VOTOS DE ANO NOVO. O QUE TENHO FEITO POR ELES?

29/12/2011 11:00

 

download deste estudo. Clique aqui:  VOTOS DE FIM DE ANO.docx (18,8 kB)

 

 

VOTOS DE ANO NOVO

O QUE TENHO FEITO POR ELES

 

Por: Geisiel Santos

        Igreja Pentecostal Reina Glória

 

UM NOVO ANO

 

 

Chegamos ao final de mais um ano, mais uma vez fomos vitoriosos e alcançamos o que em alguns momentos desse ano chegamos a achar que não alcançaríamos.

 

Quero convidar você para fazer uma retrospectiva das nossas vidas neste ano, analisarmos em que progredimos, em que regredimos, em que poderíamos ter melhorado ou em que não fizemos esforço para conseguir. Para isto, comecemos dos primeiros minutos do ano que se finda:

 

 

VOTOS DE VIRADA 

 

 

Muitas pessoas tiveram o privilégio de passar a virada em uma igreja ou comunidade cristã, passaram os minutos da virada de joelhos se entregando ao Senhor (particularmente não conheço outra forma mais gostosa de passar uma virada de ano), outros por sua vez, passaram a virada com a família, amigos, ou em um meio social assistindo uma queima de fogos. O que essas pessoas têm em comum?

 

Independente de como foram os minutos da virada de ano, todos fizeram votos para o ano que se iniciava, seja no mês de Dezembro ou em Janeiro, cada um fez promessas de que de alguma forma o seu ano não seria mais igual. De todas as pessoa Deus recebeu  promessas nos céus:

 

Dos fracos na fé, uma promessa de que se firmaria no evangelho de Cristo;

 

Dos firmes na fé, uma promessa de que se entregaria de uma vez por todas na obra de Deus;

 

Dos obreiros, a promessa de cuidaria com mais zelo das ovelhas do nosso mestre;

 

Dos pais, a promessa de que cuidaria melhor de seus filhos dando-lhes mais atenção, carinho, amor e cuidado

 

Dos filhos, uma promessa de que seriam mais obedientes aos seus pais, não mentiriam para eles e tentariam dizer pelo menos umas dez vezes no ano que os amava.

 

Dos maridos, uma promessa de serem melhores esposos, que cuidaria com mais zelo das suas esposas e que não a trataria mais como sua propriedade;

 

Das esposas, uma promessa de que não destruiriam mais o crédito de seus maridos, que seriam mais submissas, e que dariam prioridade ao seu lar;

 

E assim sucessivamente, o patrão prometeu ser mais humano, o funcionário disse que seria menos murmurador e cada um fez a sua promessa de virada de ano. Todavia, o que foi feito a respeito disso? Quais destas promessas acima foram cumpridas? Ou em qual delas alguém fez algum investimento?

 

Se pararmos para refletir, veremos que apesar de todas as promessas que fizemos na virada de ano anterior, a nossa vida mudou bem pouco; quem comprava e não pagava permaneceu na sua prática errônea, quem era estressado permaneceu estressado, quem era insubmisso permaneceu insubmisso, quem era fraco na fé até esfriou mais um pouquinho. Nada foi feito para melhorarmos as nossas vidas.

 

 

A CULPA É DO RELÓGIO

 

 

Os dias parecem passar rapidamente, parece que a hora ficou mais rápida e que houve um enlouquecimento de todos os relógios do mundo. Calma, os relógios não se apressaram e o dia permanece com 24 horas, o que mudaram foram as nossas ocupações, nos propomos a fazer tantas coisas, que quando chega o fim do dia percebemos que não conseguimos fazer metade delas, é ai que vem a história de que foi o relógio quem andou mais rápido e que o dia acabou antes da hora.

 

A verdade é que devido ao atarefamento do nosso cotidiano social, a nossa vida espiritual tem sido deixada de lado, já não sobra mais tempo para Deus, tirar um tempo para oração virou coisa do passado, ler a Bíblia então, meu Deus, muitos não conseguem se quer lembrar-se de onde a guardou na última vez, evangelismo, bem, “eu não tenho chamada para isso”, ou então, “eu até que tenho vontade, mas eu trabalho a semana inteira e no domingo tenho que descansar”.

 

Desculpas e mais desculpas, permanecemos na nossa vida de hipocrisia e achamos que estamos enganando a Deus. Não existe dom de evangelizar, a chamada é para todos, sim, para todos os que se dispõem a servir a Deus “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura...”(Marcos 16.15). Não estamos pregando se quer para os nossos vizinhos, mais temos tempo de falarmos mal deles ou para chamá-los de endemoniados, sim, eles podem até estarem cheios de demônios, mas isso é porque eles não têm um vizinho crente de verdade que se disponha a orar pela libertação deles ao invés de apenas criticá-los.

 

Colocamos a culpa no relógio para justificar a nossa falta de devoção a Deus, mas o dia permanece com 24 horas, a hora permanece com 60 minutos e o minuto permanece com 60 segundos, portanto, nada mudou, a não ser as nossas prioridades, o tempo que era (e ainda é) de Deus, estamos dedicando às coisas dessa vida; lembre-se: Deus é prioridade.

 

 

NOVAS PROMESSAS

 

 

Mais uma vez chegamos a uma virada de ano, e mais uma vez estamos fazendo novas promessas, ou quem sabe, repetindo a mesma promessa que já fazemos há uns dez anos e nunca cumprimos com ela.

 

É mais um ano que se finda e temos a decepção de não termos cumprido nem se quer com a metade das promessas que fizemos no ano anterior, no entanto, nesse novo ano não precisa ser assim, você não precisa começar e terminar o novo ano sem que tenha cumprido com os seus votos, apresente-os a Deus com devoção, cuidado, reverência e acima de tudo, com o reconhecimento de que sozinho você não cumprirá com nada do que prometer durante essa virada, peça ajuda a quem pode te ajudar: Jesus.

 

 

ORAÇÃO DE VIRADA

 

 

Não quero aqui criar uma reza de fim de ano, longe disso, mas quero te ajudar a fazer uma oração sincera e ser bem sucedido(a) nas suas promessas e pedidos para o ano que se inicia;

 

  1. Comece a sua oração agradecendo, dedique a Deus os tributos por todas as suas conquistas do ano que se findou, reconheça que Ele foi a razão pela qual você obteve vitórias, esqueça o seu “EU”, a sua capacitação humana e dedique a Deus tudo o que você obteve de sucesso no ano que está se findando;

 

  1. Reconheça os seus pecados diante do Senhor, suplique pelo seu perdão por todos os feitos errados que você, por fraqueza, tenha cometido no ano que está se findando, relembre a Ele as promessas que você fez e não cumpriu e suplique-lhe perdão por isso também, reconheça que Ele é Deus e se ponha no lugar de servo e nesse momento sentirá o abraço do Espírito Santo envolvendo a sua vida;

 

 

  1. Depois de agradecer e pedir perdão, apresente a Deus os seus desejos para o novo ano, aquilo que você quer mudar, o que você quer fazer de novo para a sua vida, em que você desejaria mudar e o que você gostaria que ele mudasse para você, apresente tudo a Deus e coloque diante do altar dele as suas súplicas;

 

  1. Reconhecendo a soberania de Deus, depois de apresentar os seus sonhos e desejos, peça a Ele que te dê forças para mudar, que te dê forças para ser uma nova pessoa, diga a Ele o quanto você se entristece por não conseguir ser diferente, por não conseguir fazer as coisas do jeito certo e agradá-lo da maneira como ele merece.

 

Nesse momento Deus sondará seu coração, Ele procurará ver até onde você está sendo sincero, qual a porcentagem de desejo que realmente arde dentro de ti e, uma vez que Deus encontre sinceridade no seu clamor e nas suas lágrimas, Ele concederá o desejo do teu coração, a tua vida não será mais a mesma depois dessa virada de ano. O Deus de paz fará novas todas as coisas para ti (Salmos 37.4), Ele provará que é um Deus que trabalha por aquele que nEle espera (Isaías 64.4).

 

 

CONCLUSÃO

 

 

Depois de ler todo este estudo, espero que esteja pronto(a) para um novo ano, uma nova vida. Lute pelos seus sonhos, mas não deixe de por Deus como prioridade da sua vida, se prometer, cumpra, se votar, também cumpra para que assim, não perca as promessas de Deus para a sua vida. Faça a sua parte, pois com certeza, Deus não esquecerá de fazer a parte dEle na tua vida.

 

 

Fique com Deus e feliz ano novo.

 

 

São os votos de: Geisiel Santosww.geisielsantos.com 

 

 

 

 

 

—————

Voltar