CARTA A IGREJA DE ÉFESO

09/12/2011 16:41

 

Download deste estudo. Clique aqui: 1ª - CARTA A IGREJA DE ÉFESO.docx (23,3 kB)

 

 

CARTA A IGREJA DE ÉFESO

A igreja estruturada

 

 

Por: Geisiel Santos

 

Apocalipse cap. 2

 

1  Escreve ao anjo da igreja que está em Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro:

 

Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos.

 

E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste.

 

Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.

 

Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.

 

Tens, porém, isto: que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio.

 

Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.

 

 

INTRODUÇÃO

 

 

A carta da Igreja de Éfeso, é a primeira das sete cartas a ser escrita. A igreja de Éfeso, assim como a sua cidade, era muito estruturada, uma das poucas igrejas que teve a honra de ser inicialmente pastoreada apenas pelos apóstolos, ou, quando não, por homens de íntima confiança e amizade com os mesmos. Não nos impressiona sabermos que aquela era uma igreja extremamente rigorosa em relação aos falsos mestres que iam surgindo ao longo dos anos a fim de enganar aquele povo.

 

Havia naquela época, uma geração de pregadores que o Senhor Jesus os classifica de nicolaítas. A palavra nicolaítas não era o nome de uma seita, ou de um seguimento religioso da época, essa palavra na verdade é a junção de duas palavras gregas: NIKO, que quer dizer SUBJUGAR, e LAOS, que quer dizer POVOS. Logo, não estamos falando de um nome, mas, de um adjetivo dado aos pregadores que aproveitavam da falta de conhecimento de alguns irmãos, para pregar aquilo que bem quisessem para eles. É claro que tais pregadores não acharam público fácil na cidade de Éfeso, uma igreja que foi pastoreada por Paulo, Timóteo, Apolo e João não poderia jamais ser enganada por falsas doutrinas que os nicolaítas queriam impor sobre eles, e isso foi imputado como qualidade perante Deus.

 

Por algum motivo que, até então, só o Senhor sabia, é esta igreja que tem a honra de receber, a primeira das sete cartas enviadas pelo Senhor Jesus e escrita pela mão do seu antigo pastor, agora prisioneiro em uma Ilha distante, o apóstolo João.

 

 

A APRESENTAÇÃO

 

 

1  ESCREVE AO ANJO DA IGREJA QUE ESTÁ EM ÉFESO: ISTO DIZ AQUELE QUE TEM NA SUA DESTRA AS SETE ESTRELAS, QUE ANDA NO MEIO DOS SETE CASTIÇAIS DE OURO:

 

A tradução para essa apresentação, está no capítulo 1º, versículo 20 que diz assim: O mistério das sete estrelas, que viste na minha destra, e dos sete castiçais de ouro. As sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete castiçais, que viste, são as sete igrejas.”

 

Observe que de acordo com este versículo, Jesus está afirmando para a igreja de Éfeso, que Ele tem do seu lado os sete anjos das igrejas (possivelmente os líderes das mesmas) e que Ele caminha por entre as igrejas que a Ele pertence.

 

Era uma forma de mostrar autoridade sobre a igreja, provar que a conhecia, e que era Ele quem estava no controle de todas as coisas que estava acontecendo.

 

 

CONHEÇO AS TUAS OBRAS

 

 

CAP.2

CONHEÇO AS TUAS OBRAS, E O TEU TRABALHO, E A TUA PACIÊNCIA, E QUE NÃO PODES SOFRER OS MAUS; E PUSESTE À PROVA OS QUE DIZEM SER APÓSTOLOS, E O NÃO SÃO, E TU OS ACHASTE MENTIROSOS.

 

E SOFRESTE, E TENS PACIÊNCIA; E TRABALHASTE PELO MEU NOME, E NÃO TE CANSASTE.

 

Era uma igreja que trabalhava, foi através de Éfeso que o evangelho se espalhou rapidamente por toda a província.

 

Era uma igreja estruturada na palavra, eles jamais se deixavam ser enganados por ventos de doutrinas. Todos os pregadores que passavam por aquela igreja, eram provados dentro da palavra de Deus para ver se realmente ele era aquilo que pregava, uma vez que provavam os tais ensinadores, os irmãos de Éfeso, acabavam por identificar e expulsar do meio deles aqueles que eram mentirosos. Era assim que eles não se deixavam dominar pelos nicolaítas.

 

 

TENHO, PORÉM, CONTRA TI

 

 

CAP. 2

TENHO, PORÉM, CONTRA TI QUE DEIXASTE O TEU PRIMEIRO AMOR.

 

Observe que o que temos aqui é um grande problema que inúmeras vezes encontramos nos dias em que vivemos.

 

Aquela igreja estava tão preocupada em provar os irmãos que chegavam, em garantir que no meio deles não deixariam ninguém em pecado, que, simplesmente, se esqueceram de cuidar da sua própria vida espiritual. Qualquer pessoa que chegasse naquela igreja seria avaliado, provado e experimentado, tudo para garantir que não entraria gente em pecado ali dentro.

 

Mas, e quanto aos que já estavam lá dentro? Porque a preocupação não era a mesma?

 

Os crentes esqueceram-se de olhar para si próprios, porque estavam ocupados com os outros (não que tais preocupações não sejam precisas, o próprios Jesus os elogiou pelas mesmas), mas a vida particular de cada um daquela igreja precisava ser tratada, era hora de olharem para si mesmos e decidirem, que deveriam voltar a ser fiéis.

 

A SOLUÇÃO

 

CAP.2

5(a) LEMBRA-TE, POIS, DE ONDE CAÍSTE, E ARREPENDE-TE, E PRATICA AS PRIMEIRAS OBRAS;

 

Aqui, Jesus mostra a saída para aquela situação em que estavam vivendo, eles deveriam olhar para traz, e lembrar-se do exato momento em que deixaram de cumprir com o seu papel individual para com Deus, deveria não só lembrar-se, mas também voltar a ser exatamente como eram antes.

 

 

UM AVISO

 

CAP.2

5 (b) QUANDO NÃO, BREVEMENTE A TI VIREI, E TIRAREI DO SEU LUGAR O TEU CASTIÇAL, SE NÃO TE ARREPENDERES

 

A proposta de solução para essa igreja veio acompanhada de uma terrível ameaça. Se aquela igreja não se arrependesse diante de Deus e voltasse ao primeiro amor,  o seu castiçal seria removido de diante de Deus.

 

A remoção do castiçal aqui, não representa a exterminação terrena daquela igreja (ainda que isso acabou acontecendo anos depois), ou a retirada de um possível castiçal representante da mesma lá no céu. Lembremos que o castiçal que representava a igreja foi visto na visão de João no capítulo primeiro, esse castiçal possivelmente é simbólico e não literal.

 

Quando Jesus fala que removeria o castiçal daquela igreja, Jesus está falando que aquela igreja não seria mais contada como sua, os cultos poderiam até continuar acontecendo, mas, não receberia mais a visita do mestre, aquela casa não seria mais um lugar de encontro entre Cristo e a sua igreja.

 

 

A PROMESSA AOS VENCEDORES

 

 

CAP.2

QUEM TEM OUVIDOS, OUÇA O QUE O ESPÍRITO DIZ ÀS IGREJAS: AO QUE VENCER, DAR-LHE-EI A COMER DA ÁRVORE DA VIDA, QUE ESTÁ NO MEIO DO PARAÍSO DE DEUS

 

A promessa é de salvação, aquele que vencesse herdaria a vida eterna, teria lugar garantido nas bodas do cordeiro e comeria da árvore da vida que está no meio do paraíso de Deus. Aleluia, que estejamos entre esses que desfrutarão do melhor de Deus nas mansões celestiais.

 

 

ESTUDO II

 

PONTO HISTÓRICO E PESSOAL DA CARTA DE ÉFESO

 

 

Essa carta ocupa o seu lugar profético no primeiro século da igreja, igreja essa que tinha tido duas etapas de expansão.

 

A primeira etapa ocorreu no dia de pentecostes, quando depois de quase três mil almas (em sua maioria, estrangeiros) se converterem ao evangelho, eles retornaram à suas terras e começaram a levar o nome de Jesus aos seus conterrâneos.

 

A segunda etapa aconteceu quando começou a perseguição contra a igreja que resultou na morte de Estêvão, a partir dali, não só os recém convertidos levavam o evangelho para suas terras, como os próprios apóstolos passaram a viajar para formar igrejas em cidades dentro e fora de Israel.

 

Essa igreja se formou sendo unida, eles vendiam o que tinham e repartia uns com os outros no intuito de que todos tivessem o mesmo total de bens para que não houvesse discriminação social no meio deles, na igreja primitiva, as viúvas eram bem cuidadas e havia obreiros que trabalhavam especificamente para prepararem alimentos para elas. A principal característica dessa igreja era o amor que havia entre os irmãos.

 

No entanto, os anos se passarão, os apóstolos foram morrendo, novos obreiros foram separados para liderar as igrejas em todas as cidades, obreiros tão fiéis quanto os apóstolos, que amavam as escrituras e procuravam ensiná-las de forma correta para o povo, obreiros que estavam prontos para enfrentar qualquer diversidade que surgisse contra a igreja, ou se preciso, até ser martirizados por ela, e Jesus se agradou disso, o Senhor abençoou essa igreja grandemente e a fez se expandir por todo o mundo da época.

 

É nessa época que surge também diversos falsos pregadores, e seguimentos religiosos que diziam pregar o evangelho da verdade, mas, na verdade, colocavam julgo sobre o povo, muitos eram forçados a cumprirem toda a lei de Israel, mesmo sendo eles estrangeiros, porque lhes era ensinado que a graça só poderia ter efeito se acompanhada do cumprimento da lei. Jesus chama a esses pregadores de Nicolaítas, homens que só queriam afastar do verdadeiro evangelho, aqueles que não tinham conhecimento suficiente para saber, que o que eles ensinavam era errado.

 

A igreja, porém, não se rendeu a estes homens, era uma igreja estruturada na palavra e entendeu facilmente que aquele não era o evangelho do Senhor. Este foi um dos motivos pelo qual Jesus mais elogiou essa principiante igreja, leiamos apocalipse 2, versículos 2 e 6: “Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos.

 

Tens, porém, isto: que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio.”

 

Mas, tinha um problema, o amor que antes havia entre aqueles irmãos já não estava mais presente entre eles, a divisão de bens já não acontecia mais como uma prática constante no meio da igreja, o cuidado com os mais fracos, tanto na fé, quanto financeiramente não estava mais sendo levado tão a sério como foi na vida dos primeiros irmãos. Como se não bastasse, o próprio zelo espiritual para com as coisas de Deus estava desaparecendo aos poucos do meio daquele povo.

 

É nesse momento que entra em ação a exortação do mestre: “Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te, e pratica as primeiras obras, quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres..”

 

Deus não estava satisfeito com a situação daquela igreja, tratando da cidade de Éfeso, não só a igreja, como a própria cidade foi literalmente exterminada anos depois e consequentemente já não existe mais. Tratando da igreja do primeiro século de uma forma geral, uma grande perseguição estava para se levantar contra eles como conseqüência da perca do primeiro amor.

 

 

Observe que a exortação de Deus exige uma sequência a ser observada:

 

1º  Eles deveriam lembrar-se de onde tinha caído – a primeira exigência de Cristo para aquela igreja, era que eles lembrassem-se exatamente, do momento, local e porque haviam caído. A queda e o fracasso andam juntos, portanto, se não lembrarmo-nos de qual é a nossa fraqueza, ainda que tornemos a nos levantar, novamente cairemos, portanto, “lembra-te, pois, de onde caíste”, e saberás o porquê que caiu.

 

2º arrepende-te – Não basta lembrar-se de onde caiu, tem que haver arrependimento, ter noção das conseqüências para que não tornemos a cair no mesmo erro.

 

3º pratica as primeiras obras – Depois de reconhecer a queda e arrepender-se pela queda, agora era hora de se levantar novamente, voltar a ser exatamente como era, Deus não chamou a sua igreja para ficar prostrada depois de perder uma batalha para satanás, Deus    quer que o seu povo levante-se, e volte a praticar as primeiras obras.

 

Há, ainda, uma promessa aos vencedores, para aquele que conseguisse vencer essa faze de frieza espiritual que pouco a pouco estava caindo sobre esta igreja, o próprio Jesus é quem dá a garantia de vida eterna com Ele.

 

Deus é o maior interessado na nossa salvação, apesar de sermos nós quem precisamos ser salvos, já que o Senhor já mora nos altos céus, é prazer dEle nos salvar, “ao vencedor dar-lhe-ei  que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus”, são palavras do nosso mestre, e são dedicadas a todos aqueles que vencerem. Esteja entre os vencedores e tenha uma vida eterna com Deus.

 

 

Geisiel Santos

www.geisielsantos.com

 

 

 

 

—————

Voltar