INTRODUÇÃO DAS CARTAS DO APOCALIPSE

09/12/2011 16:34

 

Download deste estudo. Clique aqui:  0 - INTRODUÇÃO ÀS SETE CARTAS DO APOCALIPSE.docx (16 kB)

 

 

INTRODUÇÃO ÀS SETE CARTAS DO APOCALIPSE

 

 

ENTENDENDO MELHOR

 

Por Geisiel Santos

 

As sete cartas foram escritas pelo último dos apóstolos a morrer, o apóstolo João por ordem direta do Senhor Jesus que, não só ordenou que as escrevessem como também ditou os seus conteúdos e as dedicou às sete igrejas da Ásia. João estava preso na Ilha de Pátmos por pregar o evangelho, especialmente em Éfeso, igreja a qual ele possivelmente pastoreava.

 

 É neste contexto de turbulência e possíveis angústias, que João recebe as revelações que estão escritas no livro de Apocalipse, revelações que se dividem em pelo menos três tempos diferentes: As coisas que eram; As coisas que são; As coisas que hão de ser.

 

A primeira divisão, é composta de revelações sobre o lado espiritual de coisas que já tínhamos lido anteriormente na própria Bíblia, mas, só conhecíamos o lado humano de tais acontecimento, ou seja, foram escritas para nós apenas com a visão do que estava acontecendo na terra naquele dado momento, mas não conhecíamos o lado espiritual daquelas ocorrências. É o exemplo dos cinco primeiros versículos de Apocalipse doze, dentre tantas outras referências desse livro.

 

A segunda divisão, é composta por coisas que estavam acontecendo naquele momento  em que Jesus falava com João ou que iria acontecer em um tempo, futuro para João, mas, presente para a igreja que faria uso daquela carta. Temos o exemplo de parte do conteúdo das cartas do apocalipse.

 

A terceira divisão é composta por profecias escatológicas que só irão se cumprir no tempo determinado por Deus para a destruição da humanidade e a salvação dos escolhidos. É o exemplo dos sete selos, sete trombetas, sete taças, assim como arrebatamento, grande tribunal de Cristo, milênio, juízo final, lago de fogo e novos céus e nova terra.

 

Portanto, é muito importante o conhecimento dessas divisões do apocalipse para não atribuirmos o seu conteúdo a tempos a que não pertencem.

 

O ENDEREÇO DAS SETE CARTAS

 

Essas cartas são dedicadas aos anjos das igrejas. Não existe uma opinião unânime com relação a quem seja esses anjos, eles poderiam ser os líderes humanos das igrejas (presbíteros, pastores, bispo...), ou um anjo enviado especialmente para estar ao cuidado de cada comunidade cristã da terra. Uma vez que não temos base para ensinar que cada igreja teria um anjo responsável pela mesma, já que estamos na dispensação da graça e temos livre acesso a Jesus por intermédio do Espírito Santo, assim com livre acesso a Deus pai, por intermédio de Jesus. Seria então, mais prudente afirmarmos, que os anjos descritos aqui, no início de cada carta, seriam na verdade as lideranças eclesiásticas estabelecidas aqui na terra. O que leva essas cartas diretamente as mãos dos pastores das igrejas a que foram enviadas.

 

As cartas do livro de Apocalipse, apresentam cinco divisões padrões que são seguidas de uma forma quase que uniforme por todas elas, essas divisões são basicamente o ponto principal para quem quer entender as revelações destes sete manuscritos deixados por Jesus à sua igreja por intermédio do apóstolo João. As divisões são:

 

1ª – Uma descrição de Cristo que se diferencia conforme o estado daquela igreja especificamente. Para Esmirna (a igreja perseguida) por exemplo, Ele é o que foi morto e reviveu, já para Laudicéia (igreja morna e desinteressada), Ele é a testemunha fiel e verdadeira, ou seja, aquele que está vendo tudo do jeito que realmente é;

 

2ª – Uma descrição do estado da igreja, o que explicaria a frase presente em todas as sete cartas (“Conheço as tuas Obras”);

 

3ª – Uma repreensão por causa das deficiências espirituais daquela igreja (essa terceira parte não é encontrada nas cartas de, Esmirna e Filadélfia talvez devido à grande tribulação que essas igrejas estavam passando);

 

4ª – Uma proposta de correção para aquilo que estava errado na vida dos crentes daquele lugar;

 

5ª – Uma promessa para aqueles que permanecessem fiéis até o fim. Lembrando que, assim como a apresentação no primeiro item se diferencia conforme o estado do povo daquele lugar, o galardão também é diferenciado conforme o trabalho de cada um.

 

Existe uma grande discussão teológica sobre para quem, verdadeiramente as cartas estariam sendo endereçadas. Alguns explicam que as cartas eram unicamente para aquelas igrejas a quem as cartas são primeiramente dedicadas, outros, acreditam que as cartas representam crentes individuais que vivem de acordo com o estilo de vida dos crentes citados nas cartas, a terceira parte, por sua vez, afirma que as catas representam sete tempos diferentes na história da igreja que vai desde o primeiro século da igreja, até o arrebatamento da igreja.

 

Eu, particularmente acredito que as cartas são destinadas a esses três endereços. Se analisarmos detalhadamente os conteúdos das cartas, veremos que elas se aplicam perfeitamente ao estilo de vida dos crentes de cada uma das cidades a que foram endereçadas, isso prova que as cartas eram para eles e que de fato precisavam naquele momento de ouvirem aquelas palavras vindas do próprio Jesus por intermédio de João. Veremos que em todas as gerações, em todas as partes do mundo, existiram e ainda existem crentes que se portam da mesma forma que os crentes de uma ou outra cidade mencionada nas cartas do apocalipse, o que prova que as cartas têm também um siguinificado ou endereço especial para cada indivíduo que se dispõe a servir a Cristo. E veremos também, que cada fase da história da igreja, representou de forma quase que literal, o conteúdo de cada carta do apocalipse.

 

Portanto, assim como os demais estudos deste site, não quero levantar aqui mais uma dentre as muitas hipóteses já desenvolvidas em torno destas cartas, e sim, discutir aquelas já existentes.

 

Nessa sequência de estudos, estarei falando sobre os detalhes de cada uma das sete cartas do apocalipse. Quero com esses estudos, levá-los a entender sobre o conteúdo dessas cartas, e como aplicá-las a três diferentes endereços sem que um interfira no outro. Que possamos colher muito do exemplo de vida dos crentes dessas sete igrejas escolhidas dentre tantas outras por Cristo para que ficasse de exemplo para cada um de nós.

 

Espero que ao final desse estudo, você possa saber se você é um crente como os crentes de Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira. Sarde, Filadélfia ou Laudicéia, para que assim, saiba o que realmente O Senhor quer que você faça para agradá-lo ainda mais do que já tens agradado.

 

Fique na Paz do Senhor e, Ótimos Estudos.

 

 

                                     Geisiel Santos

www.geisielsantos.com

 

 

 

 

 

—————

Voltar