SEOL, TÁRTARO E GEENA. QUAL A DIFERENÇA?

11/12/2011 15:06

 

Dlownload deste estudo. Clique aqui:  SEOL, TÁRTARO E GEENA. QUAL A DIFERENÇA.docx (36,5 kB)

 

 

SEOL, TÁRTARO E GEENA. QUAL A DIFERENÇA?

 

 

 

Por: Geisiel Santos

 

TEXTO BASE

 

MATEUS CAP. 16, VERS. 18: “ Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;”

 

 

 

INTRODUÇÃO

 

 

 

Inferno? Existe mesmo esse lugar? Se existe como ele é por dentro? Será que é um lugar que pega fogo o tempo inteiro? O que é mito e o que é realidade sobre o inferno?

 

A cada dia têm surgido inúmeras seitas “religiosas” que tentam impor perguntas com essas na mente de seus seguidores. Dizem que o inferno é aqui, que os demônios são os seres humanos maus e como se não bastasse completam com a maior mentira que Satanás tem pregado à humanidade ao longo dos séculos: “Nem o Diabo, nem o inferno existem, Deus levará todos para os céus”.

 

Se você prestar atenção, em todo o Antigo Testamento, são pouquíssimas vezes relatadas situações em que o nome de Satanás seja pronunciado pelos homens, fala-se de Baal, Dagon, Astarote, Azera, dentre tantos outros nomes, mas onde estava Satanás? Percebe-se que ele era parcialmente desconhecido pelos homens, (exceto quando Deus usava um de seus profetas para falar sobre a existência do maligno).

 

Tem muita gente que acha que o maligno quer aparecer, se exibir, o sair por ai assustando as pessoas, essa idéia é errada. O inimigo tira muita vantagem em se passar despercebido, convencendo as pessoas que ele não existe, negando a existência do inferno e afirmando que Deus não seria capaz de lançar nenhuma alma em um possível lugar de tormento. Todas as vezes que você ouvir esse tipo de mensagem, não dê ouvidos, rejeite esta mentira de Satanás.

 

A razão pela qual o Diabo não quer ser lembrado é simples, uma vez que você não considera o seu adversário como sendo forte, você não se prepara para o combate, entra na luta despreparado, comenta com todos os seus amigos e espectadores que você já é um vencedor e então... Sai derrotado.

 

É exatamente isso que o inimigo quer que aconteça, que você não o considere como seu adversário, que você não acredite se quer que ele exista, e tudo porque ele quer sempre te vencer e como se não bastasse. Quer te impedir de herdar junto com os salvos as mansões celestiais.

 

É hora de despertarmos do sono, hoje Deus te convoca para conhecer o inimigo que você enfrenta diariamente, preparar-se para a batalha, e então... Deus é quem pelejará por vós (ele apenas quer que você esteja preparado (a)).

 

Depois deste estudo você estará pronto (a) para enfrentar o seu adversário desmentindo toda e qualquer mentira que ele tentar dizer para você, e não só isso, mas também desejará ainda mais morar nas mansões celestiais com Deus, se livrando assim de ir parar no fogo do inferno.

 

 

 

O INFERNO

 

 

 

Nas versões “Almeida” da Bíblia, encontramos com muita frequência as palavras: inferno, sepulcro e sepultura. Mas analisando as versões originais da Bíblia ( escrituras mais antigas), você perceberá que quando falamos a palavra inferno (segundo Almeida), nem sempre está falando de um mesmo lugar. Existem algumas palavras (ou nomes de lugares) que em nossa Bíblia é traduzido por inferno e acaba por nos confundir um pouco sobre como seria esse lugar.

 

A Bíblia não se contradiz, portanto se temos descrições de ambientes diferentes, por mais que em nossa tradução tenha o mesmo nome, estamos falando de lugares diferentes.

 

Que lugares então seriam esses:

 

 

 

O 1º LUGAR TRADUZIDO POR INFERNO É O SEOL:

 

 

 

O Seol é a morada temporária dos mortos, é onde os mortos aguardam pelo julgamento divino. De acordo com Lucas 16.22 e 23, aqueles que morrem sem Cristo, não entram em estado de sono da alma. Essas almas ficam no Seol (habitação dos mortos), onde são constantemente atormentadas enquanto esperam pelo dia do Juízo final. É importante dizer, que o Seol não é o local onde as almas ficarão eternamente, é apenas o local aonde deverão ficar até que venha o grande dia do Juízo Final.

 

E porque esse lugar é tão desconhecido por nós? Veja como esta palavra se perdeu ao longo das traduções da Bíblia e como ela é traduzida hoje para nós:

 

        "Inferno", 28 vezes: Deuteronômio 32:22; 1 Samuel 22:6; jó 11:8, 26:6; Salmos 9:17, 16:10, 18:5, 116:3; Provérbios 5:5, 9:18, 15:11, 15:24, 23:14, 27:20;Isaías 14:9, 14:11, 14:15, 28:15, 28:18, 57:9; Ezequiel 31:15, 16, 17, 32:21; Oséias 13:14; Amós 9:2;Jonas 2:2.


        "Sepultura", 27 vezes: Gênesis 37:35, 42:28, 44:29. 44:31, 1Samuel 2:6; 1Reis 2:6, 2:9, Jó 7:9, 14:13, 17:13, 21:13, 24:19; Salmos 30:3, 31:17, 49:14, 49:15, 86:13, 116:3, 139:8, 141:7; Provérbios 1:12, 7:27, 30:16; Eclesiastes 9:10, Cantares de Salomão 8:6; Isaías 5:14, 38:10, 38:18.
      

      "Sepulcro", 5 vezes: Números 16:30, 16:33; Salmo 6:5; Ezequiel 32:27; Habacuque 2:5.
 

       "Enterrado", 1 vez: Salmo 49:14.
 

       "Terra", 1 vez: Salmo 55:15.
 

       "seol", 2 vezes: Jó 17:16; Salmo 139:8.
 

       "Mundo Invisível", 1 vez: Salmo 89:48.

 

Observe que das 65 vezes que esse lugar é mencionado no antigo testamento, em apenas duas o seu nome verdadeiro é mencionado em Almeida.

 

 

 

O SEGUNDO NOME TRADUZIDO POR INFERNO É O HADES:

 

 

 

Hades é uma palavra grega que possui o mesmo siguinificado da palavra Seol (palavra hebraica), portanto estamos falando do mesmo lugar.

 

A razão pela qual este lugar recebe um novo nome em o Novo Testamento é pelo fato de que todo o Novo Testamento tenha sido escrito em grego enquanto a maior parte do velho testamento foi escrito em hebraico.

 

Vejamos como esta palavra foi traduzida na versão corrigida de almeida:

 

      "Inferno", 8 vezes: Mateus 11:23, 16:18; Lucas 10:15; 1 Coríntios 15:55; Apocalipse 1:18, 1:18, 6:8, 20:13, 20:14.
 

       "Hades", 3 vezes: Lucas 16:23; Atos 2:27, 2:31.

 

 

 

O SEGUNDO LUGAR TRADUZIDO POR INFERNO É O GEENA.

 

         

 

 Veja como essa palavra foi traduzida na versão Almeida em toda a Bíblia:

 

         Inferno 11 vezes: Mateus 5:22,  5:29, 10:28,18:9, 23:15, 23:33; Marcos 9:43, 9:45, 9:47; Lucas 12:5; Tiago 3:6.      

 

O Geena é o único destes lugares que não ganha nenhuma outra tradução a não ser inferno. Biblicamente estamos falando do lago de fogo ardente, lugar ainda não inaugurado, reservado para que as almas condenadas, Satanás, os demônios e o anticristo passem a eternidade.

 

Muito se prega, que as almas que morrem sem Cristo vão direto para o lago de fogo, mas, a Bíblia deixa claro que elas estão aguardando julgamento no Seol e o primeiro a inaugurar o lago de fogo será o anticristo, pouco antes do estabelecimento do reino milenar de Cristo sobre a terra.

 

As almas só serão lançadas no Geena depois do juízo final, quando todo aquele que não tiver o seu nome escrito no livro da vida, será lançado vivo no Geena e queimará eternamente.

 

Outro fator importante, é que não será Satanás quem irá atormentar as almas no Geena, uma vez que ele também será lançado lá para sofrer eternamente por todos os seus atos. Deus projetou este lugar de tormento desde a fundação do mundo e o terror deste lugar por si só garantirá o tormento eterno de Satanás e daqueles que se distanciam de Deus.

 

Talvez em quanto você leia este tópico possa estar se perguntando: “ se Deus é amor porque ele condenaria a humanidade?

 

Deus não fez o lago de fogo para os homens, assim como também não fez os céus também para os homens. Os céus foram feitos para Deus e seus anjos assim como os infernos foram feitos para Satanás e seus demônios, mas ao criar o homem, Deus nos dotou de livre arbítrio, ele nos deu a chance de escolher a quem queremos seguir, servir, ou pelo menos se sentir atraídos. É aqui que está toda a questão, uma vez que Satanás está condenado ao lago de fogo ardente, todos quantos seguirem os seus preceitos e rejeitarem os ensinamentos de Deus, estão por si só declarando indiretamente que querem possuir a mesma herança de Satanás, que por acaso é o fogo eterno, portanto, Deus não condenará os homens, serão as próprias obras dos mesmos quem deixará claro qual foi a preferência daquela pessoa enquanto esteve em vida.

 

Uma vez que em vida você escolha fazer a vontade de Deus e seguir os seus caminhos, você se tornará herdeiro com Cristo das mansões celestiais de Deus. Uma vez que você escolha fazer a vontade do maligno se afastando dos mandamentos de Deus, você se tornará herdeiro com o maligno do fogo eterno.

Não é Deus quem te mandará para o céu ou para o inferno, você pode fazer essa escolha ainda hoje e Deus não intervirá obrigatoriamente em sua vida, seja qual for a tua decisão.

 

 Decida-se e venha para Jesus.

 

 

O TERCEIRO LUGAR TRADUZIDO POR INFERNO É O TÁRTARO

 

 

 

 O Tártaro é a prisão de demônios, é a parte mais baixa e tenebrosa do Seol. Demônios ainda mais perigosos do que os que atuam hoje na terra estão presos lá, reservados para serem soltos durante a grande tribulação. De acordo com Apocalipse 20.3, o Tártaro (ou Abismo) será o lugar onde Satanás e todos os demônios serão presos por mil anos durante o reinado de Cristo na terra, sendo soltos depois do milênio para uma última batalha onde serão lançados de uma vez por todas no lago de fogo ardente.

 

O Tártaro é traduzido por inferno em II Pedro 2:4

 

 

 

A PARÁBOLA DO RICO E LÁZARO

 

 

 

No livro de Lucas16. 19 ao 31, Jesus abriu a cortina do Seol (ou Hades). É  a primeira vez na Bíblia que o Seol  é desvendado de forma tão clara para os leitores da mesma .

 

A narração que temos neste texto, é uma representação real  de como era o Seol desde o Antigo Testamento até a ressurreição de Jesus. De acordo com esta passagem, os salvos do Antigo Testamento não eram levados diretamente para debaixo do altar de Deus como em nossos dias (isso vai ficar mais claro ao longo do estudo). Havia dentro do Seol uma separação entre o lugar de tormento e o lugar de descanso chamado simbolicamente de Seio de Abraão. Uma vez que através do pecado Satanás havia adquirido o direito sobre a morte e o Seol, todos quantos morreram na antiga aliança desceram ao Seol e se tornaram prisioneiros daquele lugar. Satanás tinha as chaves e era capaz de garantir que ninguém que ali entrasse jamais conseguiria sair dali, era o seu motivo de orgulho e, no seu entender, uma forma de afrontar a Deus por manter cativos os seus escolhidos.

 

Mas, o meu Deus que tem o controle de tudo, mesmo do inferno, nunca permitiu que um dos seus servos fosse tocado pelo inimigo, a Bíblia nos mostra que havia uma separação dentro daquele lugar representada por um grande abismo entre um lado e o outro. Não sei se tratava de um abismo físico ou espiritual, mas uma coisa é certa, a forma com que eram tratadas as almas que iam para um lado ou para o outro fazia toda a diferença.

 

Se de um lado temos pessoas acordadas e conscientes lembrando-se de seus atos e pecados enquanto lamentavam com saudade da família e desejando alertá-los sobre os perigos da morte sem Deus por estarem sendo atormentadas pelo maligno, do outro lado temos um grupo dormindo o sono da alma, sem memória das coisas da terra, desfrutando os cuidados dos anjos e vivendo plenamente o presente, sem saudades, sem tristezas, sem choro e sem dor. A Bíblia chama esse lugar de Seio de Abraão ou O Paraíso, ou seja, um lugar de descanso.

 

Observemos que ainda que esses heróis como Davi, Salomão, Moisés e tantos outros não estivessem ainda nas moradas celestiais, Deus preparou um paraíso no meio do Seol para eles.

 

É muito lindo o trabalhar de nosso Deus, ele não precisa que você esteja em um circo para te fazer sorrir, um Deus que pode preparar um paraíso no meio do inferno, o que mais ele pode fazer? A resposta é “Tudo”, nada é impossível para esse Deus, ele pode mudar a história da sua vida e ainda tem um lugar de gozo nos céus para você.

 

Tendo alguma dúvida sobre a natureza desse estudo, leia as referências sobre seol e geena citadas nos tópicos acima e veja o que os homens do antigo testamento falaram sobre isso.

 

 

 

A HISTÓRIA COMEÇA A MUDAR

 

 

 

Talvez você já esteja glorificando ao nosso Deus pelo que você já leu até aqui, mas a história não acaba aqui, Deus não deixaria os seus santos para sempre dentro do Seol, o inimigo não iria cantar essa vitória por muito tempo e muito menos conseguir aprisionar por mais tempo os ungidos de Deus. Uma vez que a palavra diz que no fim de tudo Deus laçará também o Seol dentro do Geena (lago de fogo), Deus já tinha o seu projeto para tirar o seu povo de lá e levá-los para perto de si.

 

O que nós estudaremos a partir de agora, é a narração de mais uma dentre as muitas derrotas que Satanás já teve perante Deus na história da humanidade. Lembre-se sempre, ninguém, nem mesmo Satanás, é capaz de vencer a Deus. Deus é invencível e ele sempre garantirá a vitória daqueles que o amam e o servem de acordo a sua palavra.

 

Em cumprimento de diversas profecias, nascia Jesus em Belém da Judéia, de acordo com 1° João 3.8b, ” Ele veio para desfazer as obras do Diabo”. Satanás sabia a razão da vinda de Jesus à terra, e isso era motivo de preocupação para ele (leia Apocalipse 12.4 e 5).

 

Se por um homem (Adão) a condenação ao Seol havia entrado ao mundo, somente outro homem poderia retirar essa condenação de sobre a humanidade, se um só homem conseguisse viver toda a sua vida sem pecar, a maldição seria quebrada e o poder de Satanás sobre a morte seria retirado (1° Coríntios 15.22), mas, de acordo com Romanos 3.23, “todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.”

 

É por esta razão que Jesus se apresenta como homem e não como Deus, Ele não deixou de ser Deus por estar aqui na terra, permanecia totalmente Deus ao tempo que também era totalmente homem, nasceu, cresceu e viveu como homem, mas tendo uma diferença, ao contrário de todos que o antecedeu e todos que o sucederia, Ele não pecou, viveu como homem em corpo de homem, mas sem pecar. Confira 1° João 3.5.

 

Jesus foi condenado pelos homens à morte de cruz. De acordo a tradição da época, uma vez por ano escolhia-se os dois infratores mais perigosos da nação para serem condenados à crucificação, os homens que chegavam ao calvário para ali morrer, eram naturalmente: assassinos, ladrões, presos políticos dentre tantos outros crimes considerados por eles como sendo bárbaros, mas Jesus não tinha pecados, ele é eternamente santo, porque estaria sendo condenado em meio a este contexto? Em IICoríntios 5.21, Paulo escreve que O Senhor pagou pelos pecados que Ele não tinha cometido para que nEle fôssemos feitos filhos da justiça. Ele morreu sem dever nada e usou este pagamento para nos comprar. Uma vez que Ele estava pagando por algo que não devia, poderia usar o seu pagamento para comprar o que bem quisesse. Ele escolheu a nós, pagou pelas nossas dívidas, foi preso para que fôssemos livres, feriu-se para que fôssemos sarados, foi humilhado para que fôssemos recebidos em honra. Tudo simplesmente porque nos amou, inexplicavelmente nos amou, hoje somos livres porque Ele pagou pelos nossos pecados somos herdades sua, comprados, lavados e remidos no seu sangue (I Coríntios 6.20 e  7.23).

 

 

 

ENQUANTO O SEU CORPO ESTAVA NO SEPULCRO

 

 

 

De acordo com a palavra de Deus, enquanto o corpo de Jesus estava no sepulcro, Ele desceu ao Seol, posso garantir que não estava acontecendo nenhuma festa por lá como muito se prega em nossos dias, Satanás sabia que tinha sido derrotado e por isso não tinha nenhum motivo para comemorar, para nós humanos, o corpo de Jesus estava sepultado, mas para Satanás que é espírito, Jesus estava bem vivo e entrando no seu império sem se quer pedir pelo direito de entrada.

 

Naturalmente, todo homem que morria descia ao Seol, fosse ele para o lugar de tormento ou para o Paraíso, deveria passar por aqueles portões e entrar para o lugar de onde nunca ninguém tinha conseguido sair. Era a glória de Satanás, saber que não havia a possibilidade de ninguém sair dali de dentro, seriam prisioneiros eternos (assim pensava ele). Mas, acabava de entrar no Seol alguém que o inimigo não podia impedir de sair, Ele era perfeito, sem mácula e sem pecado e, portanto, era livre, não podia ser aprisionado, muito menos estar no Seol.  O que teria ido Ele foi fazer lá então? Se era o único que, depois de morto não tinha que ir ao seol, porque não foi direto para os céus? Porque preferiu ir para o Seol quando não precisava estar lá? É aqui que fica ainda mais gostoso de estudar.

 

Jesus não queria salvar apenas aqueles que nascessem dali para frente, O Senhor lembrou-se de todos os salvos do Antigo Testamento que morreram crendo, não no Cristo que já tinha nascido, mas no Cristo que haveria de nascer, eles criam no Messias assim como nós, apenas com a visão voltada para tempos diferentes, mas criam  e salvaram pelo mesmo Jesus que nós( Atos 2. 25 ao 27).  Jesus não se esqueceu deles, de acordo com I Pedro 3. 19 e 20, Jesus desceu e pregou aos espíritos em prisões que haviam sido desobedientes a Deus (em especial os dos dias de Noé). É importante entendermos que quando a Bíblia fala que Jesus pregou a estes espíritos, a Bíblia não está falando que ele pregou para salvação. Não existe a possibilidade de conversão ou arrependimento para a salvação após a morte, do contrário a Bíblia estaria se contradizendo em relação às referências de Hebreus 9.27, Eclesiastes 3.22 e II Coríntios 5.10,  e se tem uma algo que devemos sempre termos em mente é que a Bíblia não se contradiz.

 

Jesus traz uma mensagem de auto-apresentação, é como se ouvíssemos o Senhor perguntando aos aprisionados: “Porque vocês não creram que eu viria?”, “porque não escolheram seguir os mandamentos do meu Pai?”, “Porque não deram ouvidos aos profetas?”. Para os demônios que estavam presos no Tártaro (Judas 1.6 e II Pedro 2.4 ) eu imagino Jesus dizendo: “Eu venci, vocês escolheram seguir a Lúcifer e agora estão presos, condenados, mas, Eu venci!”. A bíblia não revela o conteúdo dessa mensagem, mas imagino quão envergonhados  ficaram os anjos caídos, desesperados por terem tomado uma decisão errada no passado e agora não podiam reverter aquela situação.

 

Mas Cristo não ficaria ali, o que tinha acontecido até aquele momento ainda não era a sua missão naquele lugar, a ida de Jesus ao Seol e ao Tártaro tinha dois propósitos principais, o primeiro aconteceu enquanto ele ainda estava ali, já o segundo aconteceu na sua saída daquele sujo lugar, vejamos este assunto em detalhes:

 

 

 

TIRANDO OS SALVOS DO SEOL

 

 

 

         1° - O poder da morte e do Seol esteve nas mãos de Satanás até aquele dia, Jesus estava disposto a destruir qualquer tipo de privilégio que Satanás pudesse ter, e foi por isso que o nosso Mestre tomou este poder das mãos de Satanás, tirou do inimigo o poder de controlar o Seol, daquele dia em diante ninguém desceria ao Seol tendo este obedecido os mandamentos do senhor em  vida. Jesus falou sobre isso para João em Apocalipse 1. 18.

 

          2° - Depois de tomar esse direito de Satanás, Jesus estava pronto para ser o primeiro a conseguir sair daquele lugar, seria a prova que Satanás não estava mais no controle daquele ambiente, alguém sairia daquele lugar pela primeira vez e Jesus não estava disposto a desfrutar disto sozinho, se sua vitória representava a vitória de seu povo, os fiéis da Antiga Aliança também teriam direito a esta vitória.

 

Quem narrou a saída de Jesus deste lugar foi Paulo, veja exatamente o que aconteceu no ato da saída de Jesus: “ Por isso diz: subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens. Ora, isto  Ele subiu  que é, senão que também antes tinha descido às partes mais baixas da terra? Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas.” (a.r.c. Efésios 4. 8,9 e 10)

 

Observe o início do versículo 8 que diz que Ele levou cativo o cativeiro. Ao sair daquele lugar, Jesus retira não só os santos que ali estavam. Ele arranca daquele lugar também o paraíso onde os santos repousavam (ou Seio e Abrão), é como o ato de alguém que pela manhã leva para fora de casa o pássaro dentro de sua gaiola (cativo – pássaro, e cativeiro – gaiola). Jesus usou este mesmo método, ele tira os salvos junto com o Seio de Abrão.

 

Acontecimentos como o da parábola do rico e lázaro onde o atormentado via os salvos jamais se repetiria novamente, Jesus retirou os salvos de lá e tirou o Paraíso junto, subiu ao mais alto céu e colocou o paraíso debaixo do Altar de Deus. ( Apocalipse 6.9, Romanos 14.9 ).

         

 

 

OS QUE MORREM SEM CRISTO

 

 

 

 É importante mencionarmos, que em momento algum a Bíblia fala sobre nenhuma alteração no estado daqueles que morreram e os que ainda morrem sem Jesus. Com base nas Sagradas Escrituras, aqueles que morrem sem Jesus ainda descem ao Seol e ficarão ali até que venha o grande dia do Juízo Final. Nenhuma obra pode ser mudada depois de morta a carne, portanto resta pouca ou nenhuma esperança para as almas que hoje desce ao Seol, mas o critério de julgamento pertence a Deus e caberá a ele julgar as obras de cada um que se apresentar perante Ele naquele grande dia. Enquanto este dia não chega, as almas continuarão a aguardar em um lugar de tormento e desespero ( Lucas 16. 23,24 e 25 ), com uma expectativa horrível de juízo, conforme Hebreus 10. 26 e 27.

 

 

 

JESUS RESSUSCITOU

 

 

 

Depois destas coisas, Jesus ressuscitou ao terceiro dia em Jerusalém, passou mais quarenta dias com os discípulos e foi visto por cerca de quinhentos irmãos (1° coríntios 15.6 ), voltou para os céus deixando claro que agora Ele tinha todo o poder tanto nos céus, como na terra ( Mateus 28.18), Ele prometeu voltar, disse que vai nos buscar para levar-nos para morar nos céus, prometeu ainda que, quando Ele voltar para nos buscar trará consigo todos aqueles que já partiram para os céus e estão descansando no paraíso de Deus, Jesus está voltando, prepara-te para subires com Ele, e se por acaso você partir antes do arrebatamento da igreja, que você  tenha obras dignas de arrependimento para ir para o paraíso de Deus ao invés do horrível Seol.

 

 

 

NÃO FAÇA A ESCOLHA ERRADA

 

 

 

De acordo com a Bíblia, depois do juízo final o Seol junto com os seus moradores serão lançados dentro do Geena (lago de fogo), portanto, não faça a escolha errada enquanto ainda podes escolher.

 

É muito melhor sofrer percas aqui na terra do que sofrer terríveis consequências na eternidade. Observe o que diz Marcos 9: (a.r.)

 

 “43  e, se a tua mão te escandalizar, corta-a; melhor é para ti entrares na vida aleijado do que, tendo duas mãos, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga,

44  onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga.

45  e, se o teu pé te escandalizar, corta-o; melhor é para ti entrares coxo na vida do que, tendo dois pés, seres lançado no inferno, no fogo que nunca se apaga,

46  onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga.

47  e, se o teu olho te escandalizar, lança-o fora; melhor é para ti entrares no reino de deus com um só olho do que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo do inferno,

48  onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga.

49  porque cada um será salgado com fogo, e cada sacrifício será salgado com sal.”

 

Não precisamos chegar ao extremo do texto e começarmos a nos esquartejarmos a nós mesmos, mas a cada dia procuremos se achegarmos mais a Deus e purificarmo-nos de todos os nossos pecados.

 

Se você ainda tem dúvidas se compensa ou não servir a Jesus, eu encerro este estudo com duas passagens para a sua meditação mostrando como será o final de cada caminho que você hoje tem a opção de escolher:

 

 

 

1º- A ESCOLHA SÁBIA

 

 

 

Apocalipse 7

13  E um dos anciãos me falou, dizendo: estes que estão vestidos de vestes brancas, quem são, e de onde vieram?

14  E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do cordeiro.

15  Por isso estão diante do trono de Deus, e o servem de dia e de noite no seu templo; e aquele que está assentado sobre o trono os cobrirá com a sua sombra.

16  nunca mais terão fome, nunca mais terão sede; nem sol nem calma alguma cairá sobre eles.

17  porque o cordeiro que está no meio do trono os apascentará, e lhes servirá de guia para as fontes das águas da vida; e Deus limpará de seus olhos toda a lágrima.

 

 

 

2º - A ESCOLHA ERRADA

 

 

 Apocalipse 20

11  e vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles.                                                                                                                            

12  e vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.

13  e deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras.

14  e a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte.

15  e aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.

 

 

FIQUE COM DEUS E FAÇA A ESCOLHA SÁBIA.

 

 

 

Geisiel Santos

www.geisielsantos.com

 

 

 

 

 

 

—————

Voltar