A IMPRESSIONANTE VIDA DA ÁGUIA

10/12/2011 11:12

 

Download deste estudo. Clique aqui:  ÁGUIA.docx (21 kB)

 

 

A ÁGUIA

 

ESTUDO I

A IMPRESSIONANTE VIDA DA ÁGUIA

 

 

Por: Geisiel Santos

 

DEFINIÇÃO

 

 

Grande abutre, veloz e de boa vista, chega a medir até dois metros de uma ponta a outra de suas asas quando essas estão abertas. Com uma visão surpreendente chega a enxergar uma presa a mais de um quilômetro de distância. Citada trinta e uma vezes na Bíblia, ela é um símbolo de rapidez e força já que em muitas passagens Bíblicas ela é comparada a nações fortes e com alto poder de guerra.

 

Contam os viajantes, que uma vez que um animal caia ferido n deserto, em poucos minutos têm-se águias à sua volta, mesmo que nenhuma delas estivesse nas proximidades antes.

 

 

RESIDÊNCIA

 

 

Essa rainha dos céus – como é conhecida – nunca faz o seu ninho em lugares onde o mesmo possa ser encontrado por ouros predadores, ela escolhe os picos mais altos para que ali faça a sua moradia. Habita em cavernas naturais existentes em montanhas altas para que assim ela possa realizar seus vôos com tranqüilidade na certeza de que seus filhos jamais serão devorados.

 

 

INFÂNCIA

 

 

Quando a fêmea está pronta para por os seus ovos, elas escolhem picos ainda mais altos, ali ela põe os seus ovos e os choca. Depois de nascidas as pequenas águias, a águia-mãe passa a sair em busca de comida para os seus “pintinhos” dando-lhes a princípio apenas o sangue dos animais por Ela devorado, só com o passar do tempo que os mesmos começarão a sentir o sabor de pequenos pedaços de carne.

 

 

OS PRIMEIROS VÔOS

 

 

Quando essas pequenas águias chegam a um tamanho e força que transmita segurança para a mãe, a águia-mãe se encarrega de ensinar seus filhos a voar. Ela os põe sobre as suas asas e faz alguns passeios demonstrativos com eles para que percam o medo de altura, mas, isto ainda não é o suficiente já que eles ainda não usaram suas próprias asas, então, ela os leva para um novo passeio que a princípio é muito parecido com o primeiro, só que dessa vez, ao chegar nos ares ela fecha as suas asas fazendo com que todos caiam e, assim, tenha que exercitar o seu primeiro vôo independente. Quando a atenciosa mãe percebe que algum de seus filhos está caindo por falta de prática, ela desce rapidamente e apara-o nas suas grandes asas levando-o de volta as alturas de onde novamente fecha a sua asa e o solta. Ela faz isso quantas vezes for preciso até que ele finalmente consiga voar sem perigo de queda.

 

O próximo passo é ensiná-lo a cassar, depois de algumas aulas, ela finalmente os expulsa do ninho.

 

 

VIDA ADULTA

 

 

Quando adulta essa rainha definitivamente apossa-se de sua coroa, ela consegue esse título pelo fato de que nenhuma outra ave é capaz de voar mais alto do que ela, ela é capaz de desafiar qualquer outra ave que tente superá-la nas alturas. Esta capacidade vem de suas enormes asas que podem levá-la ao estremo das alturas. Outra característica que diferencia a águia das outras aves,é o fato de ser ela o púnico animal capaz de descansar, ou até dormir em pleno vôo, mantendo-se literalmente parada no ar sem que haja nenhum risco de queda.

 

Para se ter uma base da altura que esse animal é capaz de alcançar, em dias de chuvas e tempestades, ela sobe até ultrapassar a altura das nuvens ficando lá até que a chuva passe abaixo dela para então voltar para casa totalmente enxuta.

 

 

VELHICE E VERGONHA

 

 

Essa tão potente rainha, no entanto, não permanece para sempre com todo esse poderio e força da sua juventude, quando chegam a idade de quarenta anos,as suas penas estão envelhecidas fazendo pesar e atrasar os seus vôos, a curvatura de seu bico já está extremamente grande impedindo-lhe de se alimentar, suas unhas já estão demasiado grande lhe impedindo de pegar as suas presas, e o  seu corpo muito cansado por cem longos anos de vôos diários.

 

Diante da sua atual situação, a “senhora” águia envergonha-se de estar entre as suas tão potentes companheiras, isso faz com que ela vá até o pico mais alto que ela encontra e se esconda das demais.

 

Escondida do mundo, ela começa a passar fome, mas, isso não faz com que ela morra já que suas companheiras de espécie sentem a sua falta e passam a procurá-la até a encontrar escondida em alguma rocha, uma vez encontrando-a, as outras águias passam a lhe levar alimentos todos os dias. Isto porém, ao invés de lhe trazer consolo, ou mal costume, causa nela ainda mais tristeza levando-a a tomar uma decisão de mudança de vida.

 

 

A RENOVAÇÃO

 

 

Tudo começa pelo bico, ela bate o seu bico contra a rocha até que, de tão ferido, o bico venha a cair ( isso sem dúvidas, causa muita dor ), ela espera o tempo preciso até que nasça e cresça um novo bico. Com o novo bico em perfeitas condições para uso, ela arranca todas as suas próprias penas e também todas as suas unhas ( mais uma vez debaixo de fortes dores ) e torna a esperas por um longo tempo até que tudo volte a nascer e crescer em seu corpo.

 

Quando a ave se vê com bico, penas e unhas novas, ela entende que está pronta para voltar aos seus vôos e caças diárias, mas, ao soltar-se no ar, percebe que o tempo em que ficou parada e sem ter uma boa alimentação deixou-lhe fraca e indisposta para voltar ao cotidiano.

 

Diante disso, ela percebe que o que ela tá precisando mesmo é de um bom banho para despertar, sendo assim, ela sobe até as mais altas nuvens e de lá fecha as suas asas deixando-se cair bruscamente no mar até alcançar as profundezas das águas. Com certo esforço, ela torna a subir e repete essa ação por mais duas vezes, totalizando três mergulhos.

 

Após o terceiro mergulho, ela ergue-se renovada e pronta para mais trinta anos de vida.

 

 

MORTE

 

 

É surpreendente percebermos que nem na morte essa ave é comum, nunca tenha sido encontrados corpos desses animais, o segredo disso, é que, ao contrário de outros animais, ela consegui sentir quando chega a hora da sua morte, e então, procura guardar-se para não cair em lugar indevido. Na sua segunda velhice, agora com cento e cinqüenta anos de idade, ela sabe que agora ela não vai conseguir se renovar como quando ela tinha cem anos, então, a única saída é novamente esconder-se,mas, desta vez tudo é mais delicado, afinal se trata do local onde ela será sepultada, e é por isso, que com muito esforço ela dirige até o pico mais alto já encontrado em todo a sua vida, esconde-se ali em alguma caverna natural aonde ela fica deitada esperando o momento da morte para descansar de uma longa vida de setenta anos.

 

 

 

 

ESTUDO II

 

APRENDENDO COM AS ÁGUIAS

 

 

 

 

Como já vimos no estudo anterior, a águia é citada pelo menos trinta e uma vezes na Bíblia, em sua maioria,  é o próprio Deus quem fala sobre esse animal. A águia é usada como símbolo de força, rapidez, coragem e proteção, e de fato ela tem méritos próprios que lhe permite fazer uso de todos esses atributos e tantos outros que a ela for designado.

 

Vejamos algumas referências bíblicas que usa o estilo de vida desse animal como o exemplo para outros assuntos ou que fala diretamente sobre a forma de vida dela.

 

Em ÊXODO 19.04, Deus faz menção ao livramento que Ele deu a Israel quando os livrou do Egito dizendo que

Ele (O Senhor) os tirou como a águia quando leva os seus filhos sobre as asas.

 

Essa referência lembra a ação da águia enquanto ensina os seus filhos a voar.

 

Em DEUTERONÔMIO 28.49, depois de passar a sua lei ao povo, deus disse que se eles não O obedecessem mandaria uma nação que fosse rápida como a águia para destruir àquela nação.

 

Essa referência lembra a velocidade da águia ao chegar a uma presa que está ferida no deserto.

 

Em DEUTERONÔMIO 32.11, Deus prova que aprova a maneira como a águia desperta a sua ninhada para ensiná-los a voar, fala ainda sobre o fato de que ela os leva sobre as suas asas e diz que Ele, O Senhor, usa o mesmo método para Aguiar os seus filhos.

 

Em JÓ 9. 25 e 26, Jó fala que os dias dele passava tão rápido como uma águia que se lança rapidamente a sua comida.

 

JÓ 39.27  e 28, fala sobre a morada das águias que é feita somente em lugares altos e seguros.

 

JÓ 39. 29, fala sobre a impressionante visão da águia que, apesar de só fazer os seus ninhos em lugares extremamente altos, ela avista a sua presa de lá, mesmo que a presa esteja muito longe.

 

JÓ 39.30, fala sobre a alimentação dos filhotes no ninho quando a mamãe leva apenas o sangue de animais para eles beberem como alimento.

 

SALMOS 103.05, O salmista fala sobre renovar a mocidade assim como a águia faz quando se sente velha

 

PROVÉRBIOS 30.17, Fala sobre o poder dos pintãos de águia que, mesmo sendo ainda “pequenos” já representam uma ameaça para suas presas.

 

ISAIAS 40.13, É a passagem mais conhecida da  Bíblia sobre águia, nesta passagem, o profeta fala que “os que esperam no Senhor renovarão as suas forças e subirão com asas como águia,correrão e não se cansarão, caminharão e não se fatigarão.”

 

Observe que essa passagem faz menção à renovação da águia aos quarenta anos de idade falando inclusive do mergulho que ela dá para se recuperar do descanso. ( “subirão com asas como águia”)

 

JEREMIAS 49.16, Fala da moradia entre as cavernas das rochas que as águias fazem e, sobre o ninho desses animais que são feitos nas alturas.

 

Se juntarmos EZEQUIEL, DANIEL, OSÉIAS, OBADIAS, MIQUÉIAS, HABACUQUE, MATEUS, LUCAS E APOCALIPSE, veremos diversas profecias escatológicas onde a águia é usada como símbolo e figura das coisas futuras, em especial as de força e destruição de algum lugar ou povo.

 

Mas, o que especificamente, eu como cristão tenho a aprender com essa ave?

 

Poderia passar horas escrevendo sobre os exemplos que esse animal tem a nos dar, mas, vou deixar aqui apenas alguns dos muitos que poderemos aplicar em nossas vidas.

 

 

 

RECONHECENDO AS FRAQUEZAS

 

 

 

A nossa vida seria bastante diferente se nós tivéssemos a mesma facilidade que a águia de reconhecermos as nossas fraquezas, se  conseguíssemos  nos recolher em busca de uma mudança radical em nossas vidas, desejássemos uma mudança tão radical que tirássemos de nosso corpo todas as coisas que nos impedem de  sermos livres, de voarmos em santidade, de alcançarmos a perfeição de Deus. Na verdade seríamos outras pessoas, pecadores verdadeiramente arrependidos, teríamos uma vida ainda mais consagrada a Deus, e o melhor, em nós não permaneceria nenhuma mancha, dolo, nem erros que nos afastam de Deus.

Que a nossa vida seja uma constante reflexão daquilo que já fomos para Deus e daquilo que hoje tão pouco fazemos (Apocalipse 2.8)

 

 

VISITANDO OS QUE ESTÃO FRACOS

 

 

Outra característica aplausível da águia, é que uma vez que uma delas se recolha, as outras a procuram para ajudar. Observe que tal atitude tem diminuído a cada dia no meio da igreja do Senhor, a nossa preocupação para com os que estão fracos na fé é cada vez menor, as visitas estão sendo deixadas de lado e, a nossa preferência é pelo juízo sobre os que caem. A cada nova pessoa que se afasta dos caminhos do Senhor, a igreja se posiciona como avaliadores do mal, dizemos que “aquele não queria nada com Deus”, “aquela era uma desconcertada e despropositada”, dentre tantas outras palavras que ferem, mas, será que alguém ainda pode estender a mão ao que está caído e arrancá-lo de dentro do buraco? Jesus foi um exemplo para nós pois, nunca deixou de atender aqueles que eram rejeitados pelos discípulos e pela sociedade.( Mateus 25. 41 ao 45).

 

 

UM MERGULHO PARA A RENOVAÇÃO

 

 

Um grande defeito que nós seres humanos temos, é querer sempre começar de cima, queremos o estato, o nome, a honra e tantos outros atributos que só pertencem a Deus. Devíamos aprender com as águias, sendo essa a rainha das alturas, desce até o profundo mar para renovar as suas forças, mergulha de cabeça para baixo em busca de subir diferente, forte, animada e pronta para mais cinqüenta anos de vida.

 

As vezes temos que descer para podermos subir, temos que começar de baixo para depois alcançarmos as alturas, temos que entender que só a humildade pode fazer Deus exaltar o homem, não podemos continuar na nossa luta por cargos, por aparecimentos esplêndidos, quando precisamos na verdade é de sermos mais humildes, de buscarmos o Senhor entendendo que sem Ele, por mais que fôssemos uma águia, estaríamos sem forças para voar. Medite no que diz Tiago 4. 10humilhai-vos perante o Senhor, e Ele vos exaltará”

 

Esses foram apenas alguns dos muitos exemplos que podemos tomar dessa grande ave, que a nossa vida seja, em tudo, diferenciada das mentiras e ofertas que o mundo tem a nos oferecer, que nenhuma bagagem e velharias de pecado venha a estar em nossos corações, mas, que a palavra de Deus more em nós, e que confiemos no Senhor para termos as nossas forças renovadas como águia para fazermos sempre o “Ide”, que é a vontade do Senhor.

 

 

 

Geisiel Santos

www.geisielsantos.com

 

 

 

 

 

—————

Voltar