HONRANDO O SEU MINISTÉRIO

04/05/2012 16:05

 

Download deste Estudo. Clique aqui: HONRANDO O SEU MINISTÉRIO.docx (142,1 kB)

 

 

 

 

HONRANDO O SEU MINISTÉRIO

 

 

 

Por: Geisiel Santos

 

 

 

  VERDADE PRÁTICA

 

 

Quando Deus nos colocou nesta ou naquela igreja, Ele não se enganou na sua decisão. Ele sabia exatamente o que estava fazendo.

 

 

Gálatas 1

6  Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho;

 

7  O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo.

 

8  Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.

 

9  Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema.

 

I Coríntios 7

24  Irmãos, cada um fique diante de Deus no estado em que foi chamado.

 

 

 

INTRODUÇÃO

 

 

 

O estudo de hoje é um antibiótico contra um dos maiores males da atualidade.

 

As pessoas não sabem mais onde ficarem e nem o que fazerem de suas vidas espirituais para com Deus e com o seu ministério.

 

Diante desse problema, pessoas trocam de igreja como se trocassem de roupas e cada um tenta mostrar que a sua igreja é melhor que a do seu vizinho.

 

Mas, o que Deus fala sobre isso? Qual é a vontade de Deus para a vida de cada um a quem ele chama?

Aprenda um pouco mais sobre este tema no prosseguimento desse estudo.

 

 

 

O CHAMADO

 

 

 

No Salmo 100 versículo 3 temos a seguinte afirmação: “Sabei que o SENHOR é Deus; foi ele que nos fez, e não nós a nós mesmos; somos povo seu e ovelhas do seu pasto.”

 

Diante deste versículo, podemos afirmar que nenhum de nós escolheu servir a Deus, antes, fomos chamados por Ele para o seu propósito e para a nossa salvação.

 

Atos 2.39 “Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar.”

 

Sabendo que é Deus quem nos escolhe para servi-lo e não nós quem o escolhemos, devemos entender que é Ele também quem escolhe onde iremos servi-lo e congregar.

 

Não fomos nós que escolhemos servir a Deus e também não fomos nós que escolhemos congregar nessa ou naquela igreja. Deus é o que nos chamou e é a Ele que devemos toda a satisfação e agradecimento.

 

 

 

MINISTÉRIO PASTORAL

 

 

 

Hebreus 13.

7 Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver.

 

17 Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.

 

 

Ao nos colocar dentro de um templo, Deus nos da também um casal de líderes (ou pastores), aqueles que serão o nosso pai e mãe na fé e que nos ajudará a compreendermos a vontade de Deus para a nossa vida.

 

É dever de todo cristão ser sujeito espiritualmente ao seu pastor, ajudá-lo na realização de seus projetos ministeriais e fazer com que a igreja cresça e produza frutos na sua liderança.

 

Muitos cristãos se tornam rivais de seus líderes e afirmam dar satisfação somente a Deus, mas se esquece que o seu pastor é o principal responsável pela sua estruturação espiritual.

 

Deus não nos chamou para vivermos em rebeldia, Deus quer que sejamos úteis para a sua obra e que ajudemos oremos por aqueles que intercedem pela nossa vida.

 

 

 

LITURGIA

 

 

 

Cada ministério possui uma forma de trabalho, uns oram mais alto, outros oram em silêncio, uns glorificam durante os cultos, outros simplesmente ficam quietinhos até a hora e ir para casa; alguns cantam músicas agitadas e com palmas, outros, só músicas lentas e suaves.

 

Mas afinal, qual seria a forma correta de cultuar?

 

Um culto perfeito é aquele que sai do íntimo do coração, seja ele agitado ou calmo, gritado, ou silencioso, todos precisam ter como base a sinceridade.

 

É perca de tempo brigar por questões bobas como silêncio ou barulho, devemos prestar um culto sincero ao Senhor e ter a certeza de que Ele está recebendo a nossa adoração.

 

 

 

USOS E COSTUMES

 

 

 

Outra questão que gera muita confusão é a questão dos usos e costumes.

 

Muitos se perguntam: “Porque minha igreja proíbe isso ou aquilo enquanto a igreja ao lado diz que não tem nada a ver usar?”

 

A questão aqui não é se a peça de roupa ou o acessório é um pecado ou não, mas, a partir do momento que o regulamento do seu ministério não permite algo e você o faz, você está cometendo o pecado da desobediência e isso é um pecado grave diante de Deus.

 

I Samuel 15.23 “Pois a rebeldia é como o pecado da feitiçaria, e a arrogância como o mal da idolatria...”

Portanto, seja sujeito às normas do ministério onde Jesus te colocou para congregar e não cometa o pecado da desobediência diante de Deus.

 

 

 

IGREJA PERFEITA. SERÁ?

 

 

 

1. O “perfeccionista”:

 

Muitas pessoas migram de um lado para o outro procurando uma igreja perfeita, um lugar onde as pessoas não tenham defeitos e que tudo já esteja no lugar.

 

Essas pessoas costumam passar toda a vida trocando de ministérios e não se firma em lugar algum.

 

São pessoas desestruturadas na palavra e que não querem compromisso com a obra de Deus.  Aquele que ama seu ministério entrará em oração e pedirá que Deus coloque no lugar o que está errado, mas jamais sairá dele sem ter uma autorização direta do próprio Deus.

 

 

2. O Problemático:

 

Outras pessoas costumam migrar de igreja em igreja sempre reclamando que alguém ali não tinha vida com Deus, que as pessoas não o reconheceram ou que estavam lhe perseguindo naquele lugar.

 

"Um pouco de fermento leveda toda a massa." (Gálatas 5. 9)

Um único problemático pode fazer rebelar uma igreja inteira.

 

Foge dessas pessoas, pois são problemáticas e facilmente te farão entrar em suas contendas e ficar contra os seus irmãos de ministério, não se envolva com este crente, apenas ore para Deus o converter.

 

 

 

 

AMOR SEM IDOLATRIA

 

 

 

 

Não podemos estar entre aqueles que vivem trocando de ministérios, seja diferente, honre, ame e lute pelo crescimento do local onde Deus te chamou para congregar. No entanto, não coloque a placa da sua igreja acima do nome de Jesus, nunca diga que a sua igreja é mais certa do que as outras, ou que só os crentes da sua igreja irão para os céus.

 

Seja fiel, dê o seu melhor, mas lembre-se, mesmo onde você congrega pessoas falharão, na sua igreja também tem erros e todos estão sujeitos ao pecado.

 

Seja fiel a Deus no seu particular, sirva a Ele de todo o seu coração, e se todos da sua congregação falhar, não saia de lá por isso, permaneça em oração e seja aquele que vai abrir a porta para o Espírito Santo retornar para os seus cultos.

 

Ame o seu ministério, mas adore somente a Jesus.

 

 

 

 

CONCLUSÃO

 

 

 

Hebreus 10. 25  Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.

 

Todo crente precisa de uma congregação, toda congregação precisa de um pastor e todo pastor precisa de um rebanho, e uma vez juntos, todos precisam de Jesus que é o dono da malhada.

 

"Mas não entres em questões loucas, genealogias e contendas, e nos debates acerca da lei; porque são coisas inúteis e vãs."  (Tito 3 : 9)

 

Não separe as ovelhas umas das outras, nãos separe o pastor das ovelhas e nem as ovelhas do seu pastor, seja um pacificador e atraia as bênçãos de Deus para o seu ministério.

 

 

 

Geisiel Santos

www.geisielsantos.com

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

—————

Voltar