SEM PERDER A ESPERANÇA - Lição 10

28/11/2012 18:22

Para fazer o Download deste estudo. CLIQUE AQUI

 

 

 

 

ESTE ESTUDO FAZ PARTE DA SÉRIE LIÇÕES PARA ESCOLA DOMINICAL

Este estudo pode ser usado livremente para escola dominical desde que cite a fonte do mesmo.



 

 

LIÇÃO 10/10

 

 

 

SEM PERDER A ESPERANÇA

 

Por: Geisiel Santos

 

 

 

 

 

TEXTO ÁUREO

"Porque ainda um pouquinho de tempo, E o que há de vir virá, e não tardará."  (Hebreus 10 : 37)

 

 

 

 

 

 

VERDADE PRÁTICA

Uma vez que o Senhor nos faça uma promessa, passe o tempo que passar, Ele cumpri a sua Palavra.

 

 

 

 

 

 

JÓ 19

 

25  Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra.

 

26  E depois de consumida a minha pele, contudo ainda em minha carne verei a Deus,

 

27  Vê-lo-ei, por mim mesmo, e os meus olhos, e não outros o contemplarão; e por isso os meus rins se consomem no meu interior.



 

 

INTRODUÇÃO

 

 

 

Ao falar de fé e esperança, torna-se quase impossível não lembrarmos o nosso irmão Jó.

 

Este homem foi o personagem de uma das histórias mais sofridas da Bíblia e passou por tudo com fé e esperança.

 

Apesar dos seus constantes questionamentos (o que é totalmente compreensível), Jó nunca blasfemou contra Deus e nem teve como alternativa se afastar do mesmo.

 

Jó é o personagem dessa lição e seguindo o exemplo dele, nunca percamos a esperança no nosso Senhor Jesus Cristo. 

 

 

 

1. ESPERANÇA

 

 

 

Esperança é a expectativa de um bem que se deseja. Pode ser traduzida ainda, como a parte consoladora da fé.

 

Fé é crer que algo vai chegar, esperança é se preparar para receber esse algo na certeza de que a sua fé está lhe falando a verdade.

 

Como o nome já dá a entender, ter esperança é esperar por algo ou alguém que, pela fé, você crer que vai chegar.

 

 

 

2. JÓ

 

 

 

Jó foi o homem mais rico do oriente em sua época (Jó 1. 1,2,3), teve tudo o que seu coração desejou, até perder todos os seus bens e ainda ver a morte de seus dez filhos e um único dia.

 

A vida deste homem virou uma catástrofe, e o empresário rico se tornou um mendigo que ficava afastado da sociedade.

 

Como se não bastasse, o inimigo tocou na saúde de Jó e fez dele um homem canceroso em último estágio.

Vejamos os sintomas do câncer que satanás lançou no corpo de Jó:

 

cap. 2 vers.8 Jó apresenta uma enorme coceira, o que revela que ele também perdeu as unhas já que ele aparece se coçando com um caco de telha:

 

 Cap.3 vers.24 Diz que ele sentia fortes  dores  quando  se alimentava e isso o fazia  chorar muito. Ele compara a dor ao suspiro da morte;

 

Cap.7 vers.5 - diz que a sua pele estava gretada (cheia de buracos, ou feridas), e vermes saíam do seu corpo o tornando abominável;

 

Cap.9.vers.17 e 18 diz que as sua chagas aumentavam e ele tinha dificuldades de respirar;

 

Cap.16 vers.16 – o seu rosto estava vermelho de chorar e sobre as suas pálpebras estava a sombra da morte;

 

Cap.19 vers.17 a sua mulher já não suportava o seu mau-hálito;

 

Cap19 vers.20 ele estava tão magro que a sua pele estava grudada em seus ossos;

 

Cap.30 vers.30 Jó sofria de constantes febres altas.

 

Como podemos ver, o problema de Jó foi muito além do que ficar leproso. O que a medicina da época diagnosticou como lepra, hoje entendemos que foi um câncer em estágio avançado e que tinha de tudo para acabar com a vida de Jó.

 

 

 

 

3. POSICIONAMENTO

 

 

 

No momento em que todos esperavam ouvir uma Palavra de blasfêmia da boca de Jó, ele deixou três respostas que nos ensinam a amar a Deus pelo que Ele é e não pelo que Ele faz:

 

 

1ª – Depois de perder os bens materiais e os filhos:

 

“E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu, e o SENHOR o tomou: bendito seja o nome do Senhor.”                       (                                   (Jó 1.21)

 

 

2ª – ao ficar canceroso e receber conselhos da sua mulher para si matar:

 

“Como fala qualquer doida, falas tu; receberemos o bem de Deus, e não receberíamos o mal? ”      (Jó 2.10)

 

 

3ª – Depois de ser afrontado pelos seus amigos e ouvir deles que Jó morreria com aquela doença:

 

“Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra. E depois de consumida a minha pele, contudo ainda em minha carne verei a Deus, vê-lo-ei, por  mim  mesmo,  e  os   meus olhos, e não outros o contemplarão...”                                  (                       (Jó 19. 25 ao 27)

 

 

 

 

4. A RESPOSTA

 

 

 

Jó não perdeu a esperança e em nenhum momento falou em se afastar de Deus, pelo contrário, muitas vezes desejou estar mais perto dEle para poder conversar e desabafar seu sofrimento.

 

Honrando a fé de Jó, Deus o abençoou dando em dobro tudo o que ele tinha perdido e mostrou que Deus não despreza aqueles que esperam nEle. (Sl. 37.9;   Is. 40.31)

 

“E o SENHOR virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos; e o SENHOR acrescentou, em dobro, a tudo quanto Jó antes possuía.” (Jó 42.10)

 

Jó recuperou a sua saúde, recuperou e multiplicou a quantidade dos seus bens e teve novos filhos e filhas, pois soube esperar no único que pode trazer a resposta.

 

 

 

 

5. SEM PERDER A ESPERANÇA

 

 

 

Quando  estamos  diante  de  um problema aparentemente insolúvel, a nossa fé tende a ser abalada, e apesar de continuarmos crendo no poder de Deus, somos tendenciosos a deixarmos de esperar pela vitória. É como se depois de certo tempo Deus não fosse mais responder.

 

 É aí que se enganamos e jogamos a nossa bênção fora. Quanto mais o tempo passa, mais perto da vitória você chega. Deus não deixará de responder o clamor daquele que chora, pois é um Deus misericordioso.

 

Não bastar saber que Deus faz, tem que crer a ponto de esperar pelo milagre. Aquele que espera prepara o terreno para receber a bênção, pois ele sabe que a qualquer hora a sua vitória vai chegar.

 

“Conta-se que dois agricultores oraram pedindo chuva para suas lavouras. Um foi, preparou a terra e plantou as sementes, já o outro permaneceu parado esperando o sinal da chuva para não levar prejuízos.”

 

Essa é a diferença, apesar dos dois ter orado, só um acreditou realmente que Deus iria responder. E você, Qual dos agricultores representam melhor a tua vida?

 

 

 

 

CONCLUSÃO

 

 

 

Fé e esperança caminham juntos, têm na prática, o mesmo significado e não pode ser deixado de lado por aquele que se diz servo do Senhor.

 

Não abandone a tua fé por causa da aparente demora da resposta de Deus, Ele sabe do teu problema e está apenas esperando o momento certo para te abençoar.

 

Milagre não pode ser explicado e se Deus te der a bênção usando os meios humanos que você tem apresentado a Ele, a resposta não será um milagre, então, espera no Senhor, confia e deixe que Ele fará o melhor para a tua vida.

 

 

 

 

 

QUESTIONÁRIO

 

 

 

1. O que é esperança?

 

 

 

2. Quantos filhos Jó tinha antes de todo esse mal?

 

 

 

3. Usando os métodos de hoje, podemos afirmar que Jó sofreu de qual doença?

 

 

 

4. Onde fala que Deus deu tudo em dobro para Jó?

 

 

 

5. Complete a frase: Não basta saber que Deus faz, tem      

 

 

 

LIÇÃO ANTERIOR

 

 

Geisiel Santos

www.geisielsantos.com

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

—————

Voltar