CARTA A IGREJA DE SARDES

10/12/2011 10:30

 

Download deste estudo. Clique aqui:  5ª - CARTA A IGREJA DE SARDES.docx (27,6 kB)

 

 

 

CARTA A IGREJA DE SARDES

UMA IGREJA MORTA

 

Por: Geisiel Santos

 

APOCALIPSE 3

E AO anjo da igreja que está em Sardes escreve: Isto diz o que tem os sete espíritos de Deus, e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives, e estás morto.

Sê vigilante, e confirma os restantes, que estavam para morrer; porque não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus.

Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei.

Mas também tens em Sardes algumas pessoas que não contaminaram suas vestes, e comigo andarão de branco; porquanto são dignas disso.

O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.

Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

 

 

INTRODUÇÃO

 

 

Sardes foi a capital do antigo reino da Lídia, localizada na Ásia Menor, atualmente corresponde a um pequeno povoado chamado Sart, na Turquia.

 

Era uma cidade extremamente rica, e que guardava um imenso poder. Todo esse destaque era por conta da grande quantidade de ouro que podia ser retirado do rio que passava próximo a cidade, a ótima localização geográfica, a fertilidade de suas terras, assim como a construção de uma acrópole (parte alta que tornava a cidade uma grande fortaleza para casos de guerras).

 

Havia naquela cidade, também, uma grande indústria de tapetes, o que era a principal atividade econômica daquele lugar. A cidade era extremamente poderosa, mas, pouco tempo depois de receber a carta de João, aquela cidade foi completamente destruída por um terremoto.

 

A igreja de Sardes, ao que parece, exercia um papel importante e de respeito naquela cidade, no entanto, apesar de estar no auge da riqueza e da política local, com igrejas cheias de membros e muito dinheiro, o Senhor Jesus disse que eles tinham nomes de quem vive, mas, na verdade, estavam mortos espiritualmente e sem contato com Deus.

 

APRESENTAÇÃO

 

 

APOCALIPSE 3

1(a)  E AO anjo da igreja que está em Sardes escreve: Isto diz o que tem os sete espíritos de Deus, e as sete estrelas:

 

Os sete Espíritos aqui citados não são "sete Espíritos Santos", mas sim, uma referência às sete obras do Espírito Santo de Deus, conforme está em Isaías 11:2: "Repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do Senhor."

 

Isaias explica o que aconteceria quando os “sete espíritos” estivessem em ação: (v.4)  “Mas julgará com justiça aos pobres, e repreenderá com eqüidade aos mansos da terra; e ferirá a terra com a vara de sua boca, e com o sopro dos seus lábios matará ao ímpio,”

 

O Senhor “peneiraria” aquela igreja que confiava mais no estado do que no próprio Deus. Ele recompensaria os fieis, e puniria os ímpios.

 

Ele também tem o controle sobre os sete anjos (ou mensageiros) das igrejas: “As sete estrelas”.

 

 

CONHEÇO AS TUAS OBRAS

 

 

APOCALIPSE 3

1 (b) Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives, e estás morto.

 

A igreja de Pérgamo alcançou uma grande reputação na sua época, todos a reverenciava e a tinha como a grande e santa igreja de Deus. No entanto, diante de Deus as suas obras não eram tão louváveis como entre os homens, aquela igreja confiava extremamente no governo da sua cidade e isso estava tirando deles, a dependência exclusiva de Deus. Perderam a sua fé.

 

 

OBRAS IMPERFEITAS

 

 

APOCALIPSE 3

Sê vigilante, e confirma os restantes, que estavam para morrer; porque não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus.

3(a)  Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te.

 

Algumas advertências são apresentadas nesses versículos:

 

eles deveriam ser vigilantes, deixar de acreditar em tudo o que o governo lhe prometia,

 

apesar da aparente calma, uma rápida perseguição seria novamente erguida contra a igreja,

 

as obras daquela igreja eram imperfeitas diante de Deus.

 

Eles deveriam lembrar-se da essência da palavra de Deus, da mensagem verdadeira,

 

Não bastaria apenas lembrarem-se eles deveriam guardar o que ouviam e acima disso, arrepender-se por todas as suas erradas práticas.

 

 

O AVISO

 

 

APOCALIPSE 3

E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei.

 

A igreja fel jamais será pega de surpresa por Cristo, uma vez que está sempre À sua espera, no entanto, àqueles infiéis, por estarem acostumados a fazer o que sentem vontade e, nem sempre, estar preocupados com a volta do Messias, para esses sim, a vinda de Jesus será uma grande surpresa e um dia de muito pranto.

 

 

O REMANESCENTE FIEL

 

 

APOCALIPSE 3

Mas também tens em Sardes algumas pessoas que não contaminaram suas vestes, e comigo andarão de branco; porquanto são dignas disso.

 

Deus tem sempre o seu remanescente fiel, mesmo quando parece que todos estão jogados na lama do pecado, há sempre um pequeno grupo que não se mistura e não se contamina com o erro. Para esses, Jesus faz uma promessa antecipada, “Andarão  de branco”, e completa dizendo que eram dignos disso.

 

No entanto, antes que acreditemos que a salvação é pelas obras, ou dignidade humana, vejamos o que está escrito em Tito.

 

TITO 3

5 “ Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo,

Que abundantemente ele derramou sobre nós por Jesus Cristo nosso Salvador;

Para que, sendo justificados pela sua graça, sejamos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna.”

 

 

O GALARDÃO

 

APOCALIPSE 3

O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.

Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

 

Além de não correrem o risco de ter seus nomes apagados do livro da vida, os irmãos de Sardes ainda tinham a promessa de serem apresentados a Deus Pai e aos anjos pelo próprio Senhor Jesus. Que promessa grandiosa.

O livro da vida é também mencionado em Apocalipse 13.8; 17.8; 20.12 e 15; 21.27; Filipenses 4.3.

 

De acordo com essas referências, só entrarão nos céus aquele que tiver o seu nome escrito no livro da vida, do contrário, serão lançados no lago de fogo ardente preparado para o diabo e seus anjos.

 

Existe na Bíblia referência a três ocasiões em que o nome de alguém pode ser apagado do livro da vida:

 

  1. Pecar contra Deus (pecados para morte da alma). Êxodo 32:33
  2. Pecar contra o Espírito Santo (Marcos 3:29)
  3. Omitir ou alterar as palavras proféticas do livro Sagrado (Apocalipse 22:19)

 

Quem tem ouvidos, que atentem e obedeçam ao que o Espírito diariamente tem ensinado a Sua igreja.

 

 

ESTUDO II

PONTO HISTÓRICO DA CARTA DE SARDES

 

 

 

A REFORMA

 

 

A palavra Sardes quer dizer “os que escapam ou os que saem”. Analisando esse siguinificado, assim como o conteúdo da carta de Sardes, entendemos que essa carta representa o período das grandes reformas religiosas do final do século XV e início do século XVI.

 

Neste período, o grande acontecimento foi a Reforma iniciada na Alemanha, que teve como resultado o estabelecimento de igrejas nacionais que não prestavam obediência nem fidelidade a Roma.

 

Enquanto o espírito de reforma despertava a Europa, a chama desse movimento começou a arder ainda mais forte na Alemanha, no eleitorado da Saxônia, sob a direção de Martinho Lutero, monge e professor da Universidade de Wittenberg.

 

Diante da necessidade urgente de dinheiro para terminar a Basílica de São Pedro em Roma, o papa Leão X enviou João Tetzel (homem de confiança do papa) por toda a Alemanha vendendo uma bula que garantia o perdão de pecados tanto dos vivos quanto dos mortos, a mensagem que ele pregava era: “Assim que uma moeda tilinta no cofre, uma alma sai do purgatório”, conta os historiadores, que João Tetzel chegava a garantir o perdão até no caso de alguém ter violado a “mãe de Deus”(que na pregação católica é Maria).

 

Foi por não concordar com essa mensagem interesseira e antibíblica, que em 31 de Outubro de 1517, Martinho Lutero colocou na porta da catedral de Wittenberg as 95 teses contra os ensinos errados do papa e de João Tetzel. Lutero tinha tido um encontro com a verdade quando leu em Romanos o texto que diz: “mas o justo viverá da fé”, e a partir desse texto, ele começa a pregar que a salvação era pela fé e não por indulgências, que ninguém precisa pagar nada pelo direito da salvação, nem muito menos adorar as relíquias que o papa dizia ser dos apóstolos ou coisas parecidas. A salvação – pregava Martinho Lutero – é unicamente pela fé perfeita em Jesus Cristo.

 

A imprensa livre publicou rapidamente as citações de Martinho Lutero e em Junho de 1520, o papa Leão X excomungou Martinho Lutero da igreja romana pedindo a sua prisão. No dia 10 de Dezembro do mesmo ano, Lutero queimou em praça pública a bula papal de excomugação, assim como todos os livros de leis da igreja romana que não podiam ser confirmados pela Bíblia Sagrada. Essa atitude marcou o desligamento definitivo de Lutero com a igreja de Roma.

 

Depois disso, Lutero compareceu para uma audiência em um Concílio na cidade de Worms em 17 de Abril de 1521, onde foi pressionando a negar todas as suas mensagens faladas e escritas. Em resposta às pressões, Lutero respondeu: "Aqui estou. Não posso fazer outra coisa. Que Deus me ajude. Amém." Apesar das ameaças de morte, Lutero retornou para Wittenberg em paz, mas no caminho o Eleitor Frederico mandou que o pegassem e o levassem para o castelo de Wartzburg para garantir-lhe a vida. Ali permaneceu durante um ano enquanto a “tempestade” contra ele se acalmava lá fora. Ainda no castelo, traduziu o Novo Testamento para a língua Alemã dando a possibilidade de cada alemão ter a sua própria Bíblia. Isto aconteceu no ano de 1521. O Antigo Testamento só foi completado alguns anos mais tarde. Ao regressar do castelo de Wartzburg a Wittenberg, Lutero reassumiu a direção do movimento a favor da igreja Reformada.

 

É importante dizer que esse movimento não ficou unicamente na Alemanha, naquele mesmo século Deus despertou homens como, Guilherme Farel e Ulrich Zwínglio na Suíssa, João Calvino na França, e em tantos outros lugares onde Deus também levantou os seus homens para fazer a diferença.

 

 

NOME DE QUE VIVES, MAS ESTÁS MORTOS.

AINDA HAVIA OBRAS IMPERFEITAS.

 

 

Porém, o grande problema depois da Reforma, foi outro contragolpe de Satanás, que novamente usou da estratégia de contaminação para tentar anular qualquer ameaça de avivamento na época.

 

Em primeiro lugar, as próprias igrejas da Reforma acabaram se convertendo em igrejas do Estado. Lutero, depois de ser tremendamente usado por Deus para iniciar o processo de reavivamento da igreja, usou de uma estratégia errada e buscou a aprovação de líderes políticos alemães, e a igreja luterana se transformou em igreja estatal da Alemanha.

 

E, assim, outros líderes do movimento protestante, tanto locais, quanto de outros países copiaram a mesma estratégia respectivamente. A consequência dessa estratégia foi que, sendo estatal, toda a população do país estava automaticamente inserida dentro da igreja, e anulava a necessidade da aceitação individual de Jesus Cristo para salvação. Outro efeito dessa estratégia era que, assim como a igreja romana havia feito na época de Constantino, a nova igreja protestante despertava também a tendência de se satisfazer primeiro ao governo e só depois a Deus.

 

Se na Alemanha a igreja estava completamente ligada ao Eleitor Federico da Saxônia, na Inglaterra a igreja anglicana estava literalmente sob o comando do rei Henrique VIII. Na França, por insistência das autoridades de Genebra, João Calvino tornou-se pastor daquela igreja e em 1555, os conselhos municipais passaram a ser formados somente por seus partidários que comemoravam a derrota do grupo oponente (“Os libertinos”).

 

Em segundo lugar, Satanás procurou paralisar o efeito real que a Reforma traria à igreja de Jesus Cristo no intuito de manter a contaminação impregnada, mesmo que sendo de uma forma bastante disfarçada. E em partes, acabou por obter certo êxito. Muitos dos costumes pagãos de Roma acabaram permanecendo dentro das igrejas da Reforma, tais como batismo de crianças recém-nascidas, dentre outros.

 

Esses dois fatores fizeram com que o Espírito Santo de Deus continuasse sem espaço para agir, porque não se ministrava o Evangelho, nem um encontro pessoal com Jesus Cristo. Sem isso, uma igreja é literalmente morta como o Senhor escreveu na carta de Sardes.

 

 

A FIDELIDADE DE DEUS

 

 

No entanto, apesar das reformas protestantes não terem permanecido tão puras como deveria, Deus não anulou os efeitos das mesmas, e marcou o nome de todos esses homens na história, pois tiveram coragem para enfrentar o erro e a autoridade das lideranças romanas. Assim como vimos na carta à igreja de Sardes, O Senhor não estava agradando-se das atitudes dessa geração, e os alertava para que fossem vigilantes até por que, alguns ainda iriam morrer por causa dessa mesma reforma (o que de fato aconteceu).

 

No entanto, havia em meio a esse movimento pessoas que não contaminaram as suas vestes e usaram a reforma como um meio para, de uma vez por todas, afastar-se de todas as práticas erradas da igreja de Roma.

Deus vê o futuro, Ele sabia como usar aquela reforma para o crescimento de um evangelho puro e genuíno. Os mesmos reformadores, como Lutero, Calvino e outros, eram apaixonados pelas Sagradas Escrituras, e por continuar lendo a Bíblia, Deus os fizera ver dentro das próprias escrituras os erros que ainda cometiam.

 

Como resultado desse novo trabalhar de Deus para com essa igreja, encontramos na igreja de Filadélfia (sexta carta) uma igreja santa e purificada de todos os seus antigos hábitos e erros.

 

 

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE

 

 

É importante ressaltar que os pontos de erros que ainda se encontravam na igreja reformada aqui mostrados, não anulam o fato de que Deus foi quem permitiu que tudo isso acontecesse, que foi Deus quem levantou a Lutero, Calvino e tantos outros para retirar o seu remanescente de dentro da lama romana.

 

Todos nós estamos fadados ao erro, Lutero era um Monge, foi instruído pela igreja romana desde o início da sua fé, e não podemos achar que ele passaria a conhecer todas as vontades de Deus, assim como todos os erros da igreja romana de uma noite para um dia. Portanto, apesar de hoje reconhecermos, com base na Bíblia Sagrada que o evangelho pregado por Lutero ainda não era tão perfeito como a Bíblia ensina, não podemos desmerecê-lo pelo seu esforço em passar ao povo tudo o que ele tinha acabado de descobrir dentro das escrituras sagradas.

 

Que Deus levante mais “Luteros”, mais “Calvinos” e mais homens e mulheres, que tenham essa mesma sede que eles tiveram. Sede de ensinar ao mundo, cada texto que iam conhecendo e interpretando dentro da Bíblia Sagrada.

 

 

Geisiel Santos

www.geisielsantos.com

—————

Voltar