O QUE É MILAGRE - Lição 1

14/09/2012 10:26

 

Download deste Estudo. Clique aqui: O QUE É MILAGRE.docx (21,1 kB)

 

 

ESTE ESTUDO FAZ PARTE DA SÉRIE LIÇÕES PARA ESCOLA DOMINICAL

Este estudo pode ser usado livremente para escola dominical desde que cite a fonte do mesmo.

 

LIÇÃO 1/10

 

O QUE É MILAGRE?

 

Por: Geisiel Santos

 

 

 

TEXTO ÁUREO

 

"Testificando também Deus com eles, por sinais, e milagres, e várias maravilhas e dons do Espírito Santo, distribuídos por sua vontade?"  (Hebreus 2 : 4)

 

 

VERDADE PRÁTICA

 

Os Milagres foram quase extintos de dentro da igreja, mas Deus está fazendo renascer esta chama no meio do seu povo

 

 

 

Marcos 16

 

17  E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;

 

18  Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão.

 

19  Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus.

 

20  E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém.

 

 

 

INTRODUÇÃO

 

 

Ao tentar responder a pergunta que dá tema a esta lição perceberemos quantas outras perguntas surgem em nossas mentes relacionadas ao assunto de milagres.

 

Isso acontece por causa de algumas questões que surgiram com o passar dos anos.

 

 Se por um lado ouvimos muita coisa que nos deixam desconfiados sobre a veracidade dos fatos, por outro não temos experiência prática para diferenciar entre o falso e o verdadeiro

 

Mas afinal, o que é milagre? Como saber se o que estou vendo vem realmente de Deus?

 

Não poderíamos começar esta apostila de outra forma que não fosse respondendo a esta polêmica questão.

 

 

 

1. O QUE É MILAGRE?

 

 

De acordo com Aurélio, a palavra milagre pode ser traduzida das seguintes formas:

 

1º. “Feito ou ocorrência extraordinário não explicável pelas leis da natureza.”

 

2º. “Acontecimento admirável, espantoso”

 

Sendo assim, podemos concluir que uma necessidade digna de um milagre é tudo aquilo que o homem não pode resolver.

 

Nenhuma outra fonte que não seja a o nome de Jesus pode ser considerada como fonte de milagres, ainda que alguém, ou o próprio satanás faça sinais espantosos e que atraia atenção, não poderá ser considerado milagre (Mt. 24. 23, 24;  Mc. 3.23) .

 

Isso se dá porque somente Jesus tem o poder de dar a solução plena e permanente para qualquer que seja o problema, o que prova que só Ele pode fazer milagre (Jo. 10.10).

 

 

 

2. SIMPLES PARA UNS, IMPORTANTE PARA OUTROS.

 

 

Alguns testemunhos são criticados por tratar de problemas aparentemente simples e fáceis de resolver. Muitos ao ouvir alguém dizendo que foi curado de uma dor de cabeça ou dor de dente, ou porque ganhou um emprego, criticam e afirmam que Deus não perderia tempo se preocupado com pequenas coisas.

 

O que os críticos não sabem é que o maior milagre é aquele que chega na hora da necessidade (Mt. 15. 30 - 32).

 

Para quem tem alimentos e precisa de saúde, o maior milagre é a cura física, para o que tem saúde, mas está passando por necessidades financeiras, o maior milagre pode ser um simples quilo de arroz e assim sucessivamente.

 

Diante disso, o que é simples e sem sentido para uns pode ser uma super necessidade para outros, e o que é uma necessidade humana para uns, pode ser uma necessidade que só Deus pode resolver para outros.

 

Isso varia de acordo as necessidades e recursos de cada pessoa e Deus sabe exatamente como tratar com cada uma delas.                   (Mt. 6. 30 – 33).

 

 

 

3. FÍSICOS E ESPIRITUAIS

 

 

Outro fator que ainda gera dúvidas em muitas pessoas é sobre os meios em que o milagre pode acontecer, se milagre é espiritual, material ou físico.

 

O milagre vindo de Deus acontece exatamente na área de precisão, seja ela física, material, psicológica, espiritual, matrimonial ou qualquer outra, não existem limites para a operação de Deus, Ele age onde quer e prontamente atende as nossas necessidades.

 

Não se limite ao buscar uma resposta de Deus, Ele não desprezará o seu pedido e nem te dirá que seu problema é grande ou pequeno, Ele apenas te dará a resposta.

 

 

 

4.  O ENGANO

 

 

Diante do poder comprovado de Deus, o inimigo tenta se preparar para não perder seus adeptos.

 

É cada vez mais comum ouvirmos falar de gente sendo “curado” através de promessas feitas a imagens de esculturas, pessoas recebendo possíveis milagres dentro de terreiros de macumba e em alguns outros lugares indevidos para tais operações.

 

Como diferenciar esses possíveis milagres?

 

A resposta é muito simples: as curas recebidas nesses lugares não podem ser consideradas milagres por motivos muito  claro e fáceis de entender.

 

1º - Nenhuma cura dada por satanás é para sempre. As doenças somem por um tempo e sempre voltam ainda mais forte de forma a destruir o corpo da pessoa, seja no mesmo lugar ou em outra parte do corpo;

 

2º -  O inimigo não faz nada de graça. Quando uma pessoa o procura para receber uma cura ela está automaticamente autorizando o diabo a agir em diversas outras áreas da sua vida, sendo assim, mesmo que aquela mesma doença não retorne, essa pessoa passará a sofrer os danos da opressão maligna que são angústia, depressão, falta de paz e vícios, sem contar que a sua alma estará sendo projetada para o inferno. (Mt. 24.24)

 

Procurar satanás é fazer um pacto inconsciente com ele e, exceto que essa pessoa aceite a Jesus ela terá lançado a sua alma na perdição.

 

 

 

5.  A DIFERENÇA

 

 

Quando o assunto é o nosso Deus a coisa fica bem diferente.

 

1º - Quando recebemos uma cura das mãos de Jesus podemos ter a tranquilidade de que aquilo é para sempre. O Senhor não brinca com os nossos sentimentos e por isso não nos dá bênçãos temporárias.

 

Uma vez que você foi curado(a), pode ter a certeza de que aquele mal jamais retornará.

2º - Ao nos conceder uma cura o Senhor não nos obriga a servi-lo, apesar do seu desejo de que nenhuma alma se perca Ele nos dá o direito de agradecê-lo ou não, preservando assim o livre arbítrio dado ao homem no jardim do Éden.

 

3º - Quando procuramos Jesus para sermos abençoados Ele nos concede uma série de outras bênçãos que nos trará alegria, paz e qualidade de vida. Portanto, não se iluda com os testemunhos dos servos de satanás, lembre-se:  “O diabo é o pai da mentira” (Jo. 8. 44) 

 

 

 

CONCLUSÃO

 

 

Diante deste estudo, podemos concluir que é prazer do Senhor nos conceder milagres. Quando procuramos Jesus para pedi-lo a respeito de alguma das nossas causas, não é só nós quem está interessado naquele milagre, o Senhor Jesus também nos recebe com alegria por termos confiado nele a solução do nosso problema.

 

Curar a sua igreja seja de feridas da carne ou da alma é prazer de Deus e não devemos ter medo ou receio de falar com Ele, pois Ele  sempre nos receberá de braços abertos.

 

 

 

QUESTIONÁRIO

 

 

1. Defina a palavra Milagre.

 

 

 

2. Qual a única fonte confiável de milagres?

 

 

 

3. Milagres são físicos ou espirituais?

 

 

 

4. O que acontece quando uma pessoa procura satanás para ser curado?

 

 

 

5. O que acontece quando uma pessoa procura Jesus para ser curado?

 

 

PRÓXIMA LIÇÃO    

 

 

Geisiel Santos

www.geisielsantos.com

 

 

 

 

 

 

 

 

 

—————

Voltar