PARÁBOLA DAS DEZ VIRGENS

11/12/2011 10:23

 

Download deste estudo. Clique aqui: PARÁBOLA DAS 10 VIRGENS.docx (29,5 kB)

 

 

A PARÁBOLA DAS DEZ VIRGENS

 

 

Por:  Geisiel Santos

 

TEXTO BASE

 

 

MATEUS CAPÍTULO 25

ENTÃO o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo.

E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas.

As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo.

Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas.

E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram.

Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro.

Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas.

E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam.

Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós.

10  E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta.

11  E depois chegaram também as outras virgens, dizendo: SENHOR, Senhor, abre-nos.

12  E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço.

13  Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir.

 

 

INTRODUÇÃO

 

 

É muito normal em nossos dias, ouvirmos diversos pregadores ensinarem sobre o arrebatamento da igreja usando este texto como base para suas mensagens. Isso não deve ser desprezado, no entanto este assunto precisa ser filtrado e apurado de acordo com a palavra de Deus e com o contexto cultural de Israel.

 

O casamento que é parcialmente descrito nesta parábola, não é um casamento brasileiro e sim um ritual de casamento israelita. Posso afirmar com tranquilidade, que nem no Brasil, nem em Israel, nenhum noivo se casaria com dez virgens de uma só vez. 

 

Se dissermos que as dez virgens eram as noivas do casamento, teríamos que afirmar que Jesus estaria divulgando e incentivando o casamento poligâmico, o que é uma inverdade. Em nenhuma passagem do Novo Testamento, Jesus apoiou tal tipo de relacionamento, pelo contrário, muitas vezes ele ensinou quanto a fidelidade, o amor e a união inseparável de um casal.

 

O que nos levaria então a achar que as dez virgens seriam a noiva?

 

Por outro lado, se elas não são as noivas, quem são elas?

 

Para quem é direcionada então essa parábola?

 

São exatamente essas e outras perguntas que quero poder responder ao longo desse estudo. Entre comigo nessa história e seja abençoado por Deus.

 

No início do estudo, escrevi que estamos falando de um casamento israelita, portanto, quero compartilhar com vocês sobre o passo a passo dessa cerimônia para que possamos enfim, começar a estudar essa parábola:

 

 

DIA DO CASAMENTO

 

 

 

O dia do casamento é passado em jejum, oração, atos de  bondade e reflexão espiritual. A tradição nos diz que neste dia Deus perdoa completamente ambos pelas transgressões cometidas em suas vidas, para que possam começar suas vidas de casados em um estado totalmente puro.

 

O JEJUM NO DIA DO CASAMENTO

 

Uma antiga tradição aconselha noiva e noivo a jejuarem no dia de seu casamento, desde o nascer do sol até depois da cerimônia em baixo da tenda cerimonial, Pálio nupcial, comendo a sua primeira refeição juntos no fim da cerimônia nupcial.

 

Além do jejum, os noivos lêem Salmos e oram pelo perdão de Deus

 

 

O MANTO

 

 

Antes da cerimônia, o noivo veste um manto que lembra uma mortalha. Mesmo neste seu dia mais feliz o homem deve lembrar que é mortal. Este pensamento afastará a pessoa do pecado, pois terá sempre Deus em mente.  Recordar o dia da morte é também um lembrete para o casal que o casamento deve perdurar até o último dia de suas vidas.

 

 

O VESTIDO DA NOIVA

 

 

Costuma-se usar vestido de cor clara, que indica pureza, já que todos os pecados dos noivos são perdoados no dia de seu casamento.

 

 

O CONTRATO DO NOIVADO

 

 

A tradição judaica especifica que, antes da cerimônia do casamento, os contratos, num texto padrão, sejam elaborados num documento escrito e assinado por duas testemunhas e pelos noivos. As testemunhas devem ser homens adultos, seguidores dos preceitos, das Leis de Deus, sem serem parentes dos noivos e entre si. Após a leitura do documento, as mães dos noivos quebram um prato de porcelana. O prato de porcelana é quebrado para indicar que como a porcelana nunca pode ser consertada, um contrato de noivado quebrado é muito grave.

 

O CONTRATO DO CASAMENTO

 

 

O contrato matrimonial especifica as responsabilidades do marido para com sua esposa, como provê-la com alimento, roupa e direitos conjugais.

 

A assinatura do contrato judaico de casamento demonstra que os noivos não vêem o casamento apenas como uma união física e emocional, mas também como um compromisso legal e moral. Dois homens seguidores da lei servem de testemunhas no ato da assinatura do contrato, assegurando que tudo seja feito de acordo com a prática legal e tradicional judaica.

 

A CERIMÔNIA DE SAUDAÇÃO DOS NOIVOS

 

 

A celebração do casamento judaico inicia-se com uma recepção na qual o noivo, e a noiva, são cumprimentados por parentes e amigos. A noiva e o noivo dão cada um uma festa em suas casas por uma semana para os seus convidados (uma espécie de despedida de solteiro), Noivo e noiva não se vêem na semana anterior ao casamento.

 

A tradição nos diz que em certas ocasiões especiais Deus escuta e atende nossas preces com mais intensidade:, por exemplo. Para o noivo e noiva, o dia do casamento é outra destas ocasiões especiais, especialmente em baixo da tenda. É costume e apropriado se aproximar dos noivos e pedir a eles que orem por um amigo ou pessoa querida que necessita particularmente das bênçãos de Deus (por alguém que se encontra enfermo, por alguém que deseja casar-se, etc.).

 

 

A RECEPÇÃO DA NOIVA

 

 

É um mandamento positivo, de origem rabínica, honrar e louvar a noiva, providenciar o que ela necessita e alegrá-la. Designa-se um "trono de noiva" e instrui todos os que comparecerem a agir como o seu séquito. A noiva neste dia é chamada de rainha e o noivo, de rei.

Durante a recepção nupcial, cercada por sua família, a noiva senta-se sobre o seu "trono" e é cumprimentada pelas convidadas, enquanto parentes e amigas dançam em sua honra.

 

 

A RECEPÇÃO DO NOIVO

 

 

Em certas comunidades, o noivo, recita um discurso oriundo do Pentateuco sobre o significado espiritual do casamento. Com isto ele demonstra que mesmo no momento mais feliz de sua vida, não se esquece de Deus e da Lei de Deus. Ele quer que seu casamento esteja baseado nos fundamentos da lei de Deus.

 

 

O SUPRIMENTO DA FESTA DA NOIVA

 

 

Durante essa semana, o noivo escolhe o seu amigo de confiança para que leve suprimentos à festa da noiva, o amigo vai até a recepção dela, se informa sobre uma eventual necessidade retorna ao noivo trazendo informações sobre ela e suas necessidades. Toda a comunicação entre o noivo e a noiva nessa semana, é feita por intermédio desse amigo do noivo.

 

INDO BUSCAR A NOIVA

 

 

A última etapa preparatória para o casamento ocorre quando o noivo, acompanhado por seus pais e todos os convidados, se dirige até o local onde a noiva está recebendo os convidados. Lá, ele coloca o véu sobre a cabeça da noiva.

O motivo pelo qual o noivo cobre o rosto da noiva é para indicar que o noivo não está interessado apenas na sua beleza física, pois beleza é algo passageiro, pode desvanecer com o tempo. Ele está atraído pelas suas qualidades espirituais, algo que ela nunca irá perder.

 

 

TROCANDO A ROUPA QUE LEMBRA A MORTE POR VESTES BRANCAS

 

 

No seu caminho para a tenda cerimonial, o noivo, junto com seus acompanhantes, faz uma rápida parada num local onde vestirá o manto branco, e prosseguem até a tenda seguido pela noiva, acompanhados pelas duas mães e pelas mulheres presentes.

 

O CASAMENTO

 

 

Os pais que acompanham o noivo e a noiva até a tenda cerimonial seguram velas acesas. Já que os noivos são comparados a rei e rainha, devem ser escoltados por um séquito.

Os acompanhantes que levam as velas ficavam à direita e à esquerda dos noivos. A mão direita representa bondade e a esquerda, firmeza. Direita e esquerda simbolizam o relacionamento entre o casal que deve se contrabalancear com amor e firmeza - saber dar e não procurar só receber.

 

 

AS VELAS

 

 

O motivo do uso das velas é que, quando acesas, parecem com uma tocha de luz, lembrando os relâmpagos faiscando no Monte Sinai que acompanharam o povo de Israel, e o fulgor que acompanhou Deus, na outorga da lei.

 

O CORTEJO

 

 

O noivo chega primeiro à tenda, lembrando a outorga da lei. Deus apareceu na montanha e precisou esperar o povo de Israel. Outro motivo porque o noivo vem primeiro é que um casamento só pode ser ajustado com o consentimento da mulher. Por isto, ela vai à tenda para o noivo, mostrando que realmente deseja este casamento.

É costume que os noivos não levem nada nos bolsos, nem usem jóias durante a cerimônia, para indicar que cada um é aceito pelo outro por aquilo que é e não por causa das suas posses.

 

 

A CHUPÁ – TENDA ABERTA ONDE SE REALIZA A CERIMÔNIA DE CASAMENTO

 

 

A cerimônia do casamento deve ser realizada preferivelmente sob céu aberto, lembrando a bênção de Deus para que a semente de Abraão fosse tão numerosa como as estrelas. A cerimônia ocorre sob cobertura ou proteção, que representa a casa que o novo casal irá estabelecer unido.

A tenda aberta também relembra a Revelação no Monte Sinai, onde o povo de Israel foi consagrado a Deus, quando Ele ergueu a montanha sobre suas cabeças como uma cobertura. A tenda aberta também lembra o Tabernáculo, o Santuário de Deus, construído no deserto do Sinai. Seu teto foi feito de tapeçarias apoiadas sobre colunas de madeira.

A tenda aberta também representa o conceito da harmonia conjugal, o qual só pode ser alcançado com amor e respeito e quando o casal se dedica a uma meta comum acima e além do seu próprio ser limitado;

 

AS SETE VOLTAS

 

 

Ao chegarem à tenda, a noiva, os pais (e, segundo a tradição de alguns, até os avós) circundam o noivo sete vezes. As voltas são alusivas aos sete dias da Criação.

"Este tipo de devoção é simbolizado por um círculo, que não tem início nem fim, representando uma dimensão que está além dos limites; que é total. O circundar da noiva em torno do noivo representa o seu investimento no casamento por um compromisso absoluto à construção de um lar de acordo com a vontade de Deus. A aliança que o noivo oferece à noiva representa o seu investimento de uma devoção ilimitada e essencial a Deus, e sua lei.  "Após terminar as sete voltas, a noiva fica ao lado direito do noivo, em sinal que estará sempre a seu lado para qualquer ajuda.

 

 

A ALIANÇA

 

 

A entrega da aliança pelo noivo e sua aceitação pela noiva constitui o ato central da santificação do casamento. É um vínculo eterno que fica estabelecido. A partir do momento em que a aliança é colocada no dedo da noiva, o casal, de acordo com a Lei Judaica, é considerado casado.

 

A aliança simboliza o elo numa corrente, também um círculo sem fim representando o ciclo da vida.

 

O ato de dar o anel também simboliza a transferência de poder e autoridade. Assim o marido simbolicamente transfere à sua nova esposa a autoridade sobre seu lar e tudo que se encontra nele. A partir deste momento tudo em sua vida será repartido. O anel também simboliza a proteção que o marido dá a sua esposa; assim como o anel envolve o dedo, também sua aura de proteção envolve a esposa. A aliança simboliza a confiança e lealdade que envolve o casal pelo resto de sua vida.

 

O ATO DE QUEBRAR O COPO

 

 

O ato final da cerimônia é a quebra de um copo de vidro, lembrando a todos que mesmo na maior alegria pessoal devemos lembrar a destruição do Templo Sagrado de Jerusalém e continuar a almejar pela sua reconstrução.                   

 

A FESTA PÚBLICA

 

 

Nem todos os convidados fazem parte na cerimônia, a maioria deles aguardam no lugar da festa pela chegada do esposo que, depois de ter coabitado com sua esposa, volta  e traz com ele a sua esposa para assim, ele testificar perante todos que ela realmente era virgem.

 

 

DAMAS DE HONRA

 

 

As damas de honras são normalmente moças virgens que, ao contrário das damas de casamento dos países ocidentais, têm papel fundamental nos bastidores do casamento,

 

-  elas ajudam a noiva a se arrumar para o encontro com o seu noivo, mas, não participam da cerimônia já que elas ainda têm outra obrigação a cumprir;

 

-  elas ornamentam o lugar onde acontecerá a recepção para os convidados por sete ou dez dias (de acordo as condições das famílias dos noivos).

 

 

FESTA ABERTA AOS CONVIDADOS

 

 

Depois da cerimônia religiosa na tenda aberta, os recém casados recepcionam seus convidados diversos por sete ou dez dias numa festa regada de muito vinho e música para alegria de todos e saudações aos recém casados.

 

NOVA VIDA

 

 

 Depois dessa festa os (agora) casados vão finalmente para a sua nova casa onde passarão o restante de suas vidas

 

Fonte: www.chabad.org.br

 

 

Agora que já conhecemos como é um casamento em Israel, vamos voltar para a parábola para finalmente entender exatamente a mensagem que Cristo quis transmitir através da mesma.

 

Como observamos baseado na cerimônia de casamento, o acontecimento da parábola se dá já no final dos acontecimentos, exatamente entre o final da cerimônia na tenda e o início da festa aberta ao público.

 

Fica claro também, que quando Cristo falava de dez virgens, Ele não falava da igreja (A NOIVA), e sim de Israel (DAMAS) e isso ficará bem mais claro ao longo deste estudo.

 

Se Cristo falava de seu casamento com a igreja baseando-se em um casamento judeu, vamos buscar na Bíblia como isso tudo começou.

 

DIA DO NOIVADO

 

 

No dia do noivado, os pecados são todos perdoados por Deus.

Isso acontece sempre que uma pessoa assume seu compromisso com Cristo. A promessa oficial de casamento aconteceu em II Samuel c.7 v.12e 13

 

O MANTO

 

 

Antes da cerimônia o noivo permanece vestido de roupas que lembre a sua futura morte.

Cristo até o dia do arrebatamento, nos fará lembrar a sua morte passada porque somos salvos pelo seu sangue vertido na cruz.

 

O VESTIDO DA NOIVA

 

 

O vestido da noiva deve ser branco pois representa pureza.

O senhor nos ensina a mantermos as nossas vestes alvas como a neve para entrarmos nas mansões celestiais

 

 

O CONTRATO DO NOIVADO

 

 

O contrato determina como os noivos deverão se portar durante o período de noivado.

Ao subir, Cristo nos deixou o Novo Testamento redigido por dois povos: JUDEUS E GENTIOS. Esse é o nosso contrato de noivado com Cristo que estabelece como devemos viver durante o período de noivado

 

 

A CERIMÔNIA DE SAUDAÇÃO DOS NOIVOS

 

 

Durante sete dias que vão desde o noivado até o casamento, os noivos dão festas em suas casas e não se vêem.

Depois de sua vinda à terra para seu noivado com os gentios, Cristo voltou à sua morada e a igreja está passando por sete tempos (sete cartas), até o arrebatamento da igreja.

 

 

A RECEPÇÃO DA NOIVA

 

 

Na semana da igreja, fazemos a nossa festa aqui na terra quando cultuamos ao Senhor e damos louvores a Ele.

 

A RECEPÇÃO DO NOIVO

 

 

A festa do noivo, é marcada pela leitura das leis de Deus feita pelo noivo a seus convidados.

Hoje Cristo é o nosso justo advogado e Ele proclama todos os dias as leis do pai, fazendo com que elas sejam cumpridas em nosso favor.

 

O SUPRIMENTO DA FESTA DA NOIVA

 

 

O noivo escolhe um amigo para que  traga-lhe informações da noiva e leve presentes para ela.

Jesus nos enviou o Espírito Santo para que leve as nossas necessidades a Ele e traga para nós todos os seus presentes que são suas ricas bênçãos, dada a nós aqui na terra.

 

 

BUSCANDO A NOIVA

 

 

No dia do casamento, o noivo vai com todos os seus convidados à casa da noiva para buscá-la para cerimônia, ao chegar lá Ele cobri o rosto da noiva para provar que não tem interesse em sua aparência física e sim nas suas qualidades.

No arrebatamento, Cristo virá com os salvos que já partiram para a Glória nos buscar , e nos levará pelo nosso modo espiritual de viver e não pela nossa aparência física.

 

 

TROCANDO A ROUPA QUE LEMBRA A MORTE POR VESTES BRANCAS

 

 

O noivo para no caminho para tirar a roupa que lembra morte e vestir vestes de núpcias.

Nos encontraremos com cristo nas nuvens e a partir desse momento a morte de Cristo não terá mais valor Salvador sobre a terra.

 

O CASAMENTO

 

 

Os noivos não podem ter nada nos bolsos, pois não podem estar interessados em bens materiais.

 No céu não entrará bagagem terrestre estaremos lá sem apego as coisas dessa vida pois a partir de então, tudo será novo para nós.

 

 

AS SETE VOLTAS

 

 

A noiva circunda o noivo sete vezes como sinal de que está envolvida pelo noivo e disposta a andar em torno dele para sempre.

A igreja estará com Cristo para sempre e Ele, o Senhor, será o centro de tudo e de todos que estarão nos autos céus.

 

A ALIANÇA

 

O noivo da uma aliança a noiva como sinal de compromisso e de partilhamento de poder e autoridade.

Cristo nos entregará os galardões e nos dará poder e autoridade para reinarmos com Ele no milênio.

 

 

O ATO DE QUEBRAR O COPO

 

 

Um copo é quebrado para lembrar a destruição do templo de Jerusalém.

Mesmo estando com os salvos na glória, A memória de Israel não será apagada e Deus não se esquecerá de seu povo aqui na terra.

 

A FESTA PÚBLICA

 

 

Depois das bodas do Cordeiro lá nos céus, Cristo descerá com a Igreja para a grande festa pública, o milênio de paz que durará mil anos, onde como esposa do Cordeiro, a Igreja terá poder para reinar com Ele na terra.

 

 

DAMAS DE HONRA

 

 

As damas de honra têm a obrigação de arrumar o local da festa e aguardar até que ouçam o brado de “AÍ VEM O ESPOSO”.

Israel estará na terra, e com a igreja fora, caberá a eles a divulgação do evangelho do reino para preparar o mundo para a chegada de Cristo para estabelecer o milênio.

 

 

FESTA ABERTA AOS CONVIDADOS

 

 

Com o estabelecimento do milênio, Cristo iniciará a grande festa pública para o homens que estiveram à sua espera durante os sete anos de tribulação.

 

NOVA VIDA

 

 

Depois do milênio, Cristo nos levará para o novo céu e para a nova terra onde teremos uma vida eterna de gozo e paz com Ele.

 

 

O QUE QUER DIZER A PARÁBOLA?

 

 

De acordo com a profecia da parábola, os judeus não cumprirão com a sua obrigação, apenas uma parte dos judeus se preparará para receber a chegada do reino milenar de Cristo. A outra parte se entregará ao anticristo como se fosse o messias e não quebrará o pacto com ele, mas chegará um momento que se ouvirá o brado: “AÍ VEM O MESSIAS!”

Muitos tentarão se preparar de última hora, mas não haverá mais tempo e serão deixados de fora juntos com os gentios que aceitarão o sinal da besta.

 No entanto, aqueles que permanecerem fiéis e seguirem a pregação das duas testemunhas e dos cento e quarenta e quatro mil escolhidos serão salvos para o milênio e estarão com Cristo no templo em Jerusalém.

 

 

CONCLUSÃO

 

 

A parábola não fala diretamente da igreja, estamos inclusos por ser o nosso casamento em questão, mas o assunto principal é o descompromisso de Israel  para com a sua obrigação na pregação do evangelho do reino e  por fim a salvação dos israelitas que permaneceram esperando pelo Messias enquanto acontece a perdição daqueles que desprezaram a promessa e se uniram ao reinado do anticristo.

 

DEUS TEM COMPROMISSO COM QUEM TEM COMPROMISSO COM ELE

 

 

Geisiel Santos

www.geisielsantos.com

 

 

 

—————

Voltar