÃO, DIREÇÃO e COMUNHÃO, além de apresentar pelo menos seis nomes de Deus.

 

É percebível que apesar da pouca importância que damos a este Salmo, ele traz para nós lições que nos levaria a passarmos dias estudando-o sem tê-lo compreendido por completo.

 

O Salmo 23 é considerado a pérola dos Salmos, isso pela beleza das suas palavras, no entanto, posso acrescentar que é também pelo seu conteúdo que é tão completo, e que guarda dentro de apenas seis versículos, conhecimentos sobre Deus suficientes para um bom relacionamento entre Deus e os seus servos.

 

Vamos estudar as particularidades deste Salmo, meditemos nele;

 

 

 

O PASTOR E A OVELHA

 

 

 

SALMOS 23

1   O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.

 

2 Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas.

 

Refrigera a minha alma;

 

 

Encontramos nesta pequena parte do Salmo 23 um relacionamento bastante comum na época de Davi, um relacionamento de possessão, cuidado e provisão de um Pastor para com a sua ovelha

 

O Pastor (que é o dono) providencia Alimento e água fresca para a sua ovelha, tendo o cuidado de não lhe deixar faltar nada e garantir que a ovelha estará não só alimentada, mas também feliz por tê-lo como pastor.

 

Por outro lado, a ovelha confia plenamente no seu pastor, pois sabe que ele sempre fará o melhor para ela. Ela sabe que ao sair do aprisco o seu pastor lhe conduzirá a pastos verdejantes e a águas tranqüilas e enquanto ela tiver sobre o cuidado desse pastor, ela sabe que nada lhe faltará.

 

O salmista se compara a esta ovelha e diz que o Senhor é o seu pastor, ele tinha a certeza de que Deus sempre teria o melhor para ele e por isso ele não questiona os desígnios de Deus para a sua vida.

 

Na nossa vida não é diferente, O Senhor é o nosso pastor e nós somos a sua ovelha, portanto, precisamos acreditar que Ele não deixará faltar nada para nós, Ele é o provedor, aquele que conhece os pastos verdejantes e águas tranquilas, somente nele devemos confiar e tranqüilizar as nossas almas por acreditarmos que O Senhor tem sempre o melhor para nós.

 

 

 

O GUIA E O VIAJANTE

 

 

 

Salmos 23

3   ...guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.

 

Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.

 

 

Na segunda parte deste Salmo encontramos um relacionamento de condução, acompanhamento e mais uma vez de confiança.

 

Quatro detalhes são apresentados aqui: o primeiro é o conhecimento de caminho que é apresentado por este guia, Ele anda por veredas de justiça e sabe o que é perigo real e o que é apenas uma ameaça de perigo, definitivamente Ele conhece o caminho.

 

O segundo é o fato de que o guia não só ensina o caminho, como ele também vai junto e acompanha o viajante na sua caminhada.

 

O terceiro, é que este guia procura ter todo este cuidado com o viajante por amor do seu próprio nome, ele tem uma reputação e ele jamais abrirá mão dela, este guia não admite que alguém que é guiado por ele se perca pelo caminho, pois o nome dele será honrado cada um vez que um viajante chegar a salvo no destino desejado.

 

Por último, porém não menos importante, a confiança que este viajante emprega neste guia é algo que chama a atenção, ele diz que ainda que ele ande pelo vale da sombra da morte ele não temerá mal algum porque o guia está indo com ele, como se não bastasse ele completa dizendo que ele se sente consolado tanto pelo carinho como pela exortação deste guia.

 

Nós somos este viajante, Jesus é o nosso guia, e o mais interessante é que Ele nunca nos deixa só, por mais que tudo pareça que é o fim, por mais que pareça que o caminho escolhido por Deus não é o melhor para nós, mas lembre-se, Ele vai conosco, Ele caminha contigo por onde quer que andares, ainda que os seus caminhos pareça caminho de morte, que a sua missão pareça uma missão quase que suicida pela dificuldade do que Deus lhe pediu para fazer, Deus estará contigo, e Ele fará isso pelo compromisso que Ele tem com a sua própria Palavra, “por amor do seu nome” Ele não te deixará só. “Mil cairão ao teu lado, dez mil a tua direita, mas não chegará a ti” “...Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.” (Salmos 91. 7 e 11)

 

 

 

O HÓSPEDE E O HOSPEDEIRO

 

 

 

Salmos 23

Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.

 

Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias.

 

 

Vejamos a ordem dos fatos:

 

1     Um hóspede chega desesperado fugindo de inimigos;

 

2     O hospedeiro o recebe e prepara um grande banquete para ele;

 

3   Unge sua cabeça com óleos aromáticos até que o óleo se derrame pelo chão (Costume da época ao receber um hóspede honrado)

 

4   Os inimigos olham pela fresta da tenda e vêem que o fugitivo não está mais sozinho, percebem o tamanho do banquete que lhe foi preparado e vê que ele foi recebido com honras;

 

6   Imaginam que ele é alguém importante por causa da hospitalidade com que foi recebido;

 

7     E batem em retirada sem nada fazer.

 

RESULTADO

 

8 - O hóspede se sente tão honrado e agradecido pela hospitalidade que ele resolve ficar por todos os dias da sua vida naquela casa.

 

 

 

Observe que este não é o melhor tipo de hóspede que a gente recebe em nossa casa, ele tem inimigos e está sendo seguido por eles, o salmista disse que o banquete foi preparado na presença dos seus inimigos, o que quer dizer que os inimigos estavam por perto para lhe atacar, no entanto, o hospedeiro o recebe, unge a sua cabeça e lhe prepara um banquete. Acho que não é difícil descobrir porque ele decidiu morar com o seu hospedeiro por todos os dias da sua vida. Ele queria estar sempre debaixo da misericórdia e da bondade deste senhor.

 

É assim que Deus faz com as nossas vidas, chegamos à sua casa sujos, problemáticos, fugindo de inimigos e rejeitados pela sociedade, mas o Senhor nos recebe, nos acolhe, nos purifica para tirar as marcas do pecado, nos prepara alimento saudável e afasta de nós os nossos acusadores. O mundo não consegue entender porque o que era ladrão, homicida, perturbador da paz, agora está sendo recebido com honras na casa do Senhor, mas é assim que Deus faz, Ele acolhe e cuida de todo aquele que vem à sua casa para pedir a sua ajuda. Corra hoje você também para os cuidados de Jesus.

 

 

 

CONCLUSÃO

 

 

 

Depois de estudarmos as particularidades deste Salmo tão precioso, podemos concluir com a primeira frase do mesmo: “O Senhor é o meu pastor e nada mim faltará”.

 

Uma vez que estamos sob os cuidados do Senhor, seja na condição de morador de sua casa, de enviado por Ele, ou daquele que chega necessitando da sua ajuda, temos que ter a certeza de que Ele, o Senhor, não deixará faltar nada para nós. Observe que dentre todas as situações de dependência que são apresentados neste Salmo, um ponto em comum prevalece em todo o texto, a tranqüilidade daquele que depende de Deus, seja em situação de ovelha, seja em situação de enviado para o caminho ou em situação de quem chega para morar com Ele, a confiança é o ponto forte deste Salmo, a tranqüilidade de saber que o Senhor não vai errar em suas escolhas, que Deus não dará nada de ruim para o seu servo, e o acreditar que se ele está presente tudo vai dar certo são os pontos primordiais do relacionamento entre o servo e o seu Senhor.

 

Observe que Ele cuida do que é dEle, aquele que mora com Ele recebe todo o cuidado e atenção assim como o pastor cuida das suas ovelhas.

 

Na segunda posição, Ele guia aquele a quem Ele envia para a sua obra, Ele não só envia como acompanha durante a caminhada. Uma vez que Deus envie o seu servo para uma obra missionária, o Senhor sempre estará por perto para conduzi-lo por veredas de justiça e livrá-lo de todo mal que surgir pelo caminho.

 

E por fim, Ele acolhe aquele que chega em sua casa, o aflito, desesperado, depressivo, sem expectativa de vida, aquele que acha que para os seus problemas não tem mais solução.

 

Jesus está de braços abertos para recebê-los em sua casa e chamá-los de filhos. Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.” (Mateus 11.28)

 

Portanto, venha hoje para Jesus e deixe Ele cuidar da sua vida.

 

 

 

Bibliografia:  Bíblia de Estudo Explicada S. E. McNair

 

 

 

 Geisiel Santos

www.geisielsantos.com

 

 

 

 

 

 

—————

Voltar