ORAÇÃO

10/07/2012 08:52

 

Download deste Estudo. Clique aqui: ORAÇÃO.docx (17 kB)

 

 

ORAÇÃO

 

Por: Geisiel Santos

 

 

 I Tessalonicenses 5

 

17  Orai sem cessar.

 

Mateus 6

 

9  Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;

 

10  Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;

 

11  O pão nosso de cada dia nos dá hoje;

 

12  E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores;

 

13  E não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.

 

 

 

INTRODUÇÃO

 

 

A única forma de expressarmos os nossos desejos a Deus é através da oração. É através dela que se aproximamos de Deus e desenvolvemos um relacionamento com Ele.

 

Da mesma forma, o jejum nos faz ser quebrantados, afasta-nos dos desejos carnais e torna o nosso espírito mais submisso à vontade do Senhor.

 

A oração e o jejum são dois quesitos fundamentais para quem deseja viver uma vida de retidão e intimidade com o nosso Mestre.

 

 

ORAÇÃO

 

 

A palavra oração tem o sentido de “Súplica, prece ou rogo”, é algo que fazemos para Deus e que nos conduz até a presença dEle.

 

Oração é falar com Deus, é expressar sentimentos, necessidades agradecimentos e votos ao nosso Senhor.

 

 É o meio prático de entrarmos nas mansões celestiais e nos apresentarmos para  Deus  da forma como nós somos.

 

 Orar não exige conhecimento de palavras, não é necessário ser um poliglota para falar com Deus. A única coisa que precisamos para nos apresentar a Deus é a certeza de que estamos sendo ouvidos e um coração respeitoso diante da soberania de Deus.

 

Esses são os ingredientes para uma oração ser respondida. Se tivermos fé tanto quanto um grão de mostarda Deus removerá as montanhas da nossa frente e fará de nós pessoas abençoadas diante dEle.

 

 

ORAÇÃO NO ANTIGO TESTAMENTO

 

 

Na antiga aliança, o povo precisava que o sacerdote orasse por todos eles, ninguém tinha o direito de se apresentar diante de Deus a não ser reis, sacerdotes e profetas.

 

Não era de direito do povo falar com Deus e as necessidades  se acumulavam de forma que lhes trazia muita dor. Não era fácil esperar em uma fila para receber a intercessão do sacerdote e o povo sofria na pele a dificuldade de falar com Deus de Israel.

 

Isso acontecia porque o Espírito Santo ainda não havia sido derramado sobre o povo e, sem a ajuda do Espírito Santo ninguém consegue chegar até a Deus pois é o Espírito quem convence o homem do pecado e da justiça de Deus.

 

 

ORAÇÃO NO NOVO TESTAMENTO

 

 

Com a morte de Jesus, o véu da separação foi rasgado e já não há diferença entre a oração do sacerdote e a do povo em geral.

 

Agora qualquer pessoa tem o direito de falar com Deus, podemos entrar no nosso quarto, fechar a porta e ali mesmo expressar tudo o que está em nosso coração e Ele estará nos ouvindo.

 

A liberdade que nós temos hoje não foi dada aos que vieram antes de nós e portanto, devemos aproveitar da melhor maneira possível o tempo que temos livre para falar com o nosso Senhor.

 

Deus está sempre a espera pelo clamor do seu povo e não deixará de responder à tua petição.

 

 

ORAÇÃO DO PAI NOSSO

 

 

A oração do Pai Nosso tem sido usada por muitos como uma reza a ser repetida. Não há nenhum mal em repetir a oração do Pai Nosso, mas temos que ter consciência de que não foi para este propósito para qual ela foi criada.

 

Ao ensinar a oração do Pai Nosso, Jesus estava ensinando um modelo de oração para que os discípulos aprendessem a orar.

 

Como até então só os sacerdotes podiam orar, nenhum dos discípulos tinham se quer noção de como falar com Deus. É ai que Jesus entra em ação e lhes ensina um modelo a ser repetido por todos eles até que soubessem fazer suas próprias orações.

 

Vejamos o modelo de oração que foi ensinada por Jesus.

 

 

 

1. “Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;”

 

 

O primeiro passo da oração  que Jesus ensinou é o reconhecimento de que não estamos falando com um amigo qualquer, estamos falando com o nosso Pai celestial que é Santo e tem todo poder nos céus e na terra.

 

 

2. “Venha o teu reino...”

 

O desejo pelas coisas espirituais deve vir primeiro do que as coisas materiais. Em sua oração busque o espiritual de Deus e muitas coisas serão acrescentadas na sua vida.

 

 

3. “...seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;”

 

Um fator que não podemos esquecer é que apesar de apresentarmos os nossos desejos a Deus a vontade dEle tem que prevalecer nas nossas vidas. Nenhum plano nosso pode estar acima dos planos do Senhor.

 

 

 

4. “O pão nosso de cada dia nos dá hoje;”

 

 

 Ao pedir o pão de cada dia Jesus está nos ensinando a não pedir mais do que o necessário para a nossa vida.

Pedimos muita coisa que não precisamos mais a queremos só porque alguém adquiriu. Deus não nos incentiva a isto, Ele quer que peçamos o necessário e confiemos que Ele cuidará das nossas vontades.

 

 

5. “E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores;”

 

Se não tivermos um coração abençoador não há porque sermos abençoados, da mesma forma, se não tivermos um coração perdoador, não há porque sermos perdoados.

 

Devemos tratar as pessoas da maneira como queremos ser tratados por Deus para que assim o Senhor tenha prazer em nos abençoar.

 

 

6. “E não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal;”

 

Não podemos nos esquecer que somos falhos, errantes e cheios de imperfeições, portanto, todos os dias devemos pedir a Deus para nos segurar em suas mãos e que nos ajude a fugir da nossa própria fraqueza.

 

“livra-nos do mal Senhor” este deve ser o nosso pedido a cada manhã.

 

 

7. “porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.”

 

Essa última parte foi esquecida pelos adeptos da reza do Pai nosso, no entanto, assim como iniciamos a nossa oração com uma glorificação, o final dela também tem que ser.

 

Peça, agradeça, interceda, mas não se esqueça que o propósito principal é adorar. Seja um adorador e as bênção fluirão na sua vida.

 

Diante dessa explicação posso afirmar categoricamente que a oração do Pai Nosso é um grande exemplo de oração e que uma vez que você aprenda com ela, grande orações sinceras serão apresentadas por ti diante do nosso Deus.

 

 

CONCLUSÃO

 

 

Orar é isso, é falar com Deus, é expressar sentimentos e agradecer a Deus por tudo o que ele nos tem feito.

 

Nenhum cristão conseguirá sobreviver espiritualmente se não for através da oração, precisamos orar e clamar para que tenhamos forças de prosseguir limpos dentro de um mundo tão sujo e cruel como o que vivemos.

 

Todavia, não podemos nos esquecer de que Deus não nos deve nenhuma resposta, Ele não é o nosso empregado e nem é obrigado a nos atender na hora que bem quisermos. Seja grato, humilde e deixe que, por misericórdia, Deus não rejeitará o seu clamor.

 

 

 

Geisiel Santos

www.geisielsantos.com

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

—————

Voltar