RECOMPENSA PELO MILAGRE - lição 6

17/10/2012 12:55

 

Para fazer o download deste Estudo,  RECOMPENSA PELO MILAGRE

 

 

 

ESTE ESTUDO FAZ PARTE DA SÉRIE LIÇÕES PARA ESCOLA DOMINICAL

Este estudo pode ser usado livremente para escola dominical desde que cite a fonte do mesmo.

 

 

LIÇÃO 6/10

 

 

RECOMPENSA PELO MILAGRE

Por: Geisiel Santos

 

 

 

TEXTO ÁUREO

"Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai."  (Mateus 10 : 8)

 

 

 

VERDADE PRÁTICA

Por mais que o Senhor nos use para fazer milagre, nenhum agradecimento pode ser aceito por nós,  já que somos apenas vasos.

 

 

II Reis 5

 

14  Então desceu, e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou-se como a carne de um menino, e ficou purificado.

 

15  Então voltou ao homem de Deus, ele e toda a sua comitiva, e chegando, pôs-se diante dele, e disse: Eis que agora sei que em toda a terra não há Deus senão em Israel; agora, pois, peço-te que aceites uma bênção do teu servo.

 

16  Porém ele disse: Vive o SENHOR, em cuja presença estou, que não a aceitarei. E instou com ele para que a aceitasse, mas ele recusou.

 

 

 

 

INTRODUÇÃO

 

 

 

Apesar de o Senhor não cobrar pelas bênçãos dadas a nós, está cheio de homens e mulheres que fizeram dos dons de Deus uma forma de ganhar dinheiro, Vivem uma vida de luxo regada de todos os desejos do coração e sustentam toda esta mordomia com o dinheiro roubado do salário de cada irmão.

 

Não existe uma base Bíblica que favoreça tais usurpadores dando-lhes o direito de comer a gordura das ovelhas.

 

A questão é: Deus divide a sua glória? Ou, Deus nos da o direito de usarmos os seus dons para comércio?

 

 

 

1. O SALÁRIO DE CADA OBREIRO

 

 

 

De acordo com a Palavra de Deus (Lc. 10.7;  II Cr. 11.8;  ITm. 5.18), o obreiro que trabalha diretamente na obra de Deus e dedica a sua vida para cuidar da mesma, é digno de receber o seu salário.

 

 Apesar de ser um obreiro e amar a Deus, este  obreiro tem família e uma vida  para   cuidar, e em alguns casos, o trabalho com certeza, atrapalharia o desenvolvimento da obra.

 

Sendo assim, cabe ao ministério estabelecer um valor e assalariar este obreiro para que ele tenha liberdade de exercer o seu chamado.

 

Isso é Bíblico, e quando é feito dentro das normas e da concordância de todos não há nenhum pecado nisso, afinal, foi Jesus quem disse que quando os discípulos saíssem para fazer a obra, que os irmãos proveriam o seu sustento. (Lc. 10.7)

 

 

 

2. A GORDURA E A LÃ

 

 

 

Apesar da ovelha engordar e apresentar uma carne bastante saborosa, não é da sua gordura que sai o sustento de um pastor.

 

O direito do que cuida das ovelhas é basicamente a sua lã. A lã pode ser retirada porque ela é facilmente recuperada pela ovelha e portanto, não lhe faz falta alguma.

 

Na vida espiritual não é diferente, a obra de Deus é sustentada pelas ofertas da igreja (as ovelhas de Deus), no entanto, nenhum obreiro pode tirar das ovelhas aquilo que ela não tem como recuperar. Quando se manda uma pessoa vender sua casa, carro, geladeira e outros pertences, o pastor está tirando a gordura da ovelha e não a sua lã.

 

Por mais que a ovelha recupere a sua gordura, ela passará por um tempo de desnutrição e doença por causa do que lhe foi tirado e este não é o plano de Deus.

 

 

 

3. COBRANDO O MILAGRE

 

 

 

Para justificar a exploração da fé, os pregadores costumam alegar que a sua fé é do tamanho da sua oferta. A idéia é incentivar o povo a travarem uma competição de quem tem mais fé, sendo que a medição é feita pelo que entra nos caixas da igreja.

 

A partir da ânsia por dinheiro, são incrementados “trízimos” (Se é que essa Palavra realmente existe) como sendo 10 para o Pai, 10 para o Filho e 10 para o Espírito Santo e mais uns vinte votos por cultos, tudo para garantir que a bênção vai chegar.

 

Muitos dos pregadores da nossa geração já não oram mais por alguém que não lhe dê garantia de uma oferta extra, é como se fosse uma máquina japonesa que você coloca o dinheiro e sai o alimento desejado, porém, isto não tem a aprovação de Deus.

 

O milagre quem faz é Deus e só Ele pode receber alguma recompensa pela operação do milagre, afinal, qual é o homem capaz de curar uma outra pessoa pelo poder da sua própria palavra?

 

 

 

4. ELIZEU E NAAMÃ

 

 

 

Em II Reis 5 encontramos a história de um general da Síria que era leproso. (v.1)

 

Aconselhado por uma de suas escravas (v.3), Ele vai até Israel e procura ser curado, mas espera ser curado pelo rei daquela nação (vv.5,6). Tal pedido trouxe grande preocupação para rei de Israel que, sem saber o que fazer, entrou em desespero (V.7).

 

A atitude do rei repercutiu na cidade até que chegou ao conhecimento do profeta Elizeu (v.8) que pediu que Naamã fosse levado até ele.  

 

Elizeu afirmou que se Naamã mergulhasse sete vezes no Rio Jordão, Ele seria curado e isso aconteceu. Naamã mergulhou e foi curado conforme a palavra do profeta.

 

 

 

5. REJEITANDO A RECOMPENSA

 

 

 

Diante do milagre Naamã oferece a Elizeu tudo o que ele tinha levado para lhe presentear, a saber: 340 Quilos de pratas, 68,4 Quilos de Ouro e 10 mudas de Roupas (vv. 5,15,16).

 

Elizeu rejeitou a tudo, ele não ousou receber recompensa pelo milagre feito por Deus, Elizeu tinha consciência de que ele não operara aquele milagre e que a glória deveria ficar toda para o Senhor.

 

Não foi um milagre isolado, foi um milagre de repercussão internacional, afinal, o rei de Israel havia entrado em pânico  e o general da Síria tinha sido curado, mas, apesar de todo este contexto, Elizeu não fez disso uma base para a divulgação do seu nome, antes, deixou a glória inteira para o seu Deus. 

 

A pergunta que surge é: Onde estão os Elizeus da nossa geração?

 

 

 

6. GEAZI, O RECOMPENSADO

 

 

 

Paralelo a Elizeu estava Geazi, (o seu servo). Geazi não resistiu a oferta de Naamã e correu ao seu encontro para buscar seus presentes. Sendo servo de Elizeu, Geazi facilmente convenceu Namã de que era Elizeu quem estava querendo os presentes e guardou tudo em sua casa, porém, ao retornar para casa do profeta, Elizeu o amaldiçoou e Geazi herdou também a lepra de Naamã.

 

 

 

7. CONSEQUÊNCIAS DA RECOMPENSA

 

 

 

 Geazi ganhou o ouro e a prata de Naamã, mas também levou a sua lepra, enquanto Naamã ficou curado e ganhou intimidade com Deus, Geazi ficou leproso e perdeu toda a sua futura carreira  de profeta.

 

Essa é a consequência de quem tenta tomar a glória de Deus, perde o crédito dos homens e ainda compromete o seu futuro espiritual.

 

Ninguém tem o direito de tomar a glória de Deus.

 

 

 

CONCLUSÃO

 

 

 

Assim como no jardim do Éden Deus deu a Adão o direito de comer do fruto de todas as árvores menos da que estava no meio, nos nossos dias Deus nos deu o direito de usufruirmos de todos os seus dons, talentos e ministérios, Ele nos dá liberdade para usarmos os seus pertences com toda a liberdade de um filho, no entanto, somente uma exigência foi dada a nós: “Não toque na Minha glória”

 

Se ousarmos ultrapassar o limite a nós imposto, perderemos todas as outras vantagens que já nos foram garantidas por Deus. Não queira ser expulso do Éden, a terra lá fora tem espinhos.

 

 

 

QUESTIONÁRIO

 

 1. Porque o pastor precisa ser assalariado pela obra?

 

 

 

2. O que acontece com a ovelha se a sua gordura for tirada?

 

 

 

3. Qual a desculpa que os pregadores costumam dar para justificar a exploração da fé?

 

 

 

4. Qual foi o presente que Naamã tentou dar a Elizeu como agradecimento pelo milagre?

 

 

 

 

5. Quem foi o homem que herdou a lepra de Naamã?  

 

 

LIÇÃO ANTERIOR

 

PRÓXIMA LIÇÃO

 

 

 

Geisiel Santos

www.geisielsantos.com

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

—————

Voltar