AMOR DE MÃE

12/05/2012 14:05

 

Download deste Estudo. Clique aqui:AMOR DE MÃE.docx (52,7 kB)

 

 

 

 

AMOR DE MÃE

 

 

Por: Geisiel Santos

 

 

I Reis 3

21  E, levantando-me eu pela manhã, para dar de mamar a meu filho, eis que estava morto; mas, atentando pela manhã para ele, eis que não era meu filho, que eu havia tido.

 

22  Então disse à outra mulher: Não, mas o vivo é meu filho, e teu filho o morto. Porém esta disse: Não, por certo, o morto é teu filho, e meu filho o vivo. Assim falaram perante o rei.

 

23  Então disse o rei: Esta diz: Este que vive é meu filho, e teu filho o morto; e esta outra diz: Não, por certo, o morto é teu filho e meu filho o vivo.

 

24  Disse mais o rei: Trazei-me uma espada. E trouxeram uma espada diante do rei.

 

25  E disse o rei: Dividi em duas partes o menino vivo; e dai metade a uma, e metade a outra.

 

26  Mas a mulher, cujo filho era o vivo, falou ao rei (porque as suas entranhas se lhe enterneceram por seu filho), e disse: Ah! senhor meu, dai-lhe o menino vivo, e de modo nenhum o mateis. Porém a outra dizia: Nem teu nem meu seja; dividi-o.

 

27  Então respondeu o rei, e disse: Dai a esta o menino vivo, e de maneira nenhuma o mateis, porque esta é sua mãe.

 

 

INTRODUÇÃO

 

 

O amor de mãe é algo reconhecido em qualquer época, tradição, raça ou espécie, mesmo os animais nunca desprezam as suas crias e procuram sempre estar por perto para defendê-los com a sua própria vida.

 

Por mais manso que seja uma espécie de animal, ela se tornará agressiva se houver a necessidade de defender os seus filhotes, pois nenhuma mãe estará disposta a ver os seus filhos sofrer qualquer dano ou prejuízo sem que ela antes tente fazer alguma coisa por ele.

 

Com exceção da avestruz, que a Bíblia afirma que Deus não lhe deu nenhum entendimento e por isso ela não reconhece e nem cuida dos seus próprios ovos, antes, os joga em qualquer lugar e os abandona (Jó 19. 13-17), com exceção dela, todas as mães têm o seu cuidado especial para os seus filhos,

 

Mesmo aquelas que não criam seus filhos (como a tartaruga), procuram um lugar seguro para guardá-los em quanto estão na condição de ovos, são exemplos para nós. Infelizmente, muitas mães têm agido como avestruzes e se esquecido do seu papel.

 

 

 

O FILHO DAS “DUAS” MULHERES

 

 

No texto de I Reis 3, encontramos duas mulheres em uma disputa por uma criança, ambas havia sido mãe a menos de três dias e como se não bastasse, moravam em uma mesma casa.

 

Diante do rei Salomão elas apresentam a seguinte causa:

 

MULHER 1 – “Levantei-me de madrugada para amamentar e meu filho estava morto, quando amanheceu, percebi que não era meu filho e que o meu filho verdadeiro estava com ela e então concluí que ela se deitou sobre seu filho e o matou sem querer, então ela trocou os nossos filhos para ela permanecer sendo mãe.”

 

MULHER 2 – “Não meu Senhor, o meu filho é o que está vivo, esta mulher matou o seu filho sem querer e agora inventou esta história para tomar o meu e permanecer sendo mãe.”

 

Imagine-se agora no lugar do rei tendo que julgar esta causa, não era uma tarefa fácil, pois ambas se declaravam mãe do menino vivo e as duas apresentavam um suposto amor por ele.

 

Foi neste momento que o rei Salomão se lembrou do amor de mãe e que uma mãe verdadeira nunca deixaria o seu filho sofrer nenhum mal. Sendo assim, ele resolveu desafiar o amor daquelas duas:

 

SALOMÃO – “Tragam-me uma espada, corte o menino no meio e dê a metade para cada uma.”

 

Parecia um julgamento absurdo, mas Salomão na sua sabedoria sabia exatamente o que estava fazendo.

 

Neste momento uma das mulheres começa a comemorar no meio do palácio:

 

MULHER 2 – “Isso mesmo, que não seja nem meu e nem dela, parta o menino no meio e acabe com essa briga, sábio rei, viva o rei Salomão.”

 

Mas do outro lado algo diferente aconteceu, a outra mulher se ajoelhou e com voz de súplica começou a clamar ao grande rei:

 

MULHER 1 - “Ah meu senhor não faça mal a esta criança, dê a esta mulher o seu filho e deixe-a ir, mas por favor não estenda a mão contra essa criança”

 

MULHER 2 -  “Não meu senhor  mate o menino, eu abro mão do meu filho só pra ver essa guerra acabar, mata ele meu senhor.”

 

Salomão levantou-se do trono e em um tom de alegria disse aos seus soldados:

SALOMÃO – “Dê o filho a primeira mulher, ela é a verdadeira mãe, pois uma mãe verdadeira jamais aceitaria que seu filho fosse machucado.”

 

O capítulo é completado com a seguinte frase:

 

“E todo o Israel ouviu o juízo que havia dado o rei, e temeu ao rei; porque viram que havia nele a sabedoria de Deus, para fazer justiça.”(I Reis 3. 28)

 

 

 

LIÇÃO PRÁTICA

 

 

O julgamento desta causa deixou uma grande lição para todos nós, o que Salomão fez foi procurar naquelas mulheres o amor maternal, e se tem uma coisa que não pode ser negada é que o amor de mãe não pode ser imitado.

 

Por mais que alguém tente, por mais que se esforcem o amor de mãe nunca será imitado na sua plenitude, o amor de mãe é único e só o amor de Deus pode ser comparado a isso.

 

A mãe por se só é protetora, atenciosa e se preocupa com o bem estar de seu filho, uma mãe é capaz de tirar da boca para dar ao seu filho e muitas vezes chega a passar fome para manter o seu filho alimentado.

 

Muitas mães chegam a roubar para alimentar suas crianças e se esquecem do fato de que podem ser presas e ficar afastada para sempre de seu filho, no entanto, a maior preocupação de uma mãe é prover o sustento momentâneo para sua criança.

 

 

 

FILHOS DESOBEDIENTES

 

 

Infelizmente muitos filhos têm desprezado este amor, desonram suas mães e rejeitam o direito de tê-las por perto. É impressionante a forma como muitos tratam seus pais, perdem totalmente o respeito e compram uma longa briga com Deus por causa de tais atitudes. Vejamos o que a Bíblia fala sobre isso:

 

"O que ferir a seu pai, ou a sua mãe, certamente será morto."  (Êxodo 21 : 15)

 

 "Cada um temerá a sua mãe e a seu pai,..."  (Levítico 19 : 3)

 

"Quando um homem amaldiçoar a seu pai ou a sua mãe, certamente morrerá; amaldiçoou a seu pai ou a sua mãe; o seu sangue será sobre ele.” (Levítico 20 : 9)

 

"Honra a teu pai e a tua mãe, como o SENHOR teu Deus te ordenou, para que se prolonguem os teus dias, e para que te vá bem na terra que te dá o SENHOR teu Deus."  (Deuteronômio 5 : 16)

 

"Maldito aquele que desprezar a seu pai ou a sua mãe. E todo o povo dirá: Amém."  (Deuteronômio 27 : 16)

 

Observe que aquele que despreza o seu pai ou a sua mãe está se condenando a morte conforme está previamente dito por Deus.

 

Não é sábio desprezar o amor materno, pois isso representaria uma extrema ingratidão por aquela que sofreu ao te carregar no ventre, sofreu para te por no mundo, sofreu para te criar e ainda hoje sofre para adquirir o seu respeito. Deus é justo e não deixaria impune tamanha irresponsabilidade por parte de filhos que não sabem ser gratos em seus corações.

 

 

 

MÃE É UMA SÓ

 

 

Só sabe a falta que uma mãe faz aquele que já a perdeu. Nenhuma madrasta pode substituir uma mãe, nem o pai, nem os irmãos conseguem preocupar-se com você tanto quanto sua mãe.

 

O amor de mãe é único e insubstituível.

 

As prisões brasileiras submetem os visitantes a uma revista extremamente humilhante e constrangedora que afasta muitos parentes dos seus entes que estão presos, no entanto, as mães são presença marcada em todas as visitas da semana e nem a revista humilhante as afasta de lá.

 

Porque isso acontece? Isso se da porque o amor materno fala mais alto, o amor de mãe não a deixa se afastar de seu filho e isso a faz se submeter a todas as humilhações possíveis, mas não deixa seu filho só.

 

O que entristece é o fato de que quando tais filhos conseguem a liberdade, eles desprezam suas mães, muitos as agridem e não sabem agradecer pelo que recebeu.

 

Mas para esses prevalecerá as referências acima e Deus os julgará por todas estas práticas.

 

 

 

HONRE SUA MÃE

 

 

Honre sua mãe não só nesse dia, não espere chegar o dia das mães para dizer a ela o quanto você a ama, abrace, beije e se declare para a sua mãe todos os dias e com certeza isso valerá mais para ela do que os mais caros presentes do mundo.

 

De nada adianta fazer grandes declarações neste dia e esquecer-se de sua mãe no restante do ano, ame sua mãe todos os dias e além da gratidão dela, Deus prolongará os seus dias sobre a terra.

 

Filho que desrespeitam esse tão importante mandamento morrem antes da hora, pois o próprio Deus antecipa os seus dias aqui neste mundo e esta vida ainda corre o risco de perecer e ser condenado ao lago de fogo eterno.

 

Enquanto isso, aqueles que respeitam e honram os seus pais, têm os seus dias prolongados e vivem muitos e bons dias.

 

Honre seus pais e receba o melhor de Deus para a sua vida.

 

 

 

Dedico este esboço a minha querida mãe missionária Neuza Maria dos Santos que mim ensinou a amar o que é certo e viver a Palavra de Deus.

Te amo Mãe!!!

 

 

Geisiel Santos

www.geisielsantos.com

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

—————

Voltar