IGREJA DE LAODICÉIA

10/12/2011 10:53

    

Download deste estudo. Clique aqui: 7ª - CARTA A IGREJA DE LAODICÉIA.docx (25,7 kB)

 

 

CARTA A IGREJA DE LAODICÉIA

UMA IGREJA APÓSTATA

 

 

Por: Geisiel Santos

 

APOCALIPSE 3

14  E ao anjo da igreja que está em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:

15  Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente!

16  Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.

17  Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;

18  Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas.

19  Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te.

20  Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.

21  Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.

22  Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

 

 

INTRODUÇÃO

 

 

A cidade de Laodicéia situava-se cerca de 80 km de Éfeso e 64km a sudeste de Filadélfia. Era uma cidade muito rica, consistindo em centros de comércio e indústria muito prósperos na época. A cidade em si estava totalmente imersa na cultura grega. As ruínas de três igrejas encontradas na cidade evidenciaram que as mesmas eram realmente ricas, do ponto de vista financeiro.

 

Laodicéia foi fundada por Antíoco II no século III a.C.. A escolha do nome da cidade foi uma homenagem a esposa do rei Antíoco, cujo nome se chamava Laodice.

 

Era uma cidade rica, cidade bancária, existia ali também uma escola de medicina que fabricava um pó para tratamento de problemas de vista. Laodicéia possuía um solo muito fértil, que assegurava uma agricultura pujante, e também produzia vestuários de uma lã preta e brilhante.

 

Era tão rica, que ao ser destruída por um terremoto recusou a ajuda do imperador reconstruindo-se com fundos próprios.

 

Por causa da sua localização geográfica, a cidade não possuía fontes de água, sendo necessário trazê-la de longe, por meio de um grande aqueduto formado por pedras com um furo no meio. Como esse “cano” ficava exposto ao sol, a água chegava à cidade morna e desagradável ao paladar.

 

O estado em que a água chegava naquela cidade trazia para eles benefícios e também malefícios  para o seu cotidiano.

 

O benefício se dava porque eles formavam tanques de águas mornas onde os turistas se deliciavam em um banho naturalmente quentes na cidade, ao tempo que, nem os moradores, nem os visitantes conseguiam suportar o gosto horrível da água morna que, ao ser tomada, gerava grande ânsia de vômito naqueles que a bebia.

 

Curiosamente, os vestígios arqueológicos jamais revelaram quaisquer sinais de que a igreja de Laodicéia teria tido êxito na propagação do evangelho na região, ao contrário da igreja de Éfeso, cujos registros arqueológicos provaram que a mesma foi muito eficaz em suas atividades ministeriais.

 

 

APRESENTAÇÃO

 

APOCALIPSE 3

14  E ao anjo da igreja que está em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:

 

O AMÉM – é uma palavra hebraica, com o sentido de “a verdade” ou “na verdade”, para nós, amém quer dizer “Assim seja” ou “A palavra final”, no entanto, independente da forma que traduzimos esta palavra, Jesus estava se apresentando como o finalizador, aquele que dá a última palavra, o único que pode confirmar, ou negar, algum feito de sua igreja e portanto, Ele é também:

 

A TESTEMUNHA FIEL E VERDADEIRA – Diante de uma igreja apóstata, descompromissada com a palavra de Deus, Jesus se apresenta como sendo a testemunha que não mente nunca, aquele que conhece inteiramente tudo e todos, do qual nada é desconhecido, e que revelará a verdade de cada um, diante do Pai.

 

O PRINCÍPIO DA CRIAÇÃO DE DEUS – Jesus é o meio pelo qual tudo foi criado. Jesus é o próprio Deus, criador e mantenedor de tudo. Leia o que diz os textos a seguir:

 

Colossenses 1:16  - “...pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele.”

 

João 1:3 - "Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez."

 

 

CONHEÇO AS TUAS OBRAS

 

APOCALIPSE 3

15  Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente!

16  Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.

 

Jesus procura falar àquela igreja usando como figura um problema que eles conheciam e que se aborreciam por ter, “um gosto de água morna”. Assim como a água da cidade trazia repugnância aos moradores, àquela igreja estava trazendo “ânsias de vômito” ao seu Senhor. (ANTROPOMORFISMO – Atribuição de características humanas a Deus, para que os homens entendam o que Deus quer lhes dizer).

 

Eram indiferentes, sem ousadia, acomodados, sem entusiasmo, preguiçosos, sedentários espirituais, sempre com uma desculpa para nada fazerem, para não se envolverem, para continuarem parados.

 

A indiferença é o verdadeiro oposto do amor, e amor é a base do relacionamento com Deus, sempre.

 

 

RICO SOU, E DE NADA TENHO FALTA

 

 

APOCALIPSE 3

17  Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;

 

Estamos falando de uma igreja rica, com membros ricos, pessoas independentes e que julgavam não precisar de Deus. Alguém que afirma não ter falta de nada não tem motivos para orar, ser fiel, ou coisa parecida. Existiam ali templos luxuosos e cheios de beleza, mas, por faltar-lhes a presença de Cristo, Jesus os considera “desgraçados, e miseráveis, e pobres, e cegos, e nus”.

 

Lembremo-nos, pois, da igreja de Esmirna, povo pobre, perseguido, sem bens materiais, no entanto, Jesus os chamou de ricos. Deus não nos mede pelos nossos bens materiais, Jesus nos avalia, pelo tamanho do galardão que temos ajuntado perante Ele nos céus.

 

 

A RIQUEZA VERDADEIRA

 

 

APOCALIPSE 3

18  Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas.

19  Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te.

 

 

Aqui nós vemos Jesus provar para aquela igreja, que nada do que eles produziam de material, serviria para resolver os problemas espirituais deles, Jesus conhecia aquela cidade, Ele sabia das indústrias que havia ali, ainda assim Jesus oferece-lhes os mesmos produtos que eles fabricavam, mas agora lhes ensinando que o que eles precisavam, era de compromisso espiritual.

 

 

ELES ERAM RICOS – Jesus oferece-lhes ouro provado no fogo, ou seja, riqueza de verdade, ouro que não era falsificado, nem terreno, mas ouro dos céus. Jesus está convidando-os para adquirirem riquezas nas moradas celestiais.

 

FABRICAVAM LINDOS TECIDOS PRETOS – Jesus lhes oferece roupas brancas, roupas que tamparão as suas vergonhas espirituais, e que representarão a sua santidade diante de Deus.

Lembremo-nos que Jesus está fazendo uma alusão às coisas espirituais, para que ninguém use esse texto  para pregar contra roupas de tecidos pretos.

 

TINHAM UMA FÁBRICA DE COLÍRIOS – Jesus lhes oferece colírio para que vejam, para que abram à sua visão espiritual, e que contemplem o seu atual estado, e o quanto eles estão distantes de Deus.

 

Para completar, Jesus explica que não os estava corrigindo por odiar-lhes, pelo contrário, Ele só repreende e castiga aquele que Ele ama, e portanto, apesar de toda a frieza que havia naquela igreja, Jesus ainda os amava e queria estar com eles.

 

 

ESTOU A PORTA E BATO

 

APOCALAPSE 3

20  Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.

 

Jesus não desistiu daquela igreja, Ele batia à porta esperando que alguém ouvisse a sua voz e o deixasse entrar. Toda vez que o pecado entra na igreja, Jesus é automaticamente colocado para fora dela. O homem não pode servir a dois senhores, e Jesus não divide espaço com o pecado. Esta porta é o coração do homem, todos os dias o Senhor bate à porta do nosso coração através da sua palavra, Ele exorta, conforta, convida, mas não lhe damos ouvido, Ele insiste em bater, e promete ter comunhão com aqueles que ouvem à sua voz.

 

Devemos lembrar que ele está batendo à porta da sua igreja, e que esses sim, e não o mundo, são os que se esqueceram dele deixando-o de fora das suas decisões, cultos, e da sua própria casa, que é o nosso coração

 

 

AO QUE VENCER

 

APOCALIPSE 3

21  Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.

22  Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

 

Na Palavra de Deus, os vencedores reinarão com Cristo. O trono não é apenas um lugar onde se assenta, mas um símbolo de autoridade.

 

Apocalipse 2:26 - "Ao vencedor, que guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei autoridade sobre as nações".

 

Apocalipse 20:4 - "Vi também tronos, e nestes sentaram-se aqueles aos quais foi dada autoridade de julgar. Vi ainda as almas dos decapitados por causa do testemunho de Jesus, bem como por causa da palavra de Deus, tantos quantos não adoraram a besta, nem tampouco a sua imagem, e não receberam a marca na fronte e na mão; e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos".

 

 

 

ESTUDO II

PONTO HISTÓRICO DA CARTA DE LAODICÉIA

 

 

Laodicéia, em grego quer dizer leigos, palavra essa, que tem o sentido de, “sem conhecimento”. A fase da igreja de Laodicéia começa mais ou menos em 1900 d.C., fase em que as perseguições de forma legalizadas contra o cristianismo começaram a perder parte da força que até então vinham tendo contra a igreja do Senhor,

 

Como em todas as fases da história, todas as vezes que o Senhor extinguiu a perseguição de sobre a sua igreja, essa mesma igreja se corrompeu.

 

Deus estava se agradando do amor, esforço e dedicação dos irmãos do “período Filadélfia” e estava disposto a mais uma vez dar liberdade na terra para o seu povo.

 

Com o apaziguamento da perseguição (ainda que não era o fim por completo dela), a igreja conseguiu se estabilizar, especialmente na área financeira, foram construídos templos magníficos que ainda hoje servem para contar a história da época, sendo usados como patrimônio histórico da sociedade, os irmãos voltaram a ter seus empregos e a bonança que se estende até hoje sobre a igreja na maioria dos países teve o seu início. A princípio, um início desconfiado, a igreja não era vítima de perseguição, mais ainda era vítima do preconceito religioso, mas com o passar dos anos, tudo isso foi desaparecendo de sobre a sociedade. Era o início de uma igreja livre, rica e participante ativa da sociedade moderna.

 

 

Essa liberdade trouxe efeitos bons e ruins por sobre a igreja;

 

Efeitos bons, porque a igreja aproveitou essa liberdade para evangelizar mais, a igreja passou a ter o espaço para expandir o evangelho do Senhor e convidar as almas para um encontro com Cristo. Foi através dessa liberdade que a igreja passou a construir mega templos como conhecemos em nossos dias, e a igreja teve a chance de estabilizar-se financeiramente, tornando-se assim, uma igreja rica.

 

No entanto, ao ganhar espaço na sociedade, vitória financeira, e construção de grandes templos, a igreja passou a se sentir independente de Deus, uma vez que não corriam mais riscos de morte, os irmãos oravam cada vez menos ao Senhor, já que estava equilibrado financeiramente, o amor foi desaparecendo e a diferença social começava a surgir com muita força no meio da igreja, como se não bastasse, a igreja passa a fazer uma espécie de competição não declarada entre denominações, onde o vencedor parece ser aquele cujo templo possua mais membros, essa atitude tinha de tudo para ser um ponto positivo para a igreja já que isso envolve evangelização e salvação de almas. No entanto, para ter êxito no  “INCHAMENTO” das igrejas (o que é diferente de enchimento), as igrejas passaram a se igualarem com o mundo, o pecado foi introduzido no meio cristão como uma forma de atrair os jovens para um evangelho que não os liberta de seus antigos hábitos e, ser crente virou uma grande moda.

 

É nesse momento, que Jesus afirma estar do lado de fora da igreja: “ Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. (Apocalipse 3.20)

 

Observe que Jesus não desistiu dessa igreja, Ele também não apresenta interesse de exterminá-la de sobre a terra. Ele bate na porta, Ele quer entrar, fazer morada e cear conosco, no entanto, a nossa geração não ouve a sua voz, ninguém o consulta, e nenhum dos membros desta igreja parece estar sentindo falta da sua presença.

 

Que as misericórdias do Senhor continuem estendidas sobre esta igreja, do contrário, Ele a vomitará, (colocará para fora) da sua presença, pois a nossa adoração morna, feitas por sentidos favoráveis a nós, têm tem chegado como “odor” diante de Deus.

 

Observe que a nossa geração, dentre todas as outras seis que se passaram antes de nós, é a única que apresenta os defeitos de todas outras cartas:

 

Éfeso – Perdemos o primeiro amor, assim como eles perderam, corrigimos a todos, mas esquecemos de olhar para dentro de nós mesmos;

 

Pérgamo – Nos vendemos assim como eles, os nossos lideres são capazes de deixar horríveis pecados permanecerem dentro das nossas igrejas para que um empresário não se sinta ferido e deixe de dar as suas ofertas naquela congregação. A santidade de Deus foi trocada por favores e dízimos altos.

 

Tiatira – Para nossa geração, o certo virou errado, e o errado virou certo, a perseguição surge de dentro da própria igreja e não de fora, e pregar as verdades Bíblicas é ser herege, radical e pregador de “Normas de homens”. Portanto, marcado para ser exilado do meio do “povo de Deus”.

Sardes – Temos nomes de quem vive, somos conhecidos em quase todo o mundo e já estamos crescendo mais rápido do que a população brasileira, mas, estamos mortos, apesar do nosso crescimento, já não promovemos mudanças nas vidas das pessoas, “Só basta vim para a igreja no domingo, não precisa mudar de vida e nem buscar libertação”, assim grita os pregadores da nossa geração.

 

Laodicéia – Esses sim somos nós, crentes mornos, fervorosos para umas coisas, preguiçosos para outras, ricos em nossos modos de viver, mas pobres de unção e comunhão de Deus.

 

Para essa geração o Senhor deixou Mateus 6. 19 ao 21:

 

19  Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam;

20  Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.

21  Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.

 

Medite nisso, e tornemo-nos como os irmãos de Esmirna e Filadélfia que, mesmo passando por dificuldades e perseguições, o Senhor não achou de que se queixar dos mesmos. Aprendamos com essas duas igrejas para não sermos deixados para traz.

 

MATEUS 7

21  Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.

22  Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?

23  E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.

 

 

QUE O SENHOR NOS GUARDE DESSE SOFRIMENTO!

 

 

Geisiel Santos

www.geisielsantos.com

 

 

 

—————

Voltar