12 VERDADES SOBRE UM CHAMADO ( 1ª Parte)

25/11/2011 18:11

 

Download deste estudo. Clique aqui: VERDADES SOBRE UM CHAMADO PARTE I.docx (27,4 kB)

 

 

 

12 VERDADES SOBRE UM CHAMADO

1ª PARTE

 

 

 

Por: Geisiel Santos

        Igreja Pentecostal Reina a Glória

        

 

Texto:  JOÃO 15.16

“ Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.”

 

 

INTRODUÇÃO

 

 

Se tem uma coisa que não podemos jamais negar é que todo crente é alvo de um chamado, nenhum dos que estão dentro da igreja estão ali simplesmente por estar ou porque um dia decidiram que um dia seriam crentes, todos foram chamados.

Observe o que diz o versículo que estamos estudando, não fomos nós que escolhemos servir ao Senhor foi Ele quem nos escolheu, o salmista afirma que: “...Foi ele que nos fez, e não nós a nós mesmos; somos povo seu e ovelhas do seu pasto.” (Salmos 100.3).

Portanto, o Senhor foi quem nos chamou, sim, Ele nos escolheu, e tudo isso não foi por acaso, Ele nos escolheu porque tem planos para conosco, O Senhor tem traçado projetos para a nossa vida aqui na terra. Cada um de nós tem uma meta a alcançar e devemos lutar por ela, descobrir a plena vontade de Deus para as nossas vidas e entendermos que Ele é o motivo de estarmos hoje em sua presença.

Nenhum de nós teria forças por si só para estarmos na presença de Deus, não teríamos ânimo para irmos todos os dias a igreja se primeiro Deus não nos chamasse e nos fizesse aborrecer-se das coisas do mundo. Vejamos o que Paulo escreve a Timóteo:

“Que nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos;” (II Timóteo 1.9) 

Observe que não somos chamados por nossos méritos, antes, pelo propósito da graça que é o “Favor imerecido de Deus para com os homens”. Não merecemos nada do que recebemos do Pai, não merecemos nem mesmo o adorarmos, quanto mais herdarmos as moradas celestiais. No entanto, o Sangue derramado no alto do Calvário é quem nos justifica, nos purifica, e nos faz dignos de alcançarmos os cuidados e a salvação vinda de Deus para nós.

Vejamos a seguir 12 verdades sobre um chamado, ou 12 revelações sobre um chamado. Leia com atenção e entenda exatamente o que Deus espera da sua vida para a realização dos seus projetos.

 

 

1  DEUS NOS CHAMA PARA UM RELACIONAMENTO PESSOAL.

 

 

Todas as vezes que o Senhor nos levanta para uma certa obra, o que Ele mais espera de nós é que nos tornemos amigos Dele, Ele nos oferece chamadas específicas, fala conosco em particular, usa-nos individualmente tudo para garantir a particularidade da sua chamada em nossa vidas.

Saparei dois pequenos parágrafos para que você entenda a individualidade do chamado de Deus para a sua vida.

 

  1. -  Deus não nos usa de forma coletiva;

 Mateus 25.15 -  “ E a um deu cinco talentos, e a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a sua capacidade, e ausentou-se logo para longe.”

 

Não existem dentro da obra do Senhor, ministérios exatamente iguais, pode até existir ministérios parecidos, mais iguais nunca. Deus usa cada pessoa de acordo dois propósitos principais: 1º A capacidade que anteriormente o próprio Deus deu a cada um; 2º A necessidade da igreja, ou comunidade onde Deus quer usar o recém chamado.

Deus não desperdiça dons e nem chamadas, Ele não te dará algo que não será útil na forma como Ele irá te usar.  O Senhor dá a cada um de acordo a sua real necessidade.

 

       2. - Deus não nos usa inspirado em outra pessoa;

I Coríntios 12

8  Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;

9  E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;

10  E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas.

11  Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.

 

A variedade de dons e ministérios que Deus tem à sua disposição é algo admirável, quanto mais Deus levanta homens e mulheres sobre a terra, mais Ele mostra o seu poder através da diversidade de ministérios. Observe que você não precisa ter a preocupação de ser um seguidor de pregadores e profetas para achar o ministério que você mais vai admirar para imitá-lo, Deus tem algo reservado especialmente para você, algo que será só seu e de mais ninguém, você só precisa orar, se entregar ao jejum, a oração e ao estudo da Palavra, e quando você se der conta, estará sendo usado(a) de maneira gloriosa pelo Espírito de Deus.

 

2 - DEUS NOS CHAMA PARA UMA VIDA DE SANTIDADE

 

 

Outro fator que tem infectado as nossas igrejas é a falta de santidade no meio do povo de Deus, teologicamente estamos cada vez mais preparados, exteriormente a nossa fisionomia é de “um santo” que anda sobre a terra, no entanto, os corações estão cada vez mais afastados dos ensinamentos do Mestre.

Esquecemo-nos do que o apóstolo Pedro escreveu em sua carta: “Mas, como é santo aquele que vos chamou sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver;  Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.” ( I Pedro 1. 15 e 16).

As verdades sobre Deus têm sido distorcidas, e a adaptação de um evangelho impuro, como sendo extraído de dentro da Bíblia é a grande “onda” do momento. Lembremos pois que de todas as nossas ações Deus nos pedirá conta no grande dia do Senhor, e que não poderemos nos apresentar de vestes sujas perante Ele.

Outra verdade sobre a santidade é que os padrões de Deus para cada pessoa pode ser diferenciado. Existem coisas que de uma forma geral não é pecado, mas que Deus irá pedir para alguns dos seus servos se afastarem de tais atos. Não vai adiantar questionar Deus, ou tentar mostrar-lhe os irmãos da igreja que ainda praticam tal feito porque Deus não deixará o escolhido isento de obedecer tal ordem. É uma questão de chamada específica que exigirá do chamado uma separação ainda maior do mundo.

Já vi casos de pessoas que foram repreendidas por Deus para que abandonassem certo hábito, e depois daquele dia passaram a pregar que aquilo era uma ordem de Deus para toda a igreja, isso nem sempre é verdade, muitas vezes por causa do seu ministério Deus exigirá coisas a você que não exigirá dos demais. Então apenas obedeça, não questione, nem murmure, apenas obedeça a ordem do Senhor.

 

3 DEUS NOS CHAMA PARA UMA VIDA DE TEMOR

 

FILIPENSES 2

12  De sorte que, meus amados, assim como sempre obedecestes, não só na minha presença, mas muito mais agora na minha ausência, assim também operai a vossa salvação com temor e tremor;

13  Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.

14  Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas;

15  Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo;

 

PROVÉRBIOS 9.10

O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência.

 

A única maneira de se conseguir ser fiel e obediente à voz do Senhor é tendo o temor de Deus em seu coração. A falta de temor é o que leva o crente a se envolver em contendas, discórdias, murmurações, ter má vontade para o trabalho e principalmente ser desobediente às ordens tanto de Deus como de seus líderes aqui da terra.

Ninguém conseguirá obedecer a palavra de Deus sem antes reconhecer o poderio, tanto de abençoar, como de punir, pertencente ao nosso Deus.

Sem temor o crente negocia a chamada, sim é a falta de temor que leva o homem ou a mulher a negociar a sua chamada, começa com uma falsa profecia de bênçãos para alguém de condições financeira elevada para ganhar algum bem material, segue para uma mensagem de indireta e ataque àqueles com quem não se dá bem, até chegar a pregar uma mensagem totalmente encomendada por marqueteiros que prometem levar o novo pregador ao auge da fama.

Cuidado, sem temor não ha santificação e muito menos paz entre os irmãos, e sem a paz com todos e a santificação, não tem como alguém agradar a Deus. ( Hebreus 12.14)

 

 

4  DEUS NOS CHAMA COM PROPÓSITOS DEFINIDOS

 

 

A quarta verdade sobre um chamado, é que Deus não nos chama somente por chamar, Deus não chama ninguém para permanecer parado, do contrário Deus não o chamaria.

Existe hoje uma série de missionários sem missão, pastores sem igrejas, cooperadores que não cooperam, diáconos que não servem às necessidades da igreja, presbíteros que não querem compromissos mais sérios na frente da obra, profetas que já não profetizam mais a verdade e uma série de todo o tipo de chamados que não estão dispostos a fazer a sua parte. A pergunta que fica é: Deus chama alguém somente por chamá-lo? De maneira nenhuma. Todas as vezes que Deus chamou alguém Ele tinha um propósito específico para esse chamado. Vejamos alguns exemplos da Bíblia Sagrada;

 

MOISÉS – Deus o queria para que tirasse o povo de Israel de dentro da terra do Egito;

JEREMIAS – Deus o chamou para que profetizasse às nações;

SIMÃO E ANDRÉ – Jesus os chamou para que fossem pescadores de homens;

 

Portanto, antes de estarmos brigando entre si para ter o cargo mais alto dentro da congregação, lembremo-nos que a chamada envolve a FUNÇÃO antes da consagração feita pela igreja. Primeiro trabalhe depois queira reconhecimento, primeiro exerça seu chamado, e deixe que no tempo certo Deus confirme perante os homens. Apenas trabalhe naquilo que Deus te colocou para fazer e entenda que é Deus quem te exaltará.

 

 

5 DEUS ACOMPANHA O SEU MINISTÉRIO

 

 

Se tem algo com o que o chamado não precisa se preocupar, é com a possibilidade de estar sozinho. Deus jamais mandará alguém para certa missão se Ele não for com o enviado. Todas as vezes na Bíblia que o Senhor mandou um de seus servos fazer algo para Ele, O mesmo Senhor garantiu que estaria do seu lado enquanto o servo obedecia aquela ordem. Vejamos alguns exemplos:

 

DEUS FALA A ISAQUE EM GÊNESES 26. 2 E 3 – “ E apareceu-lhe o SENHOR, e disse: Não desças ao Egito; habita na terra que eu te disser;  Peregrina nesta terra, e serei contigo, e te abençoarei; porque a ti e à tua descendência darei todas estas terras, e confirmarei o juramento que tenho jurado a Abraão teu pai;”

 

DEUS FALA A MOISÉS EM ÊXODO 3. 11 E 12 – “  Então Moisés disse a Deus: Quem sou eu, que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel?  E disse: Certamente eu serei contigo; e isto te será por sinal de que eu te enviei: Quando houveres tirado este povo do Egito, servireis a Deus neste monte.”

 

DEUS FALA A JEREMIAS EM JEREMIAS 1.7 e 8 – Mas o SENHOR me disse: Não digas: eu sou um menino, porque a todos a quem eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar, falarás. Não temas diante deles; porque estou contigo para te livrar, diz o SENHOR.”

 

JESUS FALA PARA A SUA IGREJA EM MATEUS 28.19 e 20 -  “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.”

 

Fica claro, portanto, que o Senhor jamais te deixará sozinho na sua caminhada, ainda que por causa das lutas pareça que Ele não está contigo, mas a verdade é que Ele nunca te abandonou. Uma vez que você esteja exercendo o seu chamado da maneira como lhe foi proposto você poderá ter a total certeza de que Deus estará sempre do seu lado sendo o seu guardião e àquele que testificará tudo o que Ele te usar para falar ou para fazer. Apenas siga da maneira como o Senhor lhe mandou seguir e Ele será contigo.

 

 

6 DEUS TESTIFICA PERANTE OS HOMENS

 

 

Apesar da briga por um maior aparecimento que tem surgido entre os obreiros da nossa geração, a principal característica de um chamado é que ele não vai em seu próprio nome.

Deus é o maior interessado em testificar perante os homens o seu projeto na vida de alguém. Observe o que Davi disse ao gigante filisteu em I Samuel 17.45:

“ Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.”

Uma vez que o chamado não se apresenta em seu próprio nome, as chances dele se decepcionar em sua missão é simplesmente inexistentes. Deus é o que testifica a chamada na vida de cada uma que é separado por Ele para a sua obra.

Observe o que Marcos escreveu sobre a primeira experiência dos discípulos em exercerem o seu chamado depois da ascensão de Jesus.

Marcos 16.20 -   E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém.

Observe que uma vez que os discípulos saíram debaixo da ordem do Senhor, o próprio Senhor confirmou todas as palavras deles através de sinais para que todos vissem que Deus é o que os tinha levantado.

 

 

CONCLUSÃO

 

 

Baseando-se nas 6 verdades que ora acabamos de estudar,  podemos assegurar que não há a menor precisão de alguém sair por ai esfregando credencial no rosto de ninguém para mostrar que foi chamado por Deus. Não há a precisão de uma bela auto-apresentação diante dos homens, pois é Deus quem testifica, é ele quem mostra o que cada um na verdade é, e é Ele o único que pode testemunhar a respeito dos seus escolhidos.

Se você é um chamado de Deus então mãos a obra, menos apresentação e mais trabalho, deixa que Deus te recompense. É Deus quem irá te apresentar e te levantar no tempo dEle, na vontade dEle e do jeito dEle. Apenas trabalhe e exerça o seu chamado da forma como Deus tem te ordenado.

 

 

 

Na segunda parte desse estudo, estudaremos as outras seis verdades sobre um chamado. Acompanhe os nossos estudos e seja edificado por Jesus.

 

As próximas verdades são:

 

7º    O crente precisar ter certeza da sua chamada;

8º    Nem sempre o que nós queremos  fazer é o que Deus quer para nós;

9º    Chamada não é cargo;

10º  Existe um tempo entre a promessa e o cumprimento;

11º  Ninguém impede Deus de começar a te usar;

12º  Se Deus te mandou Ele garante a sua vitória.

 

 

Geisiel Santos

www.geisielsantos.com

 

 

 

 

 

 

 

—————

Voltar