JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ

19/04/2012 10:55

 

Download deste Estudo. Clique aqui: JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ.docx (85,3 kB)

 

 

“Como pode um Deus Justo, justificar injustos e

 

permanecer com a sua integridade intacta;

 

permanecer perfeito em Justiça?”

 

 

Rm 1:6► Entre as quais sois também vós chamados para serdes de Jesus Cristo.

 

O apóstolo Paulo inicia a sua carta aos romanos, declarando que eles eram de Jesus. O que também serve para nós que professamos a mesma fé no evangelho de Cristo Jesus. Ou seja, nós, pertencemos a Jesus.

 

Rm 8:1a► Portanto agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.

 

Esta afirmação do Apostolo Paulo se refere à aqueles que são de Cristo. Está escrito para nós que cremos no evangelho. Não há condenação, uma vez que perdoados; A saber a mulher adultera, que pega em adultério deveria ser apedrejada, mas Jesus a disse: ...Eu também não condeno você. Vai e não peques mais.

 

Rm 4:25► O qual por nossos pecados foi entregue, e ressuscitou para nossa justificação.

 

A sua morte paga todos os nossos pecados, e a sua ressurreição nos justifica. Quer dizer nos torna justos. 1Jo 2:1 Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai,( Ele ressuscitou) Jesus Cristo, o Justo; Ele não está mais morto, e é por isso que somos por Ele justificados. Ele é o único dos cordeiros que ressuscitou. Ele faz expiação dos nossos pecados hoje e sempre. E não apenas na sua morte.

 

Rm 10:10► Visto que com o coração se crê para justiça.

 

A justificação se dá então pelo ato de crê; Pela fé.

 

Rm 5:1► Tendo sido, pois, justificados pela fé.

 

Quer dizer, nós temos sido justificados por Cristo, mas por intermédio da fé. A nossa fé no evangelho de Cristo Jesus. Mas fé em que? Em quem?

 

Rm 1:16► Porque não me envergonho do evangelho de Cristo pois é poder de Deus para salvação de todo aquele que crê;...

 

O evangelho de Cristo, é a base do poder de Deus para nos salvar, e é isso que o torna Justo na nossa justificação; O fato de que na verdade os nossos pecados foram imputados em Jesus. Ele é que paga. E que na verdade já pagou pelos pecados que antecederam a conversão e de todos osdemais que se seguem, isso quando há fruto de arrependimento.

 

Rm 1:17 ►Porque nele se descobre a justiça de Deus (no evangelho) de fé em fé, como está escrito o justo viverá pela fé.

 

Observe aqui que essa garantia de justiça, uma vez que Jesus é que nos justifica; só se manifesta em nosso dia-a-dia por intermédio da fé continua, como uma ferramenta. Sem ela nada feito.

 

Ef 2:8► Pois pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé. Isso é um presente dado por Deus.

 

9► A salvação não é resultado dos esforços de vocês; portanto, ninguém pode se orgulhar de tela.

 

10► Pois foi Deus que nos fez o que somos agora; em nossa união com Cristo Jesus.

 

Fl 1:29► Foi dado a vocês em relação a Cristo, não somente o privilégio de crê mas também padecer por Ele.

 

Is 53:10► O Senhor Deus diz: “Eu quis matá-lo, quis fazê-lo sofrer. Ele ofereceu a sua vida como sacrifício para tirar pecados... Ele fará com que o meu plano dê certo.

 

Deus o entregou como propiciação dos nossos pecados, foi da vontade de Deus esmagá-lo. “Como pode um Deus Justo; justificar injustos, e, permanecer com a sua integridade intacta; permanecer perfeito em Justiça? Porque a pena pelos nossos pecados Jesus pagou. Porque somos de Cristo, e ele é que tem o poder de nos justificar. Porque o próprio Jesus nos purifica de todo pecado levando sobre si toda a nossa culpa.

 

1Jo 1:8,9► Se dizermos que não temos pecados, estamos nos enganando, e não há verdade em nós. 9 Mas, se confessarmos os nossos pecados a Deus, ele cumprirá com a sua promessa e fará o que é correto: Ele perdoará os nossos pecados e nos limpará de toda maldade.

 

Pv 28:13 ► Quem tenta esconder os seus pecados não terá sucesso na vida, mas Deus tem misericórdia de quem confessa os seus pecados e os abandona.

 

Com essas palavras finais compreendemos que necessitamos de arrependimento hoje, das nossas falhas diárias, precisamos confessar a Deus e abandoná-las. Quanto à fé, que seja uma fé viva, com obras de aperfeiçoamento próprio como pessoa em Cristo. Porque quando estamos unidos com Cristo Jesus, não faz diferença nenhuma estar ou não estar circuncidado. O que importa é a fé que age por meio do amor.

 

 

 

Ralf de Souza

jovensredimidos.blogspot.com

 

 

 

 

 

 

 

—————

Voltar