A PERSONALIDADE DO ESPÍRITO SANTO

11/12/2011 08:26

 

Download deste estudo. Clique aqui:  ESPÍRITO SANTO.doc (53 kB)

 

 

A PERSONALIDADE DO ESPÍRITO SANTO

 

 

 

Esboço e Referências: Maximiller Vaz

Texto: Geisiel Santos

 

 

 

João 14

16  E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;

17  O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.

 

 

INTRODUÇÃO

 

 

Existem variadas explicações a respeito do Santo Espírito de Deus, se pararmos por um dia inteiro para pesquisarmos a respeito deste assunto, encontraríamos tão grande variedade de opiniões que uma vez que não tivéssemos uma base sólida a respeito da Palavra de Deus, correríamos o risco de nos turbarmos, ou de criarmos uma heresia a respeito da pessoa do Espírito Santo.

 

Existem vários métodos de teologia atualmente, parte dessa teologia defende a idéia de que o Espírito Santo é apenas o sopro de Deus e que não é necessariamente um ser existente e muito menos com personalidade própria.

 

Uma segunda opinião colocaria o Espírito Santo na posição de um Deus menor e com poderes limitados em relação a Deus Pai e Deus Filho, seria Ele como que um Secretário principal de Deus e que apenas lhe informa dos acontecimentos, mas que não pode fazer nada a respeito dos mesmos.

 

A terceira explicação é que o Espírito Santo é um ser com Vida e personalidade, que Ele é Deus e possui os mesmos poderes conferidos a Deus Pai e a Deus Filho.

 

Mas o que a Bíblia diz sobre isso?

 

São muitas as passagens Bíblicas que falam direta ou indiretamente sobre o Espírito Santo. Existem provas infalíveis dentro da Palavra de Deus que revela o Deus Trino, ou seja, Pai, Filho e Espírito Santo. De acordo com as sagradas Escrituras, desde o princípio da criação que Eles trabalham juntos, iguais e sem divergências. Cada um exerce o seu papel na administração da criação e juntos completam a sua obra.

 

A Bíblia não fala de três Deuses e sim de um só Deus e um só Senhor. Como explicar a existência da trindade a partir dessa referência? Simples, uma vez que a trindade representa um só Deus e age como um só Deus, não existe espaço para inveja, discórdia ou diferença de poderes entre “Ele”, tanto faz eu dobrar o meu joelho e fazer um pedido a Jeová, a Jesus ou ao Espírito Santo que eu serei atendido, pois não são três Deuses, são três seres que formam um único Deus: “O Eu Sou o que Sou”

 

Um exemplo claro de tri-unidade somos nós, apesar de sermos uma só pessoa, somos divididos em corpo, alma e espírito, se bem que enquanto estamos vivos não conseguimos discernir bem essa verdade, mas, ao morrermos, o nosso corpo vai para o sepulcro, a nossa alma vai para debaixo do altar ou para o Seol (a depender das nossas obras), e o espírito retorna a Deus que nos deu.

 

Observe isso, a sua alma é a sede das suas emoções e portanto sente um desejo, por exemplo, de alegria (É apenas um exemplo). A sua carne, ou corpo, que é pecaminosa e desejosa do mal, lhe oferecerá uma série de opções de alegrias mudanas que te afastará de Deus, enquanto isso o seu espírito lhe oferecerá opções de alegria que te levem para perto de Deus (como um louvor e etc), automaticamente a sua alma, representada pela sua mente, entrará em conflito e facilmente você dirá a frase: “Eu não sei o que eu quero”. Você terá duas opções e então escolherá uma, satisfazer o seu espírito e ir até Deus, ou satisfazer a sua carne e ir até o pecado, a sua alma é quem escolherá, já que será ela quem irá pagar eternamente por todas as decisões  que você “SER HUMANO” tomar.

 

Da mesma forma é Deus, Deus Pai deseja e cria, Deus Filho da forma a criação do Pai, e Deus Espírito Santo da vida a criação e assim completa-se a obra de Deus que, assim com o ser humano que é corpo, alma e espírito e ainda assim é o ser humano, Jeová, Jesus e Espírito Santo é um único Deus.

 

 

O ESPÍRITO SANTO NA BÍBLIA

 

 

O texto que lemos acima fala do Espírito que o mundo não conhece mais que desde o inicio do mundo já fazia parte do cenário de Deus.

 

A primeira aparição visível do Espírito Santo no cenário Bíblico se dá no segundo versículo da Bíblia, quando Ele aparece se movendo sobre a face das águas. Ele participou ativamente do processo da criação assim como o próprio Jesus. A segunda vez que Ele é citado vem de uma forma a ser interpretada, Deus Pai usa a expressão “FAÇAMOS o homem a NOSSA imagem e conforme a NOSSA semelhança” (Gêneses 1.26)

 

Observe que o façamos esta no plural, assim com a palavra nossa que aparece duas vezes no versículo, o que deixa claro que o Deus Pai não criou o mundo sozinho e que a trindade trabalhou em conjunto durante a criação.

 

A atividade do Espírito é facilmente encontrada em todo o Antigo Testamento. Era Ele quem operava nos juízes, profetas, sacerdotes e também nos reis que eram fiéis. Foi também sobre a condução do Espírito que a Bíblia foi escrita, nenhuma escritura, seja ela histórica, profética, cultural, poética ou crônica, foi escrita e deixada para nós sem que antes seu conteúdo tivesse sido expirado pelo Espírito Santo aos homens. (II Timóteo 3.16)

 

Todavia, é no Novo Testamento que passamos a conhecer “pessoalmente” o Espírito Santo, quando no ato da ascensão de Jesus Ele promete que enviará outro consolador que estará conosco para sempre, promessa esta que se cumpriu no dia de Pentecostes e se estende até hoje sobre todos aqueles que invocam o nome do Senhor.

 

A palavra “Outro” nos originais em que foi escrita tem o sentido de “Um igual a Mim”, enquanto a palavra “Consolador” tem o sentido de advogado, intercessor ou defensor. O que representa perfeitamente a função que o Espírito Santo exerce sobre a igreja na Terra e ainda prova que Cristo não trata o Espírito como um Deus menor e sim como um que é igual a Ele.

 

O Espírito Santo deu continuidade ao papel que o Senhor Jesus desempenhou aqui na terra enquanto estava com seus discípulos (João 7.39; 14.16; 16.7) o Espírito Santo que o mundo não conhecia continua a obra de Cristo e passa a acompanhar os discípulos por todos os dias conforme Jesus havia prometido.

 

 

ATRIBUTOS DA PERSONALIDADE

DO ESPÍRITO

 

 

Vamos conhecer os atributos que provam, não só a existência do Espírito, como também a sua personalidade:

 

Há três atributos que revelam a personalidade do Espírito Santo:

 

1 - INTELECTO: Através do intelecto o Espírito Santo fala, pensa, raciocina e tem poder de determinação, elementos que caracterizam uma personalidade (Rm 8.27)

 

2 – VONTADE: Através do desejo, o Espírito Santo tem poder de agir com a plena liberdade de um ser Divino. Um elemento caracterizador de sua vontade é a sua liberdade de distribuir seus dons aos homens como quer. (1Co;12,11)

 

3 – SENTIMENTO: Em relação ao sentimento do Espírito, é evidente que Ele possui todos os graus de afeição e sensibilidade de quem pode sentir as dores de alguém, assim como amar, chorar, interceder e até sentir ciúmes se for preciso.

 

Vejamos alguns dos muitos sentimentos do Espírito:

 

  1. COMPAIXÃO, INTERCESSÃO E CHORO – E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos.” (Rm 8;26,27)

 

  1. TRISTEZA – E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.” (Ef. 4.30)

 

  1. CIÚMES –  “Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes?” (Tiago 4.5)

 

  1. AMOR – E rogo-vos, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que combatais comigo nas vossas orações por mim a Deus;” (Romanos 15.30)

 

ATITUDES QUE REVELAM A SUA PERSONALIDADE

 

 

Infelizmente, ainda existem muitos que ignoram o fato de que o Espírito Santo realmente e um ser “individual”. Preferem Acreditar que Ele seja uma força, uma influencia ou um sentimento avivador, porém, o Espírito Santo é uma pessoa, a terceira da Trindade e vai muito além do que apenas encher pessoas em um culto, Ele as conhece, as visita, as consola e nunca os abandona, porque assim como o Pai e o Filho, Ele é Deus.

 

Vejamos algumas das atitudes de um ser individual que a Bíblia revela na pessoa do Espírito Santo:

 

1 - ELE FALA: Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.” (Ap 2.29)

 

2 - ELE TESTIFICA:  “Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim.”  (Jo 15.26)

 

3 - ELE AJUDA E INTERCEDE: E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.”  (Rm 8.26)

 

4 -ELE GUIA:   “Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.”  (Rm 8.14)

 

5 - ELE ENSINA:    As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.”  (1Co 2.13)

 

                                “Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.” (João 14.26)

 

 

Essas são apenas algumas das características do Espírito Santo que revelam a sua personalidade e a sua existência, não só como um sopro poderoso de Deus Pai, mas como o Deus Espírito Santo que faz parte da Trindade Santa e é Deus. Ele possui os atributos de Deus e realiza obras que só  o Altíssimo poderia realizar.

 

Se o Espírito Santo existe como ser divino significa que Ele não e meramente uma parte deste ser, mais é o Próprio Deus (Jo. 4.24), Ele tem existência própria sem desassociar-se da divindade (Hb. 9.14). Ele é Deus.

 

 

O ESPÍRITO SANTO É DEUS

 

 

Nos textos que acabamos de ler, descobrimos provas indiscutíveis sobre a existência do Espírito Santo como indivíduo. Vejamos agora os atributos do Espírito que revelam a sua divindade, atributos que somente Deus pode ter e que a nenhum outro ser foi dado este direito, no entanto, eles estão presentes na personalidade do Espírito Santo. O que prova diretamente que Ele é e sempre será Deus.

 

1 – ETERNIDADE: “Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?” (Hb. 9.14)

 

2 – ONIPRESENÇA: “ Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também.  Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá”  (Sl. 139.7-10)

 

3 – ONIPOTÊNCIA:A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder”; (lCor. 2.4)

 

4 – ONISCIÊNCIA:   “Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.” (ICO 2.10)

 

5 - SOMENTE ATRAVÉS DO NOVO NASCIMENTO QUE O ESPÍRITO OFERECE É QUE PODEREMOS SER SALVOS : “Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.”  (João 3.5,6)

 

6 – ASSIM COMO DEUS RESSUSCITOU A JESUS DE ENTRE OS MORTOS, O ESPÍRITO NOS VIVIFICA:  “E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.” (Rm 8.11)

 

7 – O ESPÍRITO DISTRIBUI DONS DE ACORDO COM A SUA PRÓPRIA VONTADE:   E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.” (ICor. 12. 10,11)

 

 

CONCLUSÃO

 

 

Apesar de uma parte da teologia atual tentar negar a existência do Espírito Santo como um ser que existe e age “individualmente”, podemos ver durante este estudo que a Bíblia prova totalmente o contrário. O Espírito Santo não só existe, como Ele é Deus, participou de toda a criação, esteve presente durante todo Velho Testamento e hoje habita entre nós.

 

É o nosso consolador prometido, sim, aquele que Jesus antes de partir disse que enviaria para estar conosco por todos os dias até a consumação dos séculos. É este mesmo Espírito que intercede por nós com gemidos inexprimíveis já que não sabemos pedir, é Ele que leva as nossas causas a Cristo quando oramos em o Nome de Jesus, e por sua vez, Cristo nos apresenta ao Pai fazendo com que as bênçãos cheguem até a nós.

 

Sempre que estiverdes tristes, abatidos, desmotivado, lembre-se: O Espírito Santo de Deus, aquele que é o grande consolador, Ele estará sempre contigo e jamais te abandonará. Experimente falar com Ele e conhecerás a glória de Deus.

 

 

 

Esboço e Referências: Maximiller Vaz

Texto: Geisiel Santos

www.geisielsantos.com

 

 

 

 

—————

Voltar